No dia 13 de dezembro de 1992, o São Paulo Futebol Clube fez história ao conquistar seu primeiro título mundial, derrotando o poderoso Barcelona por 2 a 1. A trajetória do Tricolor até essa conquista começou no Morumbi, onde a equipe havia superado o Newell’s Old Boys nos pênaltis, sagrando-se campeã da Libertadores. Naquele momento, o time paulista já vinha de uma maratona de seis jogos intensos e, após vencer o Palmeiras na primeira partida da final do Campeonato Paulista, partiu rumo ao Oriente para disputar o Mundial de Clubes.
O confronto no Japão teve um início difícil para os são-paulinos. Logo aos 12 minutos, o búlgaro Stoichkov abriu o placar para o Barcelona, colocando o time catalão em vantagem. No entanto, os torcedores do São Paulo mantiveram a esperança e viram sua equipe se recuperar em campo. Logo em seguida, Cafu quase marcou o empate, mas foi Raí quem, aos 27 minutos do primeiro tempo, igualou a partida após uma jogada de Muller. O Morumbi, mesmo distante, vibrava com a performance de seu time.
A virada aconteceu aos 34 minutos, quando Palhinha foi derrubado na área, resultando em um pênalti para o São Paulo. Raí, com a responsabilidade de cobrar, mandou a bola no ângulo, deixando o São Paulo à frente e garantindo a vitória que lhe conferia o título de campeão mundial. Um feito grandioso que se tornaria ainda mais impressionante em 1993, quando, sob a batuta do treinador Telê Santana, o time voltou a conquistar o título mundial, derrotando o Milan por 3 a 2 em mais uma final memorável.
VEJA TAMBÉM
- CORTANDO GASTOS! São Paulo atinge 60% da meta de economia salarial com saída de dois jogadores
- SÃO PAULO INICIA REFORMULAÇÃO! Jogadores estrangeiros estão na mira para deixar o clube
- ATÉ LOGO! São Paulo empresta zagueiro promissor à Chapecoense