O que explica o atropelo do Palmeiras sobre o São Paulo

Fonte ge

Uma vitória por 5x0 entre rivais de camisa tão pesada e trajetória importante nos confrontos recentes não acontece por acaso. A variedade de fatores que se somam e formam o cenário visto na noite de ontem no Allianz Parque precisa ser bem pontuada, e nos explicam os ''porquês'' do resultado.

Além da clara necessidade de resposta do Palmeiras diante de seu torcedor, e da natural oscilação de ritmo do São Paulo, que há um mês tirou um peso gigante das costas, há detalhes de parte tática e técnica que pesaram demais na construção da goleada.

Escalações

Abel Ferreira manteve o esquema com três zagueiros e promoveu o retorno de Endrick ao time. ''Flaco'' López saiu. Breno Lopes compôs a dupla de frente com o camisa 9.

Já Dorival Junior não teve Pablo Maia, e escalou Gabriel Neves como ''5''. O restante do time foi o mesmo da última partida, mas com uma mexida no desenho tático. Alisson e Michel Araújo jogaram lado a lado, à frente de Gabi Neves, e James Rodriguez foi o ''falso nove''.

Como Palmeiras e São iniciaram o ''Choque-Rei'' válido pela 29ª rodada do Brasileirão 2023 — Foto: Rodrigo Coutinho

Como Palmeiras e São iniciaram o ''Choque-Rei'' válido pela 29ª rodada do Brasileirão 2023 — Foto: Rodrigo Coutinho

O jogo

O Palmeiras não demorou a descobrir o ''mapa da mina'' de sua expressiva vitória. Sem um volante com maior capacidade de proteção na frente da área e pouca pressão na bola quando os zagueiros palmeirenses a tinham, o Tricolor ofereceu um ''combo'' letal, e que o Verdão soube aproveitar muito bem.

Com passes verticais de Gómez e Murilo para Endrick e Mayke, aproveitando os espaços entre os setores são-paulinos, o Palmeiras construiu as duas jogadas dos gols marcados em 25 minutos. Isso porque o tento de Richard Rios logo no início foi anulado, se não seriam três gols construídos de forma parecida.

Endrick e Veiga se conectavam rapidamente ao receberem nas costas do meio adversário. Breno Lopes era agudo atacando a área e a profundidade. Mayke uma ''bala'' pela direita. E Luan, assim como ocorreu contra o Coritiba, era um ''híbrido'' entre zagueiro e volante.

Como o São Paulo não tinha um atacante enfiado entre os três zagueiros palmeirenses, o camisa 13 dava um ''passo à frente'' em relação a Gómez e Murilo. Matava a circulação de James Rodriguez. Com a bola, também se adiantava, deixando a ''saída de três'' a cargo de Weverton entre seus companheiros de zaga, e induzindo que um meio-campista adversário se adiantasse, gerando espaços às costas.

Breno Lopes comemora gol pelo Palmeiras contra o São Paulo — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Breno Lopes comemora gol pelo Palmeiras contra o São Paulo — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Dorival sacou Gabriel Neves pelo buraco que o uruguaio deixava. Botou Rodrigo Nestor na função inicialmente. Depois perdeu Lucas Moura lesionado e pôs Wellington Rato. Tinha uma equipe perdida para marcar. Sem organização e com intensidade irregular. Um convite para ser goleada.

Com uma posse infértil e poucos movimentos que levassem o Palmeiras para trás, o Tricolor ainda passou a se enervar na reta final da 1ª etapa. E em virtude disso viu Wellington Rato cometer um pênalti bobo em Zé Rafael. Piquerez concluiu, e o 3x0 no placar dava a exata dimensão do domínio palestrino.

Jhégson Méndez foi a cartada do campeão da Copa do Brasil no intervalo. James Rodriguez deixou o campo. David foi centralizado no ataque e Michel Araújo acabou aberto pela esquerda. Mesmo do alto de sua experiência, Rafinha deu mais uma mostra do quanto a equipe visitante estava perdida e descompensada emocionalmente ao ser expulso em um violento e banal carrinho no meio-campo.

Palmeiras x São Paulo, Rafinha foi expulso no segundo tempo — Foto: Mauro Horita

Palmeiras x São Paulo, Rafinha foi expulso no segundo tempo — Foto: Mauro Horita

A torcida palmeirense pode comemorar a retomada da verticalidade e das rotas naturais de ataque que a equipe mostrou ter em tantos jogos nas últimas duas temporadas, mas que pareciam em extinção desde a lesão de Dudu. Criou ainda mais na 2ª etapa em igualdade ou superioridade numérica em campo.

Piquerez e Marcos Rocha desfilaram eficiência e agressividade em um time que não tirou o pé do acelerador nem depois do quinto gol. Destaque também para mais uma boa entrada de Luís Guilherme nos últimos minutos. Mesmo pela esquerda, setor em que não tem o hábito de jogar, foi preciso.

Avalie esta notícia: 6 1
VEJA TAMBÉM
- Após crise e debandada na diretoria, São Paulo reage, vence e encosta no G8
- Cabe no Tricolor? Craque internacional negocia com clubes brasileiros e pode disputar o Brasileirão de 2026
- Crespo alerta para ano difícil e fixa 45 pontos como objetivo inicial do São Paulo em 2026
- Melhores momentos da vitória do Tricolor! Confira os gols e os lances da goleada do São Paulo!
- Vitória do São Paulo!!! Tricolor atropela o Internacional e mantém viva as chances de ir para a Liberta



Comentários

ailton rino grando
0 0
26/10/2023 18:57:18

no 1° tempo foi Rafinha 3 São Paulo 0.

nelson galhardo
0 0
26/10/2023 13:03:59

os jogadores do Palmeiras estavam elétricos estavam iguais ao técnico deles não podemos julgar mais poderia fazer exames de anti doping , tudo é possível neste mundo ,o juiz também estava com a camisa deles por baixo não sei como não expulsou o Luciano ,o negócio está feio.

jonas spinardi
1 0
26/10/2023 12:11:20

Jogar fora pressionando o adversário já está provado que não dá certo. Que time faz isso???? Só o São Paulo!!!! Se não gosta de um jogador, dispensa ele. E para de enrolar o jogador e a torcida, também.

jonas spinardi
1 0
26/10/2023 12:03:45

Respeito profundamente o Dorival Jr. Mas as invenções dele não dá pra aceitar. Se não tem o titular da posição, coloca o reserva imediato. Não tem o reserva imediato, tem o J. Mendes que é da posição. Escalar o James R. como 9, não dá pra aceitar. Perdeu o melhor armador do time e não ganhou um 9. Não tem substituto pro Calleri, muda o sistema tático. Não inventa mais. O São Paulo não sabe jogar sem um centroavante? Muda o Técnico. Jogar pressionando o adversário na casa dele, não da certo.

paulo henrique sampaio bortoluso
1 2
26/10/2023 10:47:32

da pra explicar sim jogadores sem vergonha time medíocre, esse time não ganhou nenhuma partida fora do Morumbi por isso q esta berando a zona de baixo, mostra q a Copa do Brasil qualquer time pode ser campeão até mesmos os mais fracos como já aconteceu, sto André, juventude, Criciúma e outros times q já levantaram o caneco.

aristides bueno
3 0
26/10/2023 10:43:36

A GRAMA SINTÉTICA. UMA VERGONHA. A CREFISA FEZ ESSA GRAMA SINTÉTICA PARA LEVAR VANTAGEM

edvaldo jorge batista dos santos
1 0
26/10/2023 09:56:02

Também não gostei da postura do Rafinha, jogador experiente, com vivência no futebol Europeu, fazer uma falta daquela,no campo adversário. Na minha opinião ele "abandonou o barco" covardemente para livrar-se parcialmente do "vexame", vergonhoso,só consigo entender assim a expulsão desastrada.

edvaldo jorge batista dos santos
3 0
26/10/2023 09:43:57

A única explicação,na minha modesta opinião,é falta de "vergonha na cara"de alguns atletas do time.

reges santos
1 2
26/10/2023 09:30:39

Bom dia. O que explica é o seguinte: Teimosia do Dorival junior. Primeiro Diego Costa não tem condições de ser titular do SPFC. segundo todos criticam mas Maia é o melhor primeiro volante do futebol brasileiro disparado,como Luan não podia jogar,Dorival me entra com Gabriel Neves que não marca ninguém Alisson é um complemento de Maia e não serve para formar dupla com Neves. Dorival está de implicância com Mendes desde quando chegou. Ontem era jogo para povoar o meio de campo de não deixarespaço

aristides bueno
3 0
26/10/2023 09:20:51

CAMPO DE FUTEBOL DO PALMEIRAS É DE PLÁSTICO, LEVAM SEMPRE VANTAGENS... PALMEIRAS, ATLÉTICO PARANAENSE E BOTAFOGO RJ. RIDÍCULO O CAMPO DE FUTEBOL DE PLÁSTICO. PAIS TRO**** L NÃO PRECISA DE GRAMA SINTÉTICA.

sergio gandini
2 0
26/10/2023 09:18:59

Através dos treinos com simulações é que se descobre a posição correta dos jogadores. Porque este infeliz do Dorival CENI não testa o Méndez de lateral direito, e o Rato de lateral esquerdo. Agora goleiro não tem, o único que tinha foi para o Botafogo ( põe na conta do Mico Ceni). É muito sofrimento..

sergio gandini
4 1
26/10/2023 09:13:42

A explicação visível, Rafael é fraco no gol, Rafinha não conseque mais acompanhar as jogadas, Caio num a foi marcador e o Diego é o pior zaqueiro do campeonato, James nunca jogou de centroavante, o Alisson e fraco em todos sentidos dentro do campo, e o Nestor de vez em quando faz algo que presta. Enfim o São Paulo não tem comando técnico..

1983spfc
ouro
1 2
26/10/2023 09:12:59

Bagriel Neves e Bostiel Araújo foderam o SPFC

tarcisio ferreira de lima
1 0
26/10/2023 09:06:12

outra coisa o jogadores não ganharam uma dívida oitenta % dia gols do Palmeiras foi da linha de fundo

ozias bezerra de pula
3 2
26/10/2023 08:10:20

Palmeiras em casa entra com três zaqueiro e o génio do Dorivalcene entra com um zaqueiro e meio, isso so mostra que mesmo arrogante Abel é um bom técnico

ozias bezerra de pula
2 0
26/10/2023 08:04:48

mau escalão, entrar em um jogo desse a onde os caras esatvam mordidos sem nem um volante de marcação é pedir pra perder e feio como foi,jogo pra três zaqueiro ou no minimo dois volantes no meio, entramos sem volates e com um zaqueiro So, Beraldo

marcondes camargo
6 0
26/10/2023 06:45:55

ou o Dorival monta um time para jogar fora igual time pequeno ou rebaixa sabe quê marcar sobre pressão com Alisson e caio Paulista quê não marca ninguém fudeu. mete três zagueiros libera James, Michel Araujo e David

tarcisio ferreira de lima
6 1
26/10/2023 06:43:25

O que aconteceu e que o Caio Paulista não jogou bem o D.Cista jogou muito mau o G. neves não entro em campo o Rato um jogão que só sabe bater falta , o Lucas foi escalado mau ele não joga do lado. ficou completamente perdido em fim o culpado de tudo que aconteceu foi o Liurival

durval pereira
7 0
26/10/2023 06:30:51

PRECISA DE CONTRATAÇÕES PONTUAIS. LIBERTADORES É O OBJETIVO. ONTEM FOI VERGONHOSO.

wil de
8 0
26/10/2023 06:22:57

sem arboleda carreli Pablo Maia e ainda Lucas que não pode jogar sozinho e se machucou o time não joga nada, diretoria tem que contratar e não é pouco

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net