publicidade

Pensando no futuro

Noticia enviada pelo internauta Lucas Amorim




Que clube de futebol é mais inteligente, aquele que gasta milhares de reais comprando um jogador famoso ou aquele que investe nas categorias de base? Certamente se pensarmos na compensação financeira, a segunda alternativa é realmente a mais rentável. Agora para aquele time que apenas pensa no momento e não projeta o futuro, a primeira opção é a ideal.

Investir em um jogador de nome, nem sempre é garantia de sucesso, já que os atletas mais famosos e valorizados estão a no mínimo 5 anos da aposentadoria. É um tempo de jogo muito curto se formos pensar no custo benefício.

Outro problema de um profissional badalado é que ele já chega fazendo exigências e fica sendo taxado de estrela do time. Isso pode desestabilizar o time, já que um atleta que ganha muito mais que os outros sempre gera desconforto no elenco. Sem mencionar o fato de que o jogador badalado não se esforça nem 10% se comparado a um jogador de menor brilho.

Uma saída que eu vejo para esse problema está na segunda opção da pergunta feita acima. Investir nas categorias de base. Primeiro porque há a possibilidade de moldar o atleta ao clube e assim ter um jogador que atenda todas as necessidades do time e conhece muito bem o estatuto e as regras do local.

Outra vantagem é o investimento. Não posso afirmar ao certo, mas penso que é muito mais barato formar um atleta do que manter um boleiro famoso. Primeiro porque o jovem necessita e quer mostrar trabalho e assim joga com muito mais vontade, segundo porque ele ainda não vê a necessidade material com tanto afinco quanto um jogador mais maduro.

E é por esses e outros tantos motivos que a conquista de segunda-feira deve ser celebrada, aplaudida e incentivada. O time de base do São Paulo já começou sua jornada sendo vencedor. Um estímulo a mais a esses jovens atletas que estão sendo formados pelo tricolor. Não podemos afirmar que dali sairão grandes craques ou que esse elenco será o futuro time arrebatador de títulos para o São Paulo Futebol Clube.

Mas, essa é certamente uma boa base, com jogadores que poderão e que devem ser aproveitados no time titular ou até mesmo serem emprestados para clubes de menor expressão para ganhar mais experiência e voltar ao tricolor prontos para não sentir o peso da camisa titular.

E é por isso que dedico essa coluna a esses jovens atletas que já venceram a sua primeira batalha pelo São Paulo e o ajudaram a conquistar mais um título. Que eles e o clube percebam que essa união e todo esse investimento devem ser copiados e aplaudidos já que só assim um time consegue ter uma boa base sem precisar recorrer a jogadores badalados e que são certamente um investimento caro e incerto.

VEJA TAMBÉM
- Muricy expõe motivos do insucesso de James no São Paulo
- VAI PERMANECER? Titular do São Paulo fala sobre propostas para saída do tricolor
- NÃO JOGA MAIS?? Zubeldía explica ausência de James Rodríguez em sua escalação


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 12 3

Comentários (17)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.