Entendendo o atual momento do SPFC – Por AIRNANI

Entendendo o atual momento do SPFC – Por AIRNANI

airnani

Para entender o atual momento do São Paulo, é importante olharmos o passado recente. Em 2013, o time quase foi rebaixado no campeonato brasileiro. Na sulamericana perdeu para Ponte Preta, que foi rebaixada.
Em 2014, perdemos para Penapolense no Paulista e fomos eliminados pelo Bragantino na Copa do Brasil.
No Brasileiro, ganhamos do Cruzeiro e depois perdemos para o Coritiba. Diziam que o São Paulo só jogava bem contra times grandes.
Esse ano, o discurso mudou. O time quando ganha de 3 x 1 do Penapolense, 2 x 1 da Ponte, e goleia o Bragantino, todos com time misto, dizem que bateram em bêbado.
Vencemos com facilidade, o Danubio, campeão uruguaio, e ninguém deu valor. Ganhamos do atual campeão de Libertadores, que eliminou o Gremio nas oitavas, e o badalado Cruzeiro nas quartas de final.
Enfim, o São Paulo tem o melhor ataque do campeonato paulista, e de seu grupo na Libertadores.
Sinceramente é difícil entender a imprensa e parte da torcida do São Paulo. Muricy vem reconstruindo o elenco desde que chegou em 2013. Afinal ele saiu em 2009 com uma base montada, e recebeu em 2013 um time completamente desentrosado, com jogadores como Welliton e Antonio Carlos sendo contratados para jogar já no próximo jogo, pois o elenco foi mal planejado.
Em 2013 foram contratados, Negueba, Aloísio, Lucio, Wallyson, Silvinho, Juan (voltando de empréstimo), Caramelo, Roni, Reinaldo, Clemente Rodrigues, Antonio Carlos, Welliton e Roger Carvalho.
Desses 13 jogadores, apenas Reinaldo e Antonio Carlos ficaram no Brasileiro de 2014, já com Muricy, Athaide e Aidar.
No começo de 2014, quem contratava ainda era JJ, com uma pequena consulta a Muricy e assim vieram: Luis Ricardo (1,84cm) , Alvaro Pereira (1,80cm) , Dorlan Pabon (1,68cm), Hudson (1,79cm), Souza (1,88cm) e Pato (1,80cm).
Já na gestão de Aidar, onde Muricy pode opinar e sugerir nomes, posição e características dos jogadores, chegaram Alan Kardec (1,84cm), Kaka (1,86cm), Rafael Toloi (1,85cm, voltando de empréstimo) e Michel Bastos (1,79cm).
E saíram os seguintes jogadores: Aloisio (1,76cm), Silvinho (1,75cm), Jadson (1,68cm), Douglas (1,72cm), Welligton (1,73cm) e Dorlan Pabon (1,68cm).
Esse ano chegaram Carlinhos (1,75cm), Bruno (1,75cm), Thiago Mendes (1,76cm), Breno (1,87cm), Centurion (1,75cm), Dória (1,89cm) e Wesley (1,79cm).
Para quem notou, coloquei propositalmente a altura dos jogadores que chegaram e que saírem. Notem, que em 2014 e 2015, chegaram jogadores altos, e saíram jogadores baixinhos como esse ano, foi os casos de Osvaldo (1,68cm) e Clemente Rodrigues (1,67cm). Ademilson tem (1,79cm), mas perto de Kardec e Luis Fabiano é baixinho para centroavante.
Enfim, trocamos praticamente todo o elenco de 2014 a 2015. Muricy fez essa transição de elenco durante o ano passado inteiro, e por isso fomos mal no paulista e Copa do Brasil.

Um elenco vencedor começa por uma defesa sólida, entrosada, que sabe jogar adiantada quando necessário. Mas, isso não se compra no mercado. Isso não vem pronto.
A defesa foi o setor que não permitiu que o São Paulo incomodasse mais o Cruzeiro no ano passado. Começamos com Douglas, Rodrigo Caio, Antonio Carlos e Reinaldo.
Terminamos 2014 com Hudson, Toloi, Edson Silva e Alvaro Pereira.
Começamos o ano com Bruno, Toloi, Edson Silva (Lucão) e Carlinhos.
E jogamos contra o Corinthians com Bruno, Toloi, Doria e Reinaldo.
No segundo jogo tivemos Bruno, Toloi, Edson Silva e Reinado.

Não podemos culpar o planejamento do elenco, pois contratar rápido, às vezes custa muito caro. E por isso, que Dória e Centurion, chegaram já com o campeonato paulista em andamento, e às vésperas do clássico contra o Corinthians.
Infelizmente, Dória e Carinhos se machucaram, e acredito que ainda não tenham jogados juntos. Dória é um zagueiro contratado, exatamente por saber que Carlinhos gosta de apoiar, e com isso precisávamos de um zagueiro mais rápido para cobri-lo.
Não consigo entender, como a torcida e a imprensa, conseguem já cravar que o São Paulo é isso ou aquilo.
Para ser sincero, o São Paulo ainda tem muito a evoluir, com a volta de Rodrigo Caio, com Breno se recuperando, com Carlinhos se entrosando com Doria. Isso sem contar com Wesley, um jogador muito versátil, e com certeza poderá fazer o futebol de Ganso render mais.
Vejo o São Paulo como o time com maior capacidade de evoluir entre todos no Brasil.
O Corinthians é esse. Vai jogar assim até o final do ano. Tem padrão, tem uma base montada, e um jeito de jogar. Mas, não tem muito a evoluir. O ponto principal de sucesso, é sua linha de impedimento, e a formação de duas linhas bem compactas, com Ralf entre elas. Isso faz com que seja impossível entrar na zaga pelo meio.
O que muitos ainda não perceberam, ou não querem perceber, é que o São Paulo acertando sua zaga, entrosando e fazendo uma boa linha de impedimento, “encurtando” o campo, do meio para frente, as opções são infinitas.
Mas, o time hoje não tem segurança para arriscar. Ele troca passes burocráticos, pois tem medo de tomar um contra-ataque, pois sabe que sua defesa, ainda não entrosou.
Mas, o time só agora passa a ter opções para jogar de acordo com o adversário. Com Wesley, o time pode jogar fora de casa na Libertadores, com 3 volantes (Denilson, Souza, Wesley), e dois atacantes de velocidade como Pato e Centurion.
O time em casa, pode jogar com Souza e Wesley de volantes, Ganso para enfiar a bola para um trio rápido no ataque formado por Pato, Centurion e Kardec.
E o time pode também jogar da mesma forma que vem jogando, e mudar o esquema durante o jogo.
Para terminar, perdemos duas vezes para o Corinthians, mas se os encontrarmos novamente nas quartas de final da Libertadores ou na final do Paulista, nosso time tem muito mais a evoluir do que o deles.


editado por juvenal_juvencio_flex

Avalie esta notícia: 142 10
VEJA TAMBÉM
- Crespo admite preocupação após derrota do São Paulo no Morumbi
- QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba os destaques da partida de ontem pelo São Paulo!
- De saída: Negociação entre rivais avança e Alisson fica perto de reforçar o Corinthians
- Crespo vê Paulistão como laboratório e admite frustração após derrota do São Paulo
- Calleri desconta no fim, mas São Paulo sai derrotado contra a Portuguesa; gols




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Paulista

Qua - 19:30 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Portuguesa
Portuguesa
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net