Cotia:aliciamento ou objeto de desejo?

Cotia:aliciamento ou objeto de desejo?

evandrofuscao

Nação do Maior do Mundo;

A bola da vez de uma semana sem jogos na Libertadores ou no Paulista é a notícia que dá conta de um “pool” de clubes que acusa o São Paulo de prática de aliciamento de jogadores de base. Flamengo, Corinthians, Santos, Palmeiras, Atlético-MG, Ponte Preta, Coritiba, Goiás e Cruzeiro se negarão a participar de competições de base em que o Tricolor estiver inscrito.

Sou são-paulino, frequento o Morumbi e conheço bem o clube, mas não tenho informações detalhadas sobre o processo de trabalho no CFA de Cotia. Aliás meu único contato com o centro de formação de atletas do São Paulo foi a presença em um churrasco promovido pelo clube por lá em 2008. Por falta de informação sobre o trabalho de base não tenho como falar do assunto de maneira conclusiva. Porém, para não ficar de fora da discussão, selecionei alguns fatos para tentar entender o que pode fazer muitos garotos optarem por se formarem pelo São Paulo e não por um outros clubes. Vamos utilizar o bom senso.

O São Paulo alicia atletas de base ou esses atletas e seus empresários é que desejam trabalhar no clube?

Um fato é que o Tricolor atualmente possui a maior estrutura de base da América Latina, disparado na frente do segundo colocado no continente. O CFA de Cotia atualmente serve como referência para clubes e empresários assim como o Reffis foi modelo de excelência anos atrás, quando ninguém pensava que recuperar jogador poderia ser uma forma de cativá-lo para jogar no clube. Sem menosprezar os demais centros, mas o CFA de Cotia é um enorme atrativo para quem inicia sua trajetória no mundo da bola. Possui escola, refeitório adequado, aposentos e campos inimagináveis, além de um Reffis próprio. O CFA hoje em dia é “objeto de desejo” tanto para jogadores como para empresários. É a evolução da várzea, seja isso bom ou ruim.

Em Cotia há também um grande cuidado com a formação do cidadão. Pouquíssimos jogadores sobem da base para o profissional. O que fazer com o restante? Dispensar? Despejar nas ruas? O São Paulo investiu na educação para todos durante a estadia no CFA. O atleta que passa por Cotia é preparado para enfrentar o mundo que talvez não seja só o da bola. Isso atrai interessados, principalmente os pais do atleta, preocupados com outras coisas além do dinheiro, fama e carros brancos.

Outro fato relevante é que nos dias de hoje qualquer garoto brasileiro de classe baixa tem o desejo de jogar fora do país. Dinheiro, segurança própria e para a família, oportunidade de conhecer uma língua nova ou conviver com jogadores “top de linha”… tem de tudo um pouco. Os brasileirinhos já almejam jogar lá fora, é inevitável e são raras as exceções. Aí você olha para a Europa e vê um Lucas no Paris Saint Germain, um Casemiro no Real Madrid, um Bruno Uvini no Napoli, um Oscar num Chelsea, um Hernanes na Lazio (só exemplos recentes), todos saídos de Cotia e pensa… “Iniciar a carreira no São Paulo é sinônimo de uma boa transferência” – Existe argumento melhor que esse para desejar o CFA? O garoto já está “aliciado”.

Hoje em dia clubes de fora como o Real Madrid e o Milan vem ao Brasil promover “Summer Camps” que, além de fixar a marca do clube entre as crianças, procuram jóias raras entre as centenas de garotos que por ele passam. O futebol brasileiro não deveria impedir este tipo de procedimento e proteger os clubes de seu país? Penso que não. O mercado do futebol modificou e, tal qual as grande empresas, os executivos procuram sempre as melhores condições de trabalho.

Enfim, o caso é muito mais complexo do que se imagina. Mais uma vez informo que não conheço a fundo o funcionamento do processo de trabalho do Tricolor nas categorias de base, mas penso que da mesma forma que um jovem é atraído para jogar em um clube grande ao invés de um clube pequeno, ele (e seu empresário) hoje em dia também tem lívre arbítrio para optar pelo melhor clube para seus objetivos. E muitos dos jogadores que chegam ao São Paulo são atraídos pela infra-estrutura e, claro, pelos pagamentos em dia. Os clubes formadores podem questionar a ética na captação do Tricolor (afinal não há “santos” em nenhum clube), mas também precisam reconhecer a excelência do trabalho em Cotia para também oferecerem atrativos para as futuras gerações de jogadores que nascem aos montes no que dizem ser o “país do futebol”.

Saudações Tricolores!

Avalie esta notícia: 6 4
VEJA TAMBÉM
- São Paulo fecha com Lucas Ramon e tenta liberação imediata junto ao Mirassol
- Rebaixado com o Fortaleza, Breno Lopes vira alvo do São Paulo para 2026
- Boca Juniors mira Calleri e São Paulo avalia possível reestruturação
- Troca confirmada! São Paulo confirma troca de jogador por craques com o River
- Antony voltando? Atacante declara seu amor ao São Paulo e reafirma volta no futuro




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net