publicidade

[COMENTE] 60 anos de Morumbi: para você, qual o momento mais marcante na casa do Tricolor?

Casa do São Paulo, o Morumbi completa 60 anos nesta sexta-feira (02). Estádio repleto de glórias e conquistas é sinônimo de tradição. Construído durante a década de 1950, o local foi inaugurado no dia 2 de outubro de 1960 em uma partida contra o Sporting, de Portugal. Na ocasião, mais 64 mil pessoas pagaram ingresso para acompanhar o triunfo do Tricolor, por 1 a 0. O início de uma grande história do templo do SPFC. Nós queremos saber: qual momento mais te marcou nos 60 anos do Morumbi?



LEIA TAMBÉM: Morumbi será palco do duelo entre Brasil e Venezuela pelas Eliminatórias


Ali havia sido aberto o caminho para as maiores glórias que um clube de futebol brasileiro poderia ter. Desde a inauguração completa do Morumbi, foram 13 títulos paulistas, seis títulos brasileiros, três títulos da Libertadores e três campeonatos mundiais. Com capacidade para mais de 100 mil pessoas nas décadas de 1970, 1980 e 1990, o estádio são-paulino se transformou em pouco tempo uma das principais praças esportivas do Brasil.



O nome oficial da casa são paulina, Cícero Pompeu de Toledo, faz homenagem a um ex-dirigente tricolor. Diretor do São Paulo nos anos 1940, chegou à presidência do clube em 1947, sendo consecutivamente reeleito até 1957, ano em que se afastou por motivos de saúde. Foi um dos maiores incentivadores da construção do estádio e assinou o contrato para o início das obras.

São diversas as ricas consagrações que persistem na cabeça dos torcedores e que jamais serão esquecidas. Por lá, o São Paulo conquistou alguns de seus maiores títulos como a Copa Libertadores de 1992 e 2005, as edições de 2006 e 2007 do Campeonato Brasileiro e o Paulistão de 1998, em cima do rival Corinthians.



E é claro que um dos estádios mais emblemáticos do mundo não pararia só nos títulos coletivos, mas também os individuais dos maiores ídolos da história do clube. Para surpresa de absolutamente ninguém, o posto absoluto é de Rogério Ceni. São 594 jogos disputados no Morumbi, 375 vitórias, 14 títulos conquistados. Muricy Ramalho, com 209 jogos à frente do São Paulo, é o recordista como técnico.



Na despedida do Rogério, fui convidado para participar, Morumbi lotado. Eu acho que eles gritaram mais o meu nome do que o do Rogério Ceni, entendeu? Quando eu entrei, não esperava tudo aquilo não, eles gritando meu nome... Muito legal! Teve títulos, ganhei títulos, mas essa noite não dá para esquecer, não – relembrou Muricy.

Os recordes de gols do estádio estão divididos curiosamente entre dois artilheiros de personalidade explosiva: Serginho Chulapa e Luis Fabiano. Chulapa fez 135 gols no estádio, sendo 88 pelo Campeonato Paulista. Fabuloso detém o recorde de gols em Campeonatos Brasileiros, com 68, e em Libertadores, com dez (empatado com Ceni).



Zetti, um dos representantes do período mais glorioso da história do clube e do estádio, também não é esquecido pelos torcedores por suas vastas conquistas. Por suas mãos, a palavra "Li-ber-ta-do-res" entrou para o dicionário sagrado do SPFC.

Por questão de curiosidade, o maior público do estádio aconteceu nas finais de 1977, quando Corinthians e Ponte Preta. No dia 9 de outubro daquele ano, 146.072 pessoas acompanharam a vitória da Macaca, por 2 a 1, no Morumbi.

Mesmo com adaptações e modernizações, o Morumbi, aos 60 anos, segue sendo uma referência no futebol brasileiro e palco de algumas das maiores conquistas do futebol do país. Um gigante de concreto que transcende e representa a história do São Paulo Futebol Clube.

Veja os títulos conquistados pelo São Paulo no Morumbi:

• Copa Libertadores - 1992 e 2005
• Supercopa - 1993
• Copa Sul-Americana - 2012
• Campeonato Brasileiro - 2006 e 2007
• Torneio Rio-São Paulo - 2001
• Super Campeonato Paulista - 2002
• Campeonato Paulista - 1971, 1975, 1980, 1981, 1985, 1987, 1989, 1991, 1992, 1998 e 2000

OBRIGADO, MORUMBI!



Diz aí, qual a sua melhor lembrança das diversas conquistas do Tricolor no estádio?


São Paulo, Comente, Morumbi, 60 anos, Títulos, Conquistas, Ídolos, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Muricy expõe motivos do insucesso de James no São Paulo
- VAI PERMANECER? Titular do São Paulo fala sobre propostas para saída do tricolor
- NÃO JOGA MAIS?? Zubeldía explica ausência de James Rodríguez em sua escalação


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 2 0

Comentários (18)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.