publicidade

OFF: Torcedores do Chelsea desconhecem Corinthians: "o que é isso?"


Maioria dos torcedores do Chelsea em Mônaco mostrou desconhecimento sobre o Corinthians
Foto: Diego Garcia/Terra

"Não conheço, desculpe". Essa foi a frase mais utilizada pelos torcedores do Chelsea que conversaram com a reportagem do Terra nesta sexta-feira para definir o que sabem sobre o Corinthians, possível rival na decisão do Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. Presentes em Mônaco para acompanharem a final da Supercopa da Uefa contra o Atlético de Madrid, os ingleses demonstraram total desconhecimento sobre o clube brasileiro.

Caras feias, expressões de interrogação e questionamentos de "o que é isso?" foram outras das manifestações dos fãs do Chelsea, que em sua maioria esbanjaram completa indiferença pelo time brasileiro. Apenas dois, dos cerca de 20 que falaram com a reportagem, esboçaram algum - ou nenhum - conhecimento sobre o mais popular clube do Estado de São Paulo.

O primeiro a falar com o Terra foi Anthony, que estava com a camisa do Chelsea em frente a um dos portões do Estádio. "Sou torcedor do Chelsea, mas vivo desde 2002 na França", explicou, de forma simpática e sorridente. Após responder afirmativamente que sabia que seu clube disputaria o Mundial em dezembro, contudo, a expressão alegre do torcedor mudou em seguida.


David Luis jogador do Chelsea e da seleção brasileira

"Você conhece o Corinthians"?, indagou a reportagem. Uma franzida de testa, uma rápida pensada e uma ressabiada resposta negativa vieram antes da afirmação feita pela reportagem de que se trata de um clube de futebol brasileiro. "São Paulo?", perguntou Anthony. "Não, Corinthians", retrucamos. "Ah, nunca ouvi falar", continuou o agora entristecido torcedor.

Seus amigos, também franceses e fanáticos pelo Chelsea, Paul e Lucca, foram pela mesma linha. "Não conheço, desculpe", disse o primeiro, pouco antes de o segundo passar um longo tempo pensando antes de balançar a cabeça negativamente. O exemplo dos três foi seguido por outros fãs ingleses. Collin e Frank, de Cambridge, responderam: "Corinthians? Não sei nada". Já Eduard, de Oxford, perguntou: "Corinthians? o que é isso?"

A palavra "não" foi escutada algumas vezes pelo Terra depois de feita a pergunta clássica: "você conhece o Corinthians?" Stacey, Emily, Carlo, Hector, John, todos desconhecendo o atual campeão da Copa Libertadores.

Dos entrevistados, contudo, um deu certeza de que sabia do que se tratava. "É um grande clube brasileiro, tem bons jogadores", afirmou, de forma vaga. A exceção ficou por conta de Robbin, que demonstrou ao menos saber algo a respeito. "O nome é famoso. É um time famoso, de São Paulo", definiu.

O Corinthians passou a ganhar maior fama internacional principalmente em 2009, após a vinda do consagrado Ronaldo para o ataque alvinegro. Foi o início do plano de internacionalização da marca do clube, que passou a ser colocado em prática pela diretoria da época. Com a conquista da Libertadores deste ano, a equipe paulista ganhou ainda mais repercussão, mas parece que falta mais. Em dezembro, no Japão, no caso de uma eventual final contra o Chelsea, será a hora perfeita de mostrar a todos quem é o Corinthians.

VEJA TAMBÉM
- Muricy expõe motivos do insucesso de James no São Paulo
- VAI PERMANECER? Titular do São Paulo fala sobre propostas para saída do tricolor
- NÃO JOGA MAIS?? Zubeldía explica ausência de James Rodríguez em sua escalação


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 37 11

Comentários (23)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.