O descobridor da América
por Leo Lepri
Analisar a foto da seleção brasileira vice-campeão mundial sub-20 em 2009 é um bom exercício de memória. Faça o teste, amigo. Digite aí no Google e tente adivinhar o nome de todos os jogadores que aparecem. Na imagem, registrada no dia da final contra Gana, alguns rostos serão facilmente reconhecidos em uma rápida e primeira examinada. O PH Ganso, de tão magrinho, chega a dar dó. Giuliano com faixa de capitão e tudo. Douglas, o lateral. Rafael Tolói, zagueiro ainda com cara de menino que não assusta ninguém. Souza, Alan Kardec e aquele camisa 6 que faz o torcedor franzir a testa ao mergulhar no mais profundo das lembranças.
Em 2009 o mundo estava assustado com um surto de gripe suína. Um avião que saiu do Rio de Janeiro com destino a Paris caiu no Oceano Atlântico causando a morte de 228 pessoas. Michael Jackson foi encontrado sem vida em sua casa nos Estados Unidos, e Diogo Silvestre era o promissor lateral esquerdo da Seleção brasileira no mundial da categoria.
Realmente eram tempos difíceis para se viver. O garoto prodígio da base do São Paulo precisava de pista, estava pedindo passagem. Com poucas chances no time principal, decidiu entrar na Justiça para ter o passe na mão e fazer o próprio destino. Outra promessa antes dele, um meia de nome Oscar, já tinha marcado o atalho. Conseguiu a liberação para seguir a carreira no Internacional, onde era aproveitado. Só que a sorte de Diogo foi outra. A Justiça inclinou a balança a favor do Tricolor e o talento terminou encostado em Cotia.
"Não me incomoda falar do passado. Daquele episódio ficou a aprendizagem. Acho que se pudesse voltar no tempo não faria (ter entrado na Justiça). Se eu não tivesse feito tudo isso, certamente teria explodido muito antes".
É dessa forma que Diogo, aos 26 anos, olha para trás enquanto conversa com o Blog – misturando palavras em espanhol e português – no centro de treinamento de seu novo clube; o Estudiantes de La Plata. Ele será o único brasileiro a disputar essa temporada do futebol argentino (Campeonato e Copa). "Para mim também foi uma surpresa vir para cá, para a Argentina, porque não é o normal. É um desafio muito grande fazer o caminho inverso do que os jogadores estão acostumados, mas eu gosto de desafios."
De fato se trata do caminho oposto. Enquanto o futebol brasileiro se vê cada vez mais inundado de jogadores hablando castellano, o lateral esquerdo arrisca seu portuñol nas tradicionais ligas do Rio da Prata. Ele está sim no sentido contrário, mas não significa estar no sentido errado. Quando pensa nisso, Diogo prefere destacar a visibilidade e os benefícios de atuar em um clube com chances reais em competições internacionais.
"É muito importante estar aqui. Não desmerecendo nenhum clube no Brasil, mas é importante para o jogador vir para um time do tamanho do Estudiantes, que disputa mais de um torneio no ano. Aqui eu tenho a oportunidade de jogar a Copa Sul-Americana e talvez uma Libertadores. Também tem o campeonato local e a Copa Argentina. São muitos os campeonatos para eu poder demonstrar o meu futebol."
Ninguém menos do que La Brujita Verón foi buscá-lo do outro lado do charco, como é costume por aqui quando se referem ao Río de La Plata. O ex-jogador e hoje presidente do clube também está envolvido no processo de reorganização e gestão da nova AFA. Sobre o patrão, Diogo é só elogios; "Uma pessoa fantástica. O jogador que foi, o nome que tem e uma humildade impressionante. Só quem conhece sabe do que estou falando. Posso dizer que é um presidente diferente, compreende mais o jogador, sabe aquilo que a gente precisa".
Mas não pense o leitor que qualquer um está credenciado para o campeonato argentino. "Não é fama não. O futebol aqui é mais pegado sim, mais força mesmo. O futebol brasileiro é diferenciado, tem mais passes. Se hoje estou na Argentina, é porque antes tive a experiência de ter jogado no Uruguai. Se não tivesse passado por lá, acho que não teria chances por aqui. O futebol na Argentina e no Uruguai são muito parecidos, mas aqui se joga um pouco mais com a bola no pé".
Voltando um pouco mais no tempo, depois que saiu do São Paulo o lateral jogou em Portugal. Na Europa, tinha duas propostas em mãos: permanecer no Velho Mundo atuando em um clube romeno, ou voltar à América do Sul para defender um gigante do continente. Não pensou duas vezes. Diogo pegó la vuelta.
"Eu tive a felicidade de jogar no Peñarol. Não posso afirmar que o meu ciclo por lá acabou. A melhor passagem da minha carreira foi no Uruguai e acho que deixei as portas abertas. A torcida gosta de mim. Não posso dizer que são todos, mas a maioria (risos). Era para ser um contrato de apenas seis meses e acabou virando de dois anos. Eu consegui demonstrar o meu futebol, demonstrar a pessoa que eu sou. Hoje posso dizer tranquilamente que saí do Peñarol de cabeça erguida".
Assim, tranquilo e com o pensamento em algum dia voltar a jogar no Brasil, Diogo segue a carreira preenchendo o curriculum com históricos campeões da Libertadores.
.
- Derrota dura! São Paulo não joga bem e leva 3 a 0 em primeira partida pelo Paulistão
- Confira a tabela! São Paulo em sua estreia no Paulistão; Confira como o Tricolor ficou na tabela!
- Fantástico faz reportagem completa sobre escandalos no São Paulo e Clube e presidente emitem esclarecimentos
- São Paulo escalado!! Confira os titulares do Tricolor para a estreia no Paulistão
Notícias
Estreia discreta: Danielzinho não consegue mudar a maré e São Paulo amarga nova derrota em campo
São Paulo desafia expectativas e investe na renovação do time feminino até 2026
Cuiabá desafia São Paulo na Justiça e cobra R$ 1 milhão por promessa de jogador da base
São Paulo de Crespo falha tática com três zagueiros e é humilhado pelo Mirassol sob gritos de "olé"
Torcedores do São Paulo cobram atitudes de Crespo após derrota surprendente para o Mirassol
Caos político e falta de peças: São Paulo vive impasse crítico rumo a 2026
Crise nos bastidores: São Paulo admite descontentamento e desempenho abaixo do esperado no início da temporada
Crespo dispara críticas sobre crise no São Paulo e garante: "Nosso time ainda vive"
Ex-diretor do São Paulo é investigado após abrir 15 empresas suspeitas, revela fonte
Torcida do São Paulo reage à derrota para o Mirassol e aponta culpados com ironia: "Parabéns
Empresário de Lucas Moura dispara críticas: "líder limitado" em polêmica nas redes sociais
Luciano admite frustração após derrota do São Paulo e clama por apoio da torcida em 2024
Crespo cobra reforços para o São Paulo e admite dificuldade diante do Mirassol no campeonato
Palmeiras e São Paulo têm datas definidas para confronto decisivo na Copinha 2024
São Paulo decepciona e sofre revés na estreia do Paulista contra o Mirassol, 2 a 0
Mirassol e São Paulo se enfrentam em duelo decisivo pelo Paulista; veja os melhores momentos!
Luciano se antecipa a temporada difícil e clama: "Torcida, não abandone o São Paulo!
Mirassol e São Paulo se enfrentam na estreia do Paulistão 2026; saiba onde acompanhar ao vivo!
Flamengo reage após impeachment e se aproxima de acordo para saída de Marcos Antônio; futuro incerto
São Paulo sofre dura derrota de 3 a 0 para o Mirassol, com gol contra de Alan Franco no Paulistão
São Paulo enfrenta grave crise e tem seis desfalques antes de estrear contra o Mirassol no Paulistão
Luciano desabafa, pede apoio da torcida e prevê desafios ainda maiores para 2026 no São Paulo
Crespo admite que retorno de Calleri, Lucas e Wendell no São Paulo ainda demanda tempo e paciência
Mirassol despacha São Paulo em estreia do Paulistão, deixando torcedores desapontados e sem reação
Crespo reage à crise política no São Paulo e afirma: "O clube não morreu" em meio a desafios
São Paulo enfrenta ameaça no Paulistão: tabela complicada pode complicar a temporada!
Crespo afirma que o São Paulo não está abandonado e tenta blindar elenco após pressão nos bastidores
São Paulo decepciona na estreia do Paulistão, derrota para o Mirassol complica cenário político instável
Após derrota, Luciano reage e desafia: "São Paulo precisa de mudanças urgentes e éticas
Polícia apura denúncias contra ex-diretor do São Paulo por abertura de 15 empresas no cargo