publicidade

Em 1992, São Paulo sofreu com a altitude diante do Bolívar; Rogério vê peso 'psicológico'

Gazeta Press

O São Paulo enfrenta nesta quarta-feira o Bolívar. E num ano histórico, o de 1992, o time comandado por Telê Santana fez dois jogos seguidos na Bolívia na primeira fase daquela Libertadores: venceu por 3 a 0 o San Jose, adversário do Corinthians nesta edição, em Oruro, e três dias depois empatou com o Bolívar, rival de amanhã, em La Paz.

NO EMBARQUE, ROGÉRIO CENI FALOU SOBRE ATUAR NA ALTITUDE

No primeiro jogo, em 17 de março daquele ano que renderia o primeiro título da Libertadores ao clube paulista, o São Paulo foi bem e fez 3 a 0 no San Jose com três gols de Palhinha na altitude de 3.707m.

"O esquema traçado de chegar poucas horas antes do jogo deu certo e os jogadores não sentiram complicações respiratórias, à exceção de Macedo e Ronaldo no final do segundo tempo. Macedo foi substituído por Adilson e Ronaldo apenas tomou oxigênio fora do campo e voltou", escreveu a edição do dia seguinte da Folha de S. Paulo.

Depois, no dia 20, o São Paulo sofreu. Empatou por 1 a 1 com o Bolívar graças a um gol de Raí, cobrando falta, já aos 38 minutos do segundo tempo. "Foi um prêmio para os são-paulinos, que praticamente não conseguiram correr por causa da atitude boliviana", colocou a Folha, lembrando que La Paz, palco do jogo, fica 107m abaixo de Oruro.

Em campo, os bolivianos chegaram ao gol de Zetti com perigo por duas vezes logo no início do jogo. Aos 16, saiu o gol que dava a vitória até o fim da partida.

Agora, a situação é bem mais confortável. Isso porque o São Paulo venceu por 5 a 0 o jogo de ida da primeira fase da Libertadores no Morumbi - maior resultado num jogo de mata-mata na competição - e pode até perder por quatro gols para avançar à fase de grupos.

Na Bolívia pela Libertadores, o São Paulo já empatou com o The Strongest por 3 a 3 em 2005, venceu o Jorge Wilstermann por 1 a 0 em 1974 e também empatou com o Deportivo Municipal por 1 a 1 no mesmo ano.

VEJA TAMBÉM
- Muricy expõe motivos do insucesso de James no São Paulo
- VAI PERMANECER? Titular do São Paulo fala sobre propostas para saída do tricolor
- NÃO JOGA MAIS?? Zubeldía explica ausência de James Rodríguez em sua escalação


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 11 9

Comentários (10)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.