publicidade

Nova joia? Experiente na base, lateral-esquerdo espera por chances no São Paulo de Diniz

Welington, de 19 anos, chegou ao Tricolor com 13 e quer se consolidar nos profissionais

Tradicionalmente conhecido por revelar zagueiros, meias e atacantes, o São Paulo tem um lateral-esquerdo que pode ser a grande joia em 2021.



LEIA TAMBÉM: Veja quando Muricy Ramalho deve tomar posse como coordenador técnico do SPFC


Welington, de 19 anos, é considerado um dos jogadores mais preparados das categorias de base e tem chance de se consolidar nos profissionais. Relacionado três vezes por Fernando Diniz em 2020, o garoto teve apenas 20 minutos em campo, no Paulistão.

Pelo Campeonato Brasileiro, Welington viajou com a delegação para enfrentar Ceará e Bahia, mas não saiu do banco de reservas. Nada que frustrasse o jovem, que teve ali os primeiros contatos com os jogadores principais do elenco de Diniz.

Welington está no São Paulo desde 2014, quando ainda tinha 13 anos. E sempre impressionou pela boa chegada no ataque e segurança defensiva. Por conta disso, geralmente era utilizado em uma categoria superior à da sua idade.

Aos 17, o garoto já era presença certa nas escalações do sub-20. Foi campeão da Copa do Brasil sub-20, em 2018, e da Copinha, em 2019, atuando em praticamente todos os jogos.

Isso também lhe rendeu uma marca expressiva pela base do Tricolor. No sub-20, Welington já acumula 107 jogos. No sub-17, por exemplo, foram apenas 37 jogos. No sub-15 ele disputou 26 partidas.

Veja os títulos de Welington na base:

Sub-15:

2016 - Copa Brasil Votorantim

Sub-17:
2017 - Salvador Cup
2018 - J-League Challenge Cup
2018 - FAM Cup

Sub-20:
2018 - Copa do Brasil
2017 - Future Cup
2018 - Supercopa do Brasil
2019 - Copa São Paulo de Juniores

As boas atuações no São Paulo passaram a render convocações para a seleção brasileira sub-20. Em dezembro, participou de um torneio internacional na Granja Comary e é um forte candidato a fazer parte do elenco que irá disputar o Sul-Americano Sub-20, em fevereiro.

Infância difícil

A carreira de Welington ainda está só no começo, mas ela quase foi encerrada precocemente por falta de dinheiro para ir aos treinos.

Criado sem pai em São Bernardo do Campo, Welington precisava pegar trem e ônibus para ir aos treinamentos no CT do Tricolor, em Cotia, região metropolitana de São Paulo. Um dia sua mãe abriu a carteira e viu que não tinha mais dinheiro.

Chegou uma fase da minha carreira que eu e minha mãe sentamos, ela abriu a carteira e viu que não tinha condições para vir. A gente gastava muito de trem e ela perguntou se ser jogador era o que eu queria mesmo. Eu falei que tinha certeza disso e ela me disse: "Então pode deixar, filho. Vou fazer de tudo para conseguir chegar lá e realizar seu sonho" – contou Welington.

Para economizar nessas idas e voltas, o garoto passou a morar no alojamento do São Paulo, no CT de Cotia, aos 14 anos de idade. O problema nesse caso era a saudade de estar com a família.

Mas Welington sempre teve o incentivo do avô e conseguiu superar a falta de sua casa. Hoje, tem o sonho de se consolidar nos profissionais e retribuir todo sacrifício feito pelos seus familiares.



Em 2021, o Campeonato Paulista iniciará logo depois do fim da temporada de 2020. Fernando Diniz poderá utilizar garotos das categorias de base na competição, e Welington vive a expectativa de estar no grupo principal.




São Paulo, Joia, Wellington, Base, Chance, Diniz, SPFC

VEJA TAMBÉM
- São Paulo terá dois desfalques para a partida diante o Botafogo; veja as ausências
- E OS REFORÇOS?! Zubeldía pede paciência com novos jogadores e nega acelerar processos no São Paulo
- FIM DE JOGO! Em jogo truncado, São Paulo vence o Cruzeiro e segue no G6


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 68 2

Comentários (20)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.