Parece que não existe mais treinos de fundamento no Brasil.
Só intensidade, marcação, tática e toque de bola.
Isso explica pq nosso futebol no Brasil é tão fraco.
Galhardo_no_tricolor
Quando eu digo engenheiro se formar sem saber fazer cálculo é no sentido figurado, poderia dizer enfermeiro que não sabe dar injeção, cozinheira que não sabe fritar ovo.
Hoje para o jogador treinar fundamentos após ser profissional passa mais pela vontade do atleta em melhorar do que do treinador, hoje não é como em 1990, hoje os treinadores tem muito mais a passar e estudar do que antigamente, que era 30% tática e 70% talento, só ver os times que dominaram aquela época, só timaços, hoje em dia até o RB Bragantino da suadeira no grandes.
Jogador que fica após o horario de treino, sim, os jogadores tem cargas horária a cumprir pois também são CLT, somente os fissurados como CR7 e Rogério Ceni, tirando os dois me diga um jogador obcecado em melhorar hoje em dia?
Zubeldia faz o que esta ao alcance dele, e esta fazendo muito bem, se Juan, Ferreira, Luciano, Michel e demais tem o pé murcho cabem a eles focarem em melhorar, pois se não melhorarem o próprio treinador tirando eles do time vai dar a letra do que esta errado.
Cara, de boa, é muita petulância e pretenção sua dizer ao Zubeldia o que ele tem que fazer.
É uma falácia dizer que "jogador sai da base sabendo fundamento". Em qualquer esporte o treino nada mais é que uma repetição, se o cara não repetir ele perde aquela habilidade ou fica ineficaz. Profissionais devem sim realizar todo tipo de treino e quem decide isso é o técnico.
Vamos puxar na memória em 2019 soltaram um vídeo de treinamento de finalização onde os jogadores erravam muito mais que acertavam, um agente de jogador se não me engano do Nestor teria dado uma cutucada na diretoria dizendo que jogador dele não precisava fazer esse tipo de treino e ameaçou tirar ele do clube ou algo do tipo. Na época do Telê não tinha essas picuinhas, o treinador mandava de verdade sem ninguém querer passar por cima das ordens dele, falava até da vida pessoal do jogador. Hoje em dia se técnico fizer isso nosssaaaaaaaaaaaaaaa
Discordo. O cara que não sabe fundamento. Não tem nem que subir pro profissional. Treinador não tem q ensinar fundamento. Isso vem da base
Jogador tbem tem que querer, treinar é da vida. mas os caras pensam nos fones de ouvido, carros, joias....normal. se fossemos nós la talvez fizéssemos o mesmo. O que o treinador tem que fazer é mostrar os caminhos, o resto é com os caras.
Acho que ensinar não é o termo certo, mas treinar sim. Até o Cristiano Ronaldo treina fundamento, imagina um Juan da vida. Normalmente é um treino mais individual, mas tem sim, não sei como acontece no SPFC, mas qualquer time que se preze treina essas coisas básicas.
Isso é função da base.
O calendário não permite nem treinos coletivos, imagina se iria permitir tempo pra ensinar fundamento.
Quem tem que contratar e profissionalizar jogadores que dominam os fundamentos, é o clube e se isso não acontece é falha de observação.
Por fim, o futebol atual não é o de 1992 e futebol não é engenharia.
Me perdoe, Junior SPFC 83, mas você está completamente equivocado. Sou Engenheiro e há sempre novos cálculos sendo renovados. Uso de ferramentas como BIM, de modelagem, cálculos sendo aperfeiçoados. Um exemplo são cálculos modelados para se conhecer melhor as forças de ação dos ventos nas estruturas. Até mesmo evoluiram os cálculos para ventos de sucção. O mesmo aperfeiçoamento se diz respeito à engenharia ferroviária, de pavimentação, aeroportuária. E... O mesmo para técnicos de futebol rsrs. Deveriam, sim, ensinar fundamentos (que os técnicos medíocres da base deveriam ter ensinado aos jovens e não fizeram). Sempre há tempo de corrigir ou aperfeiçoar o que foi ensinado no passado, meu amigo. Isso se chama Melhoria Contínua. Abç
Para isso serve a base, jogador tem que aprender fundamentos lá. No profissional hoje e com o pouco tempo que os treinadores tem não há como fazer isto, hoje é preparação física e treinos táticos.
Querer hoje em dia que treinadores do profissional treine fundamentos a fundo é o mesmo que ensinar cálculos depois que o engenheiro já esta formado e exercendo a profissão.
Tele Santana é incomparável. Hoje, não há no mundo treinador a moda antiga. Técnicos tem aos montes, treinadores não existem mais! Tele era treinador e técnico. Tele era o único que treinava fundamentos e armava um time pra jogar. Sabia fazer isso como ninguém. Embora tenha tido muitos insucessos, mostrou no SPFC que era diferenciado e fez o que fez!
Excelente comentário. TS!!! Viver um futebol com ares do passado hoje é puro saudosismo e romantismo. O que temos hoje são jogadores cabeças de bagre, sem a mínima noção de fundamentos e técnicos preguiçosos que acham que fazer chuverinho para dentro da área é o suficiente. Sequer ensinam fundamentos. O nível caiu absurdamente dos anos 90 pra cá. impressionante!!
Tele Santana ensinou o Cafu a cruzar bolas. Colocava um tambor dentro da área e mandava o Cafu cruzar a bola até acertar dentro do tambor. O Cafu é considerado hoje um dos melhores laterais da história.
São tempos mais românticos do futebol que ficaram para trás, infelizmente. Por mais que os conceitos hoje sejam outros, ainda acredito que o mínimo que um jogador deveria saber são os fundamentos: dominar, passar, chutar, cabecear…
O Juan, por exemplo, subiu para o profissional com deficiências sérias de fundamentos. Um lance marcante foi um gol que ele perdeu porque cabeceou com a nuca ao invés de testar a bola. Isso é pura falta de treinamento.