publicidade

São Paulo costuma ter sucesso com atletas veteranos

Historicamente o São Paulo é um dos times que mais investem em contratação de jogadores com bagagem.

Papel que repete agora com a chegada do zagueiro Lúcio, 34, apresentado na manhã de terça-feira, no Morumbi.

Os casos mais conhecidos são de Zizinho, Toninho Cerezo e Falcão, que chegaram ao clube tricolor em décadas diferentes e com mais de 30 anos cada um.

Os dois primeiros cumpriram o papel de liderar o time e foram campeões. Já o último até foi campeão, mas ficou boa parte dos jogos no banco de reservas.

"Esse recurso sempre fez parte da história do time. Mesclar atletas com bagagem com jovens revelados no clube. Em geral, o time tem sucesso e é campeão, mas há casos que não deram tão certo", afirma Michael Serra, 28, historiador do São Paulo.

Um dos primeiros jogadores contratados com esse objetivo foi o atacante Leônidas, uma estrela nos anos 1930 e 1940 (tendo estrelado filmes e peças publicitárias). Ele chegou em um momento que o clube não gozava da mesma força de Corinthians e Palmeiras.

Em oito anos no clube tricolor, ele ajudou a equipe a conquistar cinco títulos do Campeonato Paulista e se firmar como uma das forças do Estado.

"Esse formato [de buscar jogadores experientes] tem relação com a própria história do São Paulo. Leônidas foi utilizado dessa forma, mas eu diria que o Sastre teve mais esse papel. Ele foi trazido em 1943 e já tinha muita bagagem no futebol, inclusive pela seleção argentina. Era a peça que faltava para aquele supertime", acrescenta Michael.

A história do clube não é forjada apenas de casos de sucesso com veteranos. Além de Falcão, outros veteranos também sofreram.

Um jogador viveu isso recentemente. Foi o atacante Rivaldo, que chegou com 38 anos em 2011 e se despediu sem taça e sem vaga na Taça Libertadores. Deixou o clube e foi para o futebol da Angola, onde ficou até metade do segundo semestre deste ano.

O ex-jogador Fernandão também não conseguiu ter sucesso no São Paulo. Ele foi contratado em maio de 2010, quando somava 32 anos. Saiu exatamente um ano depois sem ter nenhuma conquista e com apenas oito gols em 39 jogos.

VEJA TAMBÉM
- APOIO DO PROFESSOR! Zubeldía mostra confiança em atacante em fase difícil
- OPORTUNIDADE DE VENDA! São Paulo vê Copa América como vitrine para vender jogador!
- EM GRANDE FASE! Rafael comemora convocação para jogar a Copa América aos 34 anos!


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 5

Comentários (1)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.