O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro, se manifestou sobre a polêmica em torno do pênalti marcado para o Palmeiras durante a semifinal do Campeonato Paulista contra o São Paulo. O incidente ocorreu no jogo realizado no Allianz Parque no dia 10 de outubro, e foi decisivo para a eliminação do Tricolor, com o Verdão avançando para a final contra o Corinthians.
O pênalti, que levantou intensos debates entre os torcedores, aconteceu no primeiro tempo, quando Arboleda, defensor do São Paulo, teria derrubado Vitor Roque na área. A marcação do pênalti foi feita pela arbitragem, sem o auxílio do VAR, e Raphael Veiga converteu a cobrança, garantindo a vitória para o Palmeiras. A contestação por parte do São Paulo se baseia na interpretação de que houve falta, uma vez que Arboleda não teria impactado o atacante palmeirense.
Reinaldo Carneiro reconheceu as reclamações do clube do Morumbi, mas defendeu a decisão da arbitragem, afirmando que o lance, independentemente de como fosse interpretado, sempre geraria controvérsias. “Lance muito discutido, absolutamente normal. Um lance que rezo para não acontecer porque quem é de futebol sabe. Se não tivesse dado o pênalti, quem estaria reclamando é o Palmeiras”, comentou.
Ele enfatizou que a interpretação do contato físico entre os jogadores é subjetiva, e que, neste caso, dois árbitros da FIFA acordaram que o pênalti era válido. “Entendo a mágoa do torcedor do São Paulo, mas a arbitragem deve passar despercebida”, completou o presidente da FPF.
A análise do áudio da arbitragem foi divulgada pela FPF. Nele, o árbitro em campo, Flávio, faz uma avaliação do lance: “Ele (Arboleda) perde o timing da bola, faz o toque lateral. Coloca, sim, essa perna esquerda. Faz o calço com a perna esquerda, na perna esquerda do jogador adversário (Vitor Roque)”. A análise de vídeo confirma a decisão: “Esse é o momento do calço. Pênalti tá confirmado”, disseram os árbitros do VAR.

VEJA TAMBÉM
- PREOCUPAÇÃO! São Paulo insiste após jogador rejeitar proposta de renovação e receber sondagem de rival
- SAÍDA DE PILAR? Dívida com Grêmio é exposta e São Paulo pode perder Arboleda para rival
- SAÍDA DE PILAR? Dívida com Grêmio é exposta e São Paulo pode perder Arboleda para rival