Osorio por Doriva - A mesmice habitual ou mais do mesmo de sempre - Perfeita análise!!! Leiam

Osorio por Doriva - A mesmice habitual ou mais do mesmo de sempre - Perfeita análise!!! Leiam

spaulinofcc

ui dormir com a vitória do Chile de Sampaoli na cabeça, pensando a respeito de como essa derrota da Canarinho foi natural e sem surpresa.
Acordei com ela ainda repercutindo em meus neurônios (sim, somente dois, o Tico e o Teco) e o post sobre o qual pensara ontem, mudou. Resolvi escrever sobre o novo, pela idade, e velho, pela mentalidade, treinador do São Paulo FC.
Dunga? Não, nunca passou por minha cabeça escrever a seu respeito.


Manda a etiqueta das boas maneiras empresariais, ao menos no Japão, onde ser educado continua sendo importante, que ao ser apresentado um profissional entregue seu cartão de visitas.
Doriva foi um profissional bem educado, dentro dessa linha. Ao ser apresentado como o novo treinador do São Paulo entregou seu cartão de visitas na entrevista coletiva:

“...não tenho hábito de ficar mudando...”

Com isso, estabeleceu e deixou claro que ele é um treinador como tantos outros que temos por aqui em Terra Brasilis. Um profissional convencional, que vai fazer tudo certinho, ao gosto de dirigentes, torcedores e também de parte da famosa “mídia”. Um profissional que busca resultados. Que não vai perder seu tempo e o nosso com essas bobagens de rodízio e outras invenções.
Esse convencionalismo é muito confortável. O novo, o diferente, tira as pessoas de suas zonas de conforto, gera estranhamento e discussões. Por mais que todos ou quase todos valorizem e até idolatrem a quebra da rotina, isso só é verdade no discurso fácil. Na hora agá vence o mesmo de sempre. E ninguém quebra a rotina para passar férias em Timbuktu (ou Tombuctu) ao invés de MiamiOrlandoDisneyNoviorque.
Vale o conforto fácil. Vale o já conhecido. Vale mais a ausência de sustos.
Sorte de Tite, bom treinador, em que pese seu convencionalismo inteligente, que graças à mesmice professoral tupiniquim conseguiu empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido depois da virada do time adversário. Até que, de repente, não mais que de repente, o treinador adversário tirou um atacante perigoso e colocou um zagueiro.
No final, Corinthians de Tite 2, Ponte Preta de Doriva, que não gosta de mudar, 2.

Pode acontecer de Doriva comandar o São Paulo rumo à conquista da atual Copa do Brasil. É bem possível, afinal, isso é futebol e o time que Doriva treinava venceu o Santos, algoz do Tricolor duas vezes, recentemente. Fato esse que, segundo comentários, teria sido decisivo para sua contratação (para registro: partindo do atual, e ainda, presidente tricolor, eu não duvido disso nem um pouco) e é justamente o Santos o adversário do São Paulo na semifinal da competição.
Acontecendo essa conquista, o jovem treinador acrescentará mais um título à sua galeria que já conta com dois estaduais, o Paulista e o Carioca.
É mesmo bem possível e o torcedor são-paulino ficará muito feliz.
Assim como feliz ficará o futebol brasileiro, que continuará o mesmo de sempre com seus professores Scolari, Dunga, Mano, Muricy, Abel e outros mais, grupo ao qual Doriva, vencedor, será integrado.
Profissionais como Osorio e Sampaoli continuarão meras referências distantes, curiosidades de outros mundos, verdadeiros aliens.
Pep? Quem? Fala sério...

A ideia original para esse post era destacar o trabalho de Juan Carlos Osorio, que apesar do tempo muito pequeno passado entre nós conseguiu mostrar a diferença entre um treinador de futebol moderno, que estuda de verdade e que não tem medo de seguir seus princípios, muito pelo contrário, até, e a realidade que vivemos há muito, muito tempo.
Curiosamente, o jovem Doriva é o velho, ao passo que o vivido e experiente Osorio é o novo.
Por fim, penso que é mais do que sintomático que tenhamos perdido Osorio na mesma semana em que um grupo de países assinou o Transpacífico. Nos mais diferentes campos, o Brasil desses tempos tristes permanece à margem do progresso.

Por: Emerson Gonçalves
Fonte: http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/olhar-cronico-esportivo/post/osorio-por-doriva-mesmice-habitual-ou-mais-do-mesmo-de-sempre.html

Avalie esta notícia: 30 27
VEJA TAMBÉM
- Vidente revela palpite polêmico: quem leva a melhor no clássico Corinthians x São Paulo?
- Corinthians x São Paulo: onde assistir, horário e prováveis escalações do Majestoso pelo Paulistão
- Tricolor classificado!! Em classificação dramática São Paulo avança nos penaltis na Copinha em cima do Bragantino
- Corinthians x São Paulo; saiba onde assistir e provável escalação!
- Quem é Amanda Nunes: a advogada que viabilizou o impeachment e entrou para a história do São Paulo




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Neo Quimica Arena -
Corinthians
Corinthians
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net