publicidade

Com Jorginho, Bahia tenta se afastar do Z-4 contra o embalado São Paulo

Animados com a vitória contra o Santos, baianos tentarão voltar a vencer em casa, o que não ocorre desde junho. Paulistas tentam manter boa fase

São Paulo de Ney encara o Bahia de Jorginho
(Montagem: Editoria de arte / Globoesporte.com)

Bahia e São Paulo já escreveram três capítulos nesta temporada. Além do confronto válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, foram rivais na primeira fase da Copa Sul-Americana. Apesar de o time comandado por Ney Franco ter levado a melhor nas três oportunidades, as duas equipes voltam a se enfrentar pelo segundo turno do nacional em um duelo que é muito difícil apontar um favorito, neste domingo, em Pituaçu.

Se for observada a situação na tabela de classificação, pode-se até dizer que o time de Ceni, Lucas & Cia. tem mais chance de vencer. Afinal, vem de quatro vitórias seguidas na temporada e ocupa a quinta posição na tabela de classificação, enquanto o adversário está colado na zona de rebaixamento.

O Tricolor paulista até sonhava em entrar no G-4 pela primeira vez, mas a vitória do Vasco sobre a Portuguesa por 2 a 0, no sábado, não vai permitir que isso ocorra nesta rodada.

O time da casa ganhou nova vida com a saída de Caio Júnior e a chegada de Jorginho. Tanto que na quarta-feira, mesmo atuando na Vila Belmiro, os baianos mostraram competência e saíram de campo com a vitória por 3 a 1 sobre o Santos de Neymar e Paulo Henrique Ganso.

Com isso, a alegria voltou. O elenco foi recepcionado com grande festa da torcida no aeroporto no retorno a Salvador. Animado, o Bahia tentará acabar com um incômodo jejum no nacional: não vence uma partida em casa desde o dia 17 de junho, quando bateu o Sport por 2 a 1. De lá para cá, disputou sete partidas, empatou cinco (Coritiba, Atlético-GO, Portuguesa, Corinthians e Internacional) e perdeu duas (Cruzeiro e Flamengo).
A partida terá início às 16h e será transmitida pela TV Globo para os estados de SP, BA (exceto Salvador) e para a cidade de Porto Alegre (RS). Para o restante do país, a opção será o canal PFC, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM também acompanha o duelo em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 15h30.




Bahia: sem muito tempo de trabalho no Fazendão, Jorginho decidiu por manter o time que enfrentou e derrotou o Santos na última rodada por 3 a 1. O treinador comandou apenas uma atividade com os titulares e fez somente uma modificação na equipe: Marcelo Lomba retorna ao gol e Omar vai para o banco de reservas. Assim, o provável é que o Bahia entre em campo com a seguinte formação: Marcelo Lomba; Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel, Diones, Hélder e Zé Roberto; Gabriel e Souza.

São Paulo: satisfeito com o desempenho da equipe que goleou o Botafogo por 4 a 0 na última partida, Ney Franco fará apenas uma alteração na equipe por suspensão, já que Luis Fabiano levou o terceiro cartão amarelo na partida disputada no Morumbi. Cícero será o seu substituto. Mesmo sem estar 100% fisicamente, o goleiro e capitão Rogério Ceni foi confirmado no time, que entrará em campo com a seguinte formação: Ceni; Douglas, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Paulo Assunção, Denilson, Maicon e Jadson; Lucas e Cícero.



Bahia: Ávine realiza fortalecimento muscular, e o lateral-direito Coelho está em fase final de recuperação de uma cirurgia no joelho.

São Paulo: Luis Fabiano está suspenso. Cañete, apesar de recuperado da grave lesão que sofreu no joelho direito, ainda aprimora a forma física. Já Fabrício, que operou o joelho esquerdo, só retorna ao time em 2013.



Bahia: Jussandro, Gabriel, Jones, Souza, Kleberson.

São Paulo: Denílson, Douglas, Jadson, João Filipe, Lucas, Maicon, Osvaldo, Paulo Miranda e Rodrigo Caio.



Márcio Chagas da Silva (RS) apita a partida, auxiliado por Janette Mara Arcanjo (Fifa/MG) e Fabiano da Silva Ramires (ES). Márcio Chagas arbitrou seis jogos no Brasileirão, marcou 225 faltas (média de 37,5 por jogo), aplicou 27 amarelos (média de 4,5 por jogo), dois vermelhos (média de 0,33 por jogo) e dois pênaltis (média de 0,33 por jogo). O campeonato tem média de 4,8 amarelos, 0,25 vermelho, 36,4 faltas e 0,24 pênalti.



Bahia: o atacante Souza voltou a balançar a rede adversária e é a esperança de gol do Tricolor. No último jogo, ele marcou o empate com o Santos e deu o passe para o terceiro, anotado por Gabriel. O Caveirão é o artilheiro da equipe na temporada e o homem de referência no ataque do time baiano.

São Paulo: Rogério Ceni. Desde que se recuperou da grave lesão que sofreu no ombro direito, o goleiro e capitão esteve em campo em todas as partidas da equipe. Foram dez jogos em 30 dias. Neste domingo, ele voltará a jogar no palco de um dos gols que marcou desde o seu retorno. Na vitória por 2 a 0 sobre o Bahia, pela Copa Sul-Americana, o camisa 1 fez o seu de falta.



Jorginho, técnico do Bahia: “Vai ser um jogo difícil contra o São Paulo, até porque eles estão em nossa frente. Vamos correr atrás para tentar vencê-los, mas vai ser difícil”.

Ney Franco, técnico do São Paulo: “O Bahia acabou de ganhar do Santos, possui um artilheiro que é o Souza. O Gabriel, jovem meia, é um dos destaques da equipe no Campeonato Brasileiro. Já tivemos dois confrontos contra o Bahia pela Sul-Americana e foram jogos complicados. No segundo turno, temos de ganhar em casa e beliscar fora para conseguir encostar no pessoal de cima.”



* O São Paulo tem muitas dificuldades contra o Bahia no Campeonato Brasileiro. Nos 11 jogos que disputou em Salvador, a equipe venceu apenas uma vez, em 1971, por 1 a 0.
* O duelo entre as duas equipes costuma ser marcado pelo alto número de gols. Nas 24 partidas realizadas pelo nacional, foram marcados 59 gols, o que dá uma média de 2,4 por jogo.
* Bahia e São Paulo não têm bom desempenho como mandante e visitante nesse Campeonato Brasileiro. O Tricolor da Boa Terra disputou dez partidas, conquistou apenas uma vitória, conquistou seis empates e perdeu três vezes, o que resulta no aproveitamento de 30%. Já a equipe paulista, no mesmo número de jogos, tem campanha um pouco melhor: três vitórias, um empate e seis derrotas, 33,3% de aproveitamento.

* Neste domingo o Bahia completará 77 dias sem vencer no estádio de Pituaçu. Neste período foram disputadas sete partidas.

* Ao lado do Palmeiras, a equipe baiana tem o segundo pior ataque do Campeonato Brasileiro. Foram 18 gols marcados (quatro a mais que o Sport) em 20 partidas disputadas.

* O maior público do Bahia na Série A deste ano foi na derrota para o Flamengo, por 2 a 1. Foram 29.206 torcedores no estádio de Pituaçu



São Paulo e Bahia enfrentaram-se pela última vez no dia 21 deste mês, em jogo válido pela Copa Sul-Americana e realizado no estádio do Morumbi. Com gols de Willian José e Maicon, a equipe de Ney Franco venceu por 2 a 0.

O time da casa teve a seguinte formação: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi (Edson Silva), Rhodolfo e Cortez; Denilson, Cicero, Maicon e Jadson (Willian José 56`); Lucas e Ademilson (Osvaldo). Já o Bahia jogou com: Marcelo Lomba; Diones, Danny Morais, Titi e Victor Lemos; Fahel, Mancini, Zé Roberto e Gabriel (Vander); Lulinha e Junior.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo interessado: Matheus Henrique pode definir futuro em breve
- VAI REFORÇAR O TIME? Zubeldía que contar com craque no ataque da São Paulo na Libertadores
- GANHANDO DESTAQUE! Meia do tricolor ganha destaque e se torna peça chave para Zubeldía


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 1 2

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.