publicidade

Como falta de comprometimento minou Pato no São Paulo

Atacante rescindiu contrato com o Tricolor após um ano e cinco meses de altos e baixos

No dia 27 de março de 2019, o São Paulo acertava a contratação de Alexandre Pato e vencia a concorrência dos rivais Palmeiras e Santos, também interessados no jogador à epóca.



A comemoração e a esperança daquele dia foram substituídas por frustração e desapontamento pouco mais de um ano depois do anúncio oficial. Na última quarta-feira, Pato rescindiu com o São Paulo e colocou fim a sua segunda passagem pelo clube.

E o término dessa história pouca gente poderia imaginar se levasse em consideração a forma com que Alexandre Pato retornou ao clube. Depois de sua primeira passagem, em 2014 e 2015, a torcida são-paulina criou uma identidade com Pato e o abraçou. Naquela ocasião ele fez 38 gols em 98 jogos.

O investimento feito pelo São Paulo no jogador, inclusive, era a prova de como havia uma aposta grande no futebol do atacante. Pelo contrato até o fim de 2022, o São Paulo iria desembolsar cerca de R$ 38 milhões. A expectativa com a rescisão é deixar de gastar pelo menos R$ 35 milhões com Pato.

A forma com que Pato se apresentou também encheu o torcedor e a própria diretoria de esperança. A narrativa na ocasião era de que o atacante estava mais maduro, aos 29 anos, querendo mostrar seu valor após frustrações na Europa.

– A minha escolha pelo São Paulo foi por amor. Me receberam de abraços abertos, me abraçaram tão forte que falei que esse abraço me marcou. Minha escolha foi pelo legado que tive, pelo carinho dos torcedores, é um amor que não tenho como explicar. Estou muito feliz pela minha escolha, foi a mais certa que fiz na minha vida. Vou fazer de tudo para que possa devolver aos torcedores na rua, na internet – disse Pato na sua apresentação.

Só que depois de um ano e cinco meses, Pato devolveu muito mais na internet, com postagens e interações com os torcedores, do que dentro de campo.

Em abril de 2019, o atacante fez sua estreia contra o Botafogo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, sob o comando de Cuca. Logo no jogo seguinte, contra o Goiás, marcou seu primeiro gol no retorno e aumentou ainda mais a expectativa sobre ele.

As atuações seguintes, no entanto, não empolgaram, e Pato viveu altos e baixos devido a diversas mudanças de posições promovidas por Cuca e a sua própria instabilidade. E 14 jogos e cinco gols depois, as lesões viraram outro adversário na vida do jogador.


Abraçado por Diniz
Nesse meio tempo das lesões, Pato viu Cuca ser demitido e Fernando Diniz contratado, em setembro do ano passado. E o novo treinador se mostrou disposto a ajudar na recuperação do atleta. Em diversas ocasiões, Diniz disse que Alexandre Pato era "jogador de Copa do Mundo".

– Vou falar o que falei para os jogadores: o Pato era para ter disputado duas Copas e estar indo para a terceira pelo imenso talento que tem – afirmou Diniz, dias depois de ser contratado.

No entanto, o treinador viveu a mesma dificuldade que outros técnicos passaram com o jogador: encontrar uma maneira de ele ficar mais ligado e comprometido.

Em 2019, Diniz utilizou Pato em sete ocasiões e não tirou ele do banco de reservas em outras sete oportunidades. Naquele ano, o jogador não fez nenhum gol com Diniz e terminou a temporada com 22 jogos disputados e cinco gols marcados.

"Fazer de 2020 o melhor da carreira"
Na pré-temporada, Alexandre Pato foi contundente. Ele tinha o desejo de fazer de 2020 o melhor ano de sua carreira. Em uma postagem nas redes sociais ele disse:

– 2020 com certeza será um ano de muito trabalho e dedicação. Vamos em busca dos objetivos e metas traçadas! Quero fazer dele um dos melhores anos da minha carreira! “Não coloque limite em seus sonhos, coloque fé!” – postou.


E realmente o ano apontava para algo diferente assim que a temporada começou. Após iniciar os dois primeiros jogos do Paulistão no banco de reservas, Pato se tornou titular e virou uma das peças-chave do ataque de Fernando Diniz.

Inicialmente atuando pela ponta direita, ele passou a ser o centroavante da equipe e se tornou um dos artilheiros da equipe ao marcar quatro gols seguidos (três pelo Paulistão e um pela Libertadores). Até a parada por conta da pandemia do novo coronavírus, Pato tinha 11 jogos e quatro gols marcados.

A fase era tão em paz com a torcida, que dias antes de voltar a disputar uma partida pelo São Paulo após as paralisações dos torneios, o jogador brincou com o fato de os torcedores terem criado uma superstição de que se ele ficasse careca os gols voltariam a aparecer.

Mas nem o "Pato careca" foi capaz de apagar as más atuações do jogador nos dois jogos disputados no pós-pausa. As derrotas para o Bragantino e para o Mirassol tiveram uma participação apagada do atacante.

Mais do que isso: a comissão técnica e a diretoria são-paulina viram em Pato certa indiferença com a eliminação vexatória nas quartas de final do Paulistão. Diniz ficou desapontado com o jogador.


O episódio foi o estopim para um racha entre Pato, Fernando Diniz e diretoria. Nos dois jogos seguintes do Brasileirão, o atleta não saiu do banco de reservas e viu jogadores como Paulinho Boia, Carneiro e Helinho entrarem na sua frente.



A insatisfação de Pato, aliada com a decepção do clube, estourou em uma separação definitiva. Pato não rendeu o que se esperava pelo alto salário recebido e se viu desprestigiado no clube que disse que tanto ama.

Ele se despede após 35 jogos e nove gols marcados, uma média de 0,25 gol por jogo.

São Paulo FC, Tricolor, SPFC, Pato

VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence o Fluminense em jogo marcado por gol contra e polêmica
- Desfalque importante! São Paulo perde zagueiro convocado para a Copa América
- GRANDE REFORÇO! Zubeldía ganha reforço inesperado para os próximos jogos


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 2

Comentários (37)
20/08/2020 16:05:48 Reginaldo Sechinatto

Daniel fehr economizou mesmo ou apenos mudou o gasto pra outro

20/08/2020 15:03:01 Carlos Joao Cruz Joao Cruz

Essa narrativa ja vem viciada em falar que o alexandre pato nao e comprometido. O cara vinha bem fez duas partidas ruins pelo paulista e nao serve mais . onde todos jogaram mal. E o pato ea bola da vez uma pena um cara que demontrou carinho pelo nosso clube sair assim dessa forma do clube. Desejo boa sorte ao pato se for para o inter vai la e mostra seu valor..

20/08/2020 14:18:23 Marcelo Martins

Se eu fosse o Pato processava o clube por estar espalhando está falsa narrativa de falta de comprometimento!

20/08/2020 13:58:58 Samuel Vilar

#fechadocomotricolor #forcadiniz #foraleco

20/08/2020 13:22:21 Lucas Kisil

Pode ir nao joga futebol desde que saiu do internacional foi para Itália voltou ao Corinthians nao jogou nada nao jogou na primeira passagem do sao paulo veio agora ganha 1 milhões nao está jogando a muito tempo vai pode ir nao vai fazer falta nenhuma

20/08/2020 13:16:50 Carlos Aparecido

Diretoria de merda esta acabando com nosso tricolor. Quem sera vai ser os próximos. Daniel alves Pablo. Infelizmente si continua assim esse ano nois vai pra série b

20/08/2020 12:05:21 Antônio Lima

É MUITO FÁCIL SER TREINADOR DE TIME PRONTO. TODOS OS JOGADORES ESCALADOS POR ESSA MERDA DE TREINADOR NÃO RENDERAM. NÃO ADIANTA! CONTRATA O CARA QUE ESTIVER VOANDO EM OUTRO TIME E VÊ O RESULTADO. O CARA NÃO SABE TREINAR NEM ESCALAR.

20/08/2020 12:02:24 Paulo Henrique

Sabe o que raiva e que rai e Lugano estão acabando com o SPFC eu vinha dizendo aki nesse canal que o SPFC nao era dono do pato ele estava la por que queria estar olha so trocar o Everton por luciano dispensa o pato sem contar que dispensou o garoto morato Marcos Guilherme estou com vergonha do SPFC esta fazendo tudo para cair para segunda divisão e sabe o pior de tudo e termos que ver natel e cazares como candidato a presidente do SPFC to com muita raiva

20/08/2020 11:04:50 Marcelo Martins

O Raí é um fracasso como dirigente, este tal de Pássaro é juvenil, e podem investigar, pois até o leco dizem que não ê São Paulino. Aliás o senhor leco esta aonde? Não dá as caras para falar nada, não assume este desastre de gestão, acho que os patrocinadores do clube como a Adidas deveriam se manifestar com está incompetência geral. Como podem investir em um clube fracassado, sem transparência, e absolutamente administrado como uma quitanda? Um entra e saí de jogadores escolhidos por presidente e diretoria, sem um investimento em um treinador de Primeiro nível, contratam um lateral direito por um dos maiores salários do PAÍS, e não avisam a torcida que ele queria ser meio campistas com a 10, sentando na janelinha, escolhendo um ventriloco como treinador! Estamos no caminho certo para a segunda divisão!

20/08/2020 11:02:56 Antonioalves Alves

tá bom pra vcs seus modinhas vcs viram a honestidade do pato agora vcs seus otarios foi na onda desse treinador de meia tigela e metero o pau no pato né tão contente agora seus modinhas o problema não era o Pato mas sim o amador desse merda do Raí e esse projeto de treinador vcs vão ver o Pato no internacional vcs vão chorar porque lá tem treinador eo Pato bem treinado é mostro quando o internacional jogar com esses bando safados ele vai soltar a sua magoa tudo em cima dele eu sempre disse respeitem o pato ele é mostro

20/08/2020 10:55:56 Marcelo Martins

Isto é uma mentira, estão querendo um bode expiatório. Nãoé verdade que o Pato não estava comprometido, este treinador é um fracassado, por onde passa não termina um contrato. O culpado pelo time não estar jogando nada é a diretoria que entrega o time em mãos de treinadores novatos e sem currículos, foi assim com Jardine, Mancine, e agora com este fiasco de Fernando Diniz!

20/08/2020 10:55:27 Ygor Antony

Os cara entra tudo iludido fala que ama o clube pare gente se loco ai o cara entra para outro time e arrebenta igual rodrigo caio no flamengo ganho tudo ate mae e o pai

20/08/2020 10:45:50 Valdemar Goncalves

Agora tem que ver se o diniz se recupera também porque os 2 não fizeram nada até agora

20/08/2020 10:36:03 Petobonit zica

Rapaziada na boa o Pato hernanes pode ganha o que for eo treinador tem que dá oportunidade na posição da característica do jogador não fica inventando tem alguma coisa errada lá Diniz já mostro ser pal mandado ea diretoria e um lixo não cobra ninguém

ouro
20/08/2020 09:21:31 Tricolaço7

SP tem que ter os pés nos chão e rescindir com o Hernanes tbm.

O cara não joga e ganha tanto quanto o Pato. Se ele é bom só fora de campo que tenha um cargo como o Lugano.

20/08/2020 10:21:19 Sidomar Soares Mar

Pato queria mesmo saber era de like no tik tok e demais rede sociais, Pato não deu certo em time nenhum, teve alguns bons momentos nada mais que isso!

20/08/2020 10:20:03 Luciano Pereira

Melhor atacante que tinhamos...Fato!!! Agora tem q aguentar pablo.. Mas um ano perdido e sendo zuado. TNC Leco FDP

20/08/2020 10:15:22 Fabio Lemos

Time nao ta pagando ngm e ta dando um jeito de todos estrelas sairem quebraram o time exemplar

20/08/2020 10:12:10 Daniel Fehr

O maior exemplo recente negativo por falta dessa remuneração foi o Jucilei. Enquanto estava emprestado foi otimo jogador, bastou comprar e fazer contrato longo não quis mais nada. Vitor Bueno vai pelo mesmo caminho.

20/08/2020 10:10:51 Samuel Vilar

Ele estava comprometido com seu corte de cabelo, dancinhas afeminadas e com a Jequiti. Foi tarde.

20/08/2020 10:10:33 Daniel Fehr

Entrar no jogo também contaria e poderia colocar itens de avaliacao conforme a posição.

20/08/2020 10:09:37 Daniel Fehr

A remuneração dos jogadores deveria ter um % elevado por performance, ganhando por jogo como titular, com plus para vitórias.

20/08/2020 10:03:53 Fabio Lemos

Nao é o time que ta mandando mgm queria que saissem com certeza o time tao ta pagando nada e mts sabem que se continuassem vai quebrar o time todo

20/08/2020 10:03:17 Daniel Fehr

Se economizou R$ 35 milhões eu apoio a rescisão.

20/08/2020 09:44:24 Joseff Souza

Tem mandar tnm ,hernanes,juan fram e Dani alves ,até este frangueiro do volpi é uma mentira !

ouro
20/08/2020 08:39:06 Sid_Soberano

Muitos se esquecem que,depois do casamento oficial do pato com a filha do Silvio Santos,ele resolveu parar de jogar....

Nesta segunda passagem dele no Tricolor,não valeu nem metade do que foi investido nele...

20/08/2020 09:37:19 Joseff Souza

Qurm queimou o jogador foi o fdp do tecnico este lixo de imitacao de tecnico

20/08/2020 09:36:40 Andre Dimauro Dimauro

O time já está na zona do rebaixamento , essa diretoria vai esperar o que mais pra mandar esse professor pardal embora. Se liga diretoria.

20/08/2020 09:27:28 Marco Antonio Seabra Júnior

Se nós torcedores não reagirmos agora em pró do São Paulo FC, futuramente podemos está com os mesmos sentimentos dos cruzeirenses.

20/08/2020 09:26:41 Homero Lopes Vaz

A única coisa evidente é a própria incompetência e incapacidade de Diniz.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.