Um São Paulo para (não) chamar de meu!
São-paulino, pense rápido:
Paulo Henrique Ganso ou Hugo?
Luiz Eduardo ou Edcarlos?
Bruno ou Zé Luis?
Luis Fabiano ou Aloísio Chulapa?
Michel Bastos ou Leandro?
Difícil? Não para mim, assim como imagino que para muitos que realmente compararam as opções. Uma das dar.
É impossível assistir a esse São Paulo atual sem se irritar. Seja com a letargia de um time incapaz de sentir tesão em um jogo decisivo de quarta-feira à noite, ou com a disposição de vencer um Sport no Morumbi três dias depois, como se nada tivesse acontecido. De boa: cansei!
Cansei de torcer para que o camisa 9 seja útil em uma partida em que de fato precisamos. Dele, esperamos que faça aquele gol de rebote chorado, do 1 a 0 daquela semifinal complicada. Que corresponda ao salário que, às vezes com atraso, recebe. Isso nunca veio. Não quero o gol do 1 a 4 em Belo Horizonte. Nem o pênalti perdido na última cobrança. Muito menos a expulsão ridícula na Argentina.
Cansei de esperar uma atuação brilhante do que veste a 10 e quase não aparece em campo. Olha, já vi muito 10 ruim. Torci por Fábio Mello, Fabiano, Reinaldo, Souza (o baixinho), Carlos Miguel, Adriano, Marquinhos, Vélber, Nildo. Deles, nunca esperei nada. Taí o problema. Do Ganso, sempre espero algo, e ele raramente dá. Fica difícil defender. Precisa do Kaká para ter espírito coletivo? Então vai encontrar o Mickey.
Cansei de acreditar no aparecimento de uma das estrelas. Todos eles jogam por si. Pode ser o artilheiro do time no ano, o cara que manda a torcida calar a boca ou o argentino que só dribla (errado). Ninguém tem espírito coletivo para, na hora H, tomar a melhor decisão. Passar para o colega livre? Não! Sair da sombra da marcação? Jamais. Pedir bola para resolver a parada? Veja bem... Jogador assim e que ganha muito não serve. Ainda mais para o São Paulo.
Se muitos me irritam, de outros tenho pena. Aquele mito debaixo das traves deve lamentar dia após dia o prolongamento da carreira - seria tão mais simples parar naquele título da Sul-Americana... O menino vindo de Cotia, que se desdobra na zaga e no meio, mas não tem ninguém que o acompanhe. O raçudo que veio de Goiás para ser o único nessa merda que não tem sangue de barata.
Esse clube precisa acordar. É muito grande para depender de gente mimada, incapaz de mostrar a cara nos momentos complicados, que para de jogar a partir da renovação de contrato e que passa uma partida inteira só à espera de um passe perfeito. Aqui se ganha com talento, como Telê nos ensinou, mas também se ganha na raça. Para cada Careca, um Bernardo. Para cada Raí, um Ronaldão. Para cada Amoroso, um Lugano.
Quero um São Paulo forte e que recupere minha (nossa!) vontade de torcer. Quero ter prazer de ver o meu time. Ganhar ou perder faz parte do jogo, mas disputar, brigar, lutar, é essencial para quem veste uma camisa pesada assim.
Alô, vocês do elenco tricolor: mostrem que aí nas suas veias corre sangue. Nos convençam de que a vitória, para vocês, é tão importante como é para nós. Errem, mas também acertem. Sejam um time, não um agrupado de escoteiros. Desprezem a derrota. Valorizem cada minuto.
Vibrem como Cicinho, não como Dodô.
Dividam como Fabão, não como Tardelli.
Ganhem como Josué, não como Ricardinho.
Fiquem na história como Muller, não como Renato Silva.
Sejam o São Paulo.
Texto escrito por MB, leitor do SPFC da Depressão
- POSSÍVEL REFORÇO! São Paulo abre conversas com gigante europeu para tentar contratar zagueiro brasileiro
- Olten Ayres promove reestruturação na Comissão de Ética do São Paulo com desligamento de dois membros
- PRESSÁGIO? Victor Sá revela sonho com gol no Morumbis antes de fechar com o São Paulo
- TESTES DEFINIDOS! São Paulo encara sequência contra clubes da Série A na intertemporada
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
Notícias
São Paulo define maratona de quatro jogos-treino em julho; veja calendário
Mercado da bola: São Paulo fecha troca de jogadores com o Botafogo
Brasil x Noruega: onde assistir, prováveis escalações e horário
Conselho do São Paulo julgará membro por polêmica com empresa
POSSÍVEL REFORÇO! São Paulo abre conversas com gigante europeu para tentar contratar zagueiro brasileiro
Eliminação do Paraguai na Copa antecipa reapresentação de Bobadilla no São Paulo
Tudo igual no interior! São Paulo empata em 0 a 0 com o Bragantino em jogo-treino.
Nova contratação do São Paulo se destaca e integra o seleto grupo dos dez jogadores mais valiosos do elenco
Negócio travado! CRB recusa proposta do São Paulo por Mikael e cobra compensação.
Agenda cheia! Dorival Júnior fecha quatro novos jogos-treino para moldar o São Paulo.
Ingressos a R$ 20 já! Sócios do São Paulo pressionam Harry Massis por preços populares.
Bastidores quentes no Morumbis! Nome de Rogério Caboclo divide a oposição para eleição.
São Paulo encara amistoso contra o Red Bull Bragantino em Atibaia de olho em retorno da temporada
São Paulo fecha contratação de Newton, mas depende de Ferraresi para fechar negócio
PRESSÁGIO? Victor Sá revela sonho com gol no Morumbis antes de fechar com o São Paulo
Olten Ayres promove reestruturação na Comissão de Ética do São Paulo com desligamento de dois membros
Victor Sá Revela Sonho Premonitório com o Morumbi Antes de Oficializar Contratação pelo São Paulo
TESTES DEFINIDOS! São Paulo encara sequência contra clubes da Série A na intertemporada
AFASTAMENTO! Olten Ayres destitui presidente da Comissão de Ética do São Paulo
Victor Sá chega para fortalecer o São Paulo e amplia as opções táticas de Dorival Júnior
São Paulo finaliza preparativos para Jogo-Treino contra o Bragantino
São Paulo desiste de Domingos Duarte após ausência de retorno nas negociações
SOLUÇÃO NO ATAQUE! Victor Sá chega para resolver carência e aumentar opções de Dorival no SPFC
AMPLIOU O LEQUE! São Paulo passa a buscar reforços em novo setor para a janela
Possível auditoria nas gestões de Belmonte e Rui Costa movimenta bastidores do São Paulo
VÍDEO: São Paulo fecha mais uma contratação e Rafinha atende pedido de Dorival Júnior
Lamentável: Ex-São Paulo é preso após cometer crime
MERCADO DA BOLA: São Paulo tem 4 negociações em andamento e pode ter chegadas no clube
Bobadilla perde espaço no Paraguai e esfria venda milionária do São Paulo
MELOU! São Paulo desiste de Domingos Duarte após novela