publicidade

Enredos das Escolas de Samba de São Paulo em Torno do Futebol

Escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo apresentarão enredos criativos e emocionantes no Carnaval 2022.

Foto: - Reprodução/Instagram - Legenda: Adriano Imperador é tema do enredo da Camisa Verde e Branco no Carnaval de São Paulo / Jogada10 Com a chegada do Carnaval, as escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo prometem muita emoção e criatividade no Anhembi. Assim, as noites desta sexta-feira (9) e deste sábado (10) serão reservadas para quatorze agremiações, que lutam pelo título, com enredos variados e culturais, que vão desde a cantora Fafá de Belém até o ex-jogador Adriano Imperador.

Para a disputa de 2024, as tradicionais Camisa Verde e Branco e Vai-Vai retornaram à elite do carnaval paulistano e abrem os dois dias de desfile, respectivamente. A atual campeã, Mocidade Alegre, será a terceira escola de sábado (10). Assim, "A Morada do Samba" tenta encostar na escola da Bela Vista, que é a maior campeã da história, com 15 títulos.

Escolas de Sexta-feira (09/02) Camisa Verde e Branco Carnavalesco: Renan Ribeiro Vice-campeã do Grupo de Acesso em 2023, a tradicional escola será a primeira a pisar no Anhembi na sexta-feira (9) de carnaval. Quarta maior vencedora do carnaval paulistano, com 9 troféus, a agremiação terá o enredo "Adenla - O Imperador nas Terras do Rei". Ele tem como figura central o ex-jogador de futebol Adriano, que ficou conhecido mundialmente como "Imperador", sobretudo nos tempos em que defendia as cores da Inter de Milão. Além disso, o desfile trará outros impérios e citará o orixá Oxóssi, Rei de Ketu.

Foto: - Reprodução/Instagram

Barroca da Zona Sul Carnavalesco: Pedro Magoo Décima colocada em 2023, a escola fará uma homenagem a si própria, visto que completa 50 anos de fundação. Dessa forma, o título do enredo cita o apelido da agremiação: Faculdade do Samba. Ao longo da preparação, o carnavalesco conversou com a velha guarda e escolheu a figura de Sebastião Eduardo do Amaral, que ficou conhecido como "Pé Rachado", para ser o fio condutor do enredo.

Dragões da Real Carnavalesco: Jorge Freitas Primeira escola ligada às torcidas organizadas de clubes de futebol a pisar no Anhembi, a Dragões, agora, optou por um enredo afro. Com isso, o desfile quer proporcionar um resgate de identidade histórica.

Independente Tricolor Carnavalesco: Amauri Santos Mais uma escola ligada ao São Paulo Futebol Clube, a Independente também apresentará um enredo ligado à África. Em "Com Agojie, A Lâmina da liberdade!", a agremiação vai falar sobre as guerreiras do reino de Daomé (atual Benim).

Acadêmicos do Tatuapé Carnavalesco: Wagner Santos Depois dos dois títulos, em 2017 e 2018, a agremiação leva ao Anhembi uma viagem à Bahia, com o enredo "Mata de São João - uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a mata de São João!"

Mancha Verde Carnavalesco: André Machado Fundada por torcedores organizados do Palmeiras , a escola é uma das principais forças do carnaval paulistano atualmente. Nos últimos anos, teve dois títulos e dois vice-campeonatos.

Rosas de Ouro Carnavalesco: Paulo Menezes Finalizando a primeira noite, a escola sete vezes campeã tenta quebrar o jejum que dura desde 2010. No Anhembi, o intuito é exaltar um dos grandes cartões postais de São Paulo: o Parque Ibirapuera, que, em 2024, completa 70 anos.

Escolas de Sábado (10/02) Vai-Vai Carnavalesco: Sidnei França No dia seguinte, sábado (10), a maior campeã da história do carnaval paulista marca sua volta ao Grupo Especial. Foram, aliás, duas passagens pelo Grupo de Acesso nos últimos três anos.

Tom Maior Carnavalesco: Flávio Campello Apesar de ser regular no Grupo Especial, a escola ainda não conseguiu conquistar seu primeiro título. Na busca pelo troféu, a Tom Maior leva para a avenida o enredo Aysú - uma história de amor , com temática indígena.

Mocidade Alegre Carnavalesco: Jorge Silveira Atual campeã do Grupo Especial, a agremiação chega mais uma vez com força na busca pelo título. Desta vez, trará um enredo que pretende homenagear a história de um dos nomes mais importantes da cultura brasileira: o paulistano Mário de Andrade.

Gaviões da Fiel Carnavalesco: Júlio Poloni, Ranyer Pereira e Rodrigo Meiners Maior vencedora entre as escolas ligadas à torcidas de clubes de futebol, a Gaviões quer acabar o jejum de 20 anos sem levantar o troféu.

Águia de Ouro Carnavalescos: Claudio Cavalcante (Cebola), Márcio Gonçalves e Victor Santos Campeã da elite em 2020, a agremiação almeja o bicampeonato. Para isso, levará para o Anhembi os 100 anos de história do rádio no Brasil, tendo como referência a fundação da Rádio Nacional, em 1922.

Império de Casa Verde Carnavalesco: Leandro Barboza Penúltima escola a desfilar no Grupo Especial, a Império vai homenagear uma das maiores cantoras populares do país: Fafá de Belém, que completa 50 anos de carreira. A escola trará para o Anhembi detalhes da vida e da carreira da cantora paraense, com referências às tradições amazônicas e festejos culturais e religiosos.

Foto: - Reprodução/Instagram

Acadêmicos do Tucuruvi Carnavalesco: Yago Duarte e Dione Leite Fechando os desfiles do Grupo Especial de São Paulo, a escola vai apresentar o enredo Ifá , sobre um oráculo africano de origem iorubá.


VEJA TAMBÉM
- ELE MERECE! Jornalista revela bastidores da convocação de Pablo Maia
- MERECIDO! Jornalista expõe bastidores da convocação de Rafael
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor no clássico contra o Palmeiras


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 1 1

Comentários (1)
09/02/2024 12:17:41 Leandro Marcolino

melhor reservar do caleri e o devesom

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Paulista

    Dom - 20:00 - -
    São Paulo
    São Paulo
    Palmeiras
    Palmeiras

    Último jogo - Paulista

    Qua - 21:35 - Arena BRB Mané Garrincha
    https://media.api-sports.io/football/teams/1201.png
    Inter De Limeira
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade