O São Paulo está dando os primeiros passos na montagem do elenco para a temporada 2025. Neste momento, o clube está em negociações para contratar o lateral Wendell, do Porto, enquanto se prepara para liberar algumas peças do grupo, especialmente aqueles provenientes de outros países. Com um total de onze jogadores estrangeiros no elenco, a equipe pode perder mais da metade desses atletas na próxima janela de transferências.
À medida que a temporada se aproxima do fim, o São Paulo começa a delinear quais jogadores não devem permanecer no clube ou que não estão nos planos do técnico Luis Zubeldía. Alguns nomes podem ser emprestados no próximo ano. Dentre os atuais integrantes do elenco principal, estão Jamal Lewis, Arboleda, Alan Franco, Ferraresi, Santiago Longo, Bobadilla, Michel Araujo, Galoppo e Calleri, além de Orejuela e Jhegson Méndez, que retornaram de empréstimos.
Embora não haja confirmações oficiais, é evidente que algumas dessas saídas são iminentes. Jamal Lewis, que chegou para assumir a lateral esquerda, não conseguiu atender às expectativas e sofreu uma lesão mais séria, o que deve antecipar sua saída. Orejuela, também lateral, tem contrato até o final do Paulistão, mas ainda não jogou desde que voltou de empréstimo. Já Galoppo, atualmente em recuperação de uma lesão leve, pode ver aumentarem as sondagens recebidas pelo São Paulo, pois busca mais tempo em campo.
No setor do meio-campo, Méndez também foi emprestado e teve poucas oportunidades quando retornou. Ele tem vínculo até o final do ano que vem e pode ser novamente cedido por empréstimo. Santi Longo, que tem tido pouco tempo em campo, também vive uma situação incerta. Bobadilla é o único que pode sair caso surja uma proposta vantajosa no mercado, visto que sua valorização aumentou no cenário sul-americano.
Arboleda, que tem bastante prestígio no mercado, foi associado ao Cruzeiro, embora não haja avanços concretos até o momento. Por outro lado, Alan Franco se tornou uma peça fundamental na defesa e é visto como um dos mais valorizados. Ferraresi, embora esteja em uma posição menos destacada, também deve permanecer, assim como Michel Araujo no meio-campo.
Na linha de ataque, Calleri é uma prioridade para o São Paulo e deve seguir no clube na próxima temporada. Após um 2024 abaixo das expectativas, ele almeja ter mais destaque e participação em gols. Apesar das particularidades em cada situação, é improvável que todos os estrangeiros mencionados deixem o clube. Jogadores como Santi Longo, que está emprestado até meados do próximo ano, podem ainda se tornar relevantes no elenco de Zubeldía.
Essa possível limpeza no elenco gera oportunidades para que o São Paulo possa observar novas opções no mercado sul-americano, além de abrir espaço para talentos emergentes das divisões de base que possam fortalecer a equipe de 2025.
VEJA TAMBÉM
- CORTANDO GASTOS! São Paulo atinge 60% da meta de economia salarial com saída de dois jogadores
- SÃO PAULO INICIA REFORMULAÇÃO! Jogadores estrangeiros estão na mira para deixar o clube
- ATÉ LOGO! São Paulo empresta zagueiro promissor à Chapecoense