publicidade

O que é ser são paulino?

Essa pergunta na cabeça de alguns é recebida como estúpida e simples de responder. No entanto, há vários fatores que determinam a idolatria da nossa torcida pelo manto sagrado tricolor.
Há os que digam "sou são paulino porque minha família também é" ou então "sou são paulino porque nasci em São Paulo". Essas frases demonstram total desrespeito com o maior time do mundo.
Ser são paulino vai além dessas questões de origem e influência, muito além. A verdade é que quando tivemos nosso primeiro contato com este time, quando ainda éramos crianças, algo nos encantou a ponto de nos fazer falar "SOU UM SÃO PAULINO". Esse algo, na verdade, deveria ser conjugado no plural, já que são muitas coisas que nos encantaram e continuam encantando (apesar de um difícil momento de jejum de títulos).
As cores, o uniforme, o emblema, o estádio, a torcida, os ídolos, os títulos, os tabus, a história e outros fatores nos apaixonaram e nos fazem gritar por este time até mesmo quando estamos roucos, nos fazem sorrir quando estamos tristes, nos dão uma razão para viver.
Com outros times a história se repete, mas tem uma diferença que vou explicitar agora: o torcedor fica encantado, mas chega um momento que esse encanto se esvai se não há algo que o perpetue. No nosso caso, há inúmeras coisas que perpetuam esse laço com o soberano. Dentre elas, destaca-se o maior técnico de futebol do mundo, tanto em campo como fora dele: o mestre Telê Santana. Há também ídolos uruguaios: Pablo Forlán, Daryo Pereira, Pedro Rocha e o mais recente, Diego Lugano. Vem outra: o inventor da bicicleta, Leônidas da Silva. Os títulos da libertadores e os mundiais interclubes conquistados contra equipes grandiosas, de mesmo porte da nossa equipe. Três títulos do campeonato brasileiro seguidos, com um técnico vitorioso principalmente por aqui, mas também por outros lugares onde trabalha: Muricy Ramalho. O que dizer então do nosso super goleiro Rogério 100 Ceni, que conquista cada vez mais recordes pelo time que ele escolheu defender não só como jogador, mas como torcedor e ídolo. A expressão do nosso goleiro nas derrotas, nos gols sofridos, nas vitórias, nos títulos e gols feitos são as mesmas de nós torcedores são paulinos. Raí fez uma história excepcional e inesquecível vestindo esse manto de três exuberantes cores. Não vou expandir muito mais os ídolos, até porque deixaria o texto enorme.
Hoje surgem novos talentos como lucas, casemiro, wellington, henrique miranda, luiz eduardo, henrique, ademilson e outros, como sempre surgiu anteriormente. Desses anteriores, os recentes são Luís Fabiano, Kaká, Julio baptista, Hernanes, Jean, Alex Silva (apesar do que ocorreu, sou grato pelo tempo que honrou essa camisa), Breno,Denílson (retornou agora) e outros.
Além de tudo isso, o que mais motiva é ter um goleiro que vestiu incessantemente esse uniforme, que se declarou inúmeras vezes pelo time, que nos deu títulos, gols e O GOL (nem preciso falar em cima de quem né??). Esse goleiro é o símbolo perpetuado de um torcedor tricolor, assim como Marcos é para os palmeirenses. São jogadores admiráveis pela história que fizeram.
É por esses e outros motivos que tenho orgulho de dizer que o sangue que percorre em minhas veias é são paulino e que eu torço para este time, que deixou o craque Gerrard com a expressão mais desgostosa da história do futebol mundial depois de serem derrotados.
Na felicidade e na tristeza, SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE.


Avalie: 8 8

Comentários (6)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias