publicidade

[SPFC.net] O Técnico - Bocage


Técnico de ponta tem sim, custa caro e se quisermos um tem que se por a mão no bolso. Sabemos todos que os primeiros resultados de um time têm que aparecer rápido para que se possa fazer com estabilidade um trabalho em longo prazo. Ou seja, o time mesmo em início de trabalho com um novo técnico, tem que sinalizar um rumo, uma metodologia a ser seguida. É cultura do futebol e principalmente no futebol brasileiro, onde desmando diretivos cai sobre as costas do técnico e jogadores, encurtando permanência desses profissionais num clube.

Nessa passagem recente do Leão pelo Tricolor, falhou direção e técnico. O técnico, pois, nunca conseguiu dar um padrão tático à equipe e falhou a direção que contratou um técnico obsoleto e defasado nos aspectos táticos do futebol moderno.

Exemplo maior dessa falta de um padrão tático, podia se perceber quando o time jogava com dez jogadores por ter um expulso. Pela própria necessidade em se adaptar a uma situação de inferioridade o time compactava-se e apresentava um futebol mais sólido e agressivo. Foi assim contra o Santos FC e também contra o Coritiba no primeiro jogo. E por que não era assim desde o início, quando estávamos com onze em campo, com o time completo? Uma clara falta de esquema tático e padrão de jogo, essa é a verdade.



Para se fazer um planejamento no futebol, primeiramente tem que haver um profissional no comando técnico que não deixe dúvidas quanto sua capacidade perante aos jogadores, torcida e direção. É básico então um técnico top. É caro? Que se fazer? Pagar e não chiar. Essa é uma indústria do entretenimento e cara, onde se mitificam e enxovalham-se atletas em pouco tempo. O Show tem de continuar...

Sem inventar: Se for da nova geração vejo com bons olhos o Ney Franco (se a CBF deixar) e o Dunga. O Marcelo Oliveira, apesar de fazer um trabalho excelente no Coritiba, ainda falta rodagem para se impor aos abutres do futebol. Dos mais experientes eu acharia sensacional se pudéssemos trazer o Carlos Bianchi da Argentina e ex-Boca Jrs. Para mim Bianchi equipara-se ao grande Telê Santana, é discreto e campeoníssimo, seja em Libertadores da América, seja em Mundiais Interclubes. Sou fã de como ele dirige suas equipes. Esta afastado do futebol parece-me por problemas de família, mas um dinheiro de boa monta o faria balançar e vir para o Brasil e para o São Paulo FC.
Se for para termos um técnico que permaneça no clube e faça um grande trabalho por 3/4/5 anos, só um profissional desse naipe. Caso contrário, continuaremos a mudar de técnico a cada campeonato perdido e também a ver jogadores mal escalados e produzindo aquém de suas possibilidades.

Abraços


Bocage

VEJA TAMBÉM
- Muricy expõe motivos do insucesso de James no São Paulo
- VAI PERMANECER? Titular do São Paulo fala sobre propostas para saída do tricolor
- NÃO JOGA MAIS?? Zubeldía explica ausência de James Rodríguez em sua escalação


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 13 18

Comentários (28)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.