Jogadores veteranos da Europa podem sim ser muito produtivos aqui. Um time bom precisa mesclar jogadores jovens com experientes. O que deve ser feito é uma análise da situação física do jogador que vem de fora, e principalmente um contrato bem feito e dentro da realidade do clube. Por exemplo pagar 1,5 milhões por um lateral direito de 38 anos (Dani Alves) não tem lógica nenhuma. Outra questão que o clube precisa saber aproveitar é a imagem do jogador, que vem para vender camisas, chamar socio-torcedor.
Concordo com tudo o que você disse menos com o William. Foi um rabo de encruza voltar para o Corinthians naquele momento só por amor a camisa. Não demorou muito e aquela torcidinha fritou o cara.
Ou seja, o Alex Sandro é uma contratação de altíssimo risco...
Em alguns casos a tentativa é valida, o Lucas, por exemplo, voltou numa idade em que ainda pode render em alto nível. Outros exemplos são o Hulk, o Rafinha, o Felipe Melo, o Felipe Luiz e o Suarez, mas eu concordo que a grande maioria volta ganhando salários astronômicos e rendem muito pouco.
O que os clubes podem fazer antes de contratar um jogador mais velho é analisar o histórico de lesões do cara, todos os que eu citei acima não tiveram lesões muito graves durante a sua passagem pelo futebol europeu, o Rafinha foi ter agora jogando no São Paulo, ano passado ele ficou alguns meses fora e agora teve outra lesão que vai tirá-lo de campo por um bom tempo. Acho que isso já seria um bom ponto de partida pra evitar casos como o do James Rodriguez.
Falando apenas do São Paulo. Pra mim, o clube deveria investir parte dessa grana que gasta com esses medalhões pra tentar segurar e valorizar alguns jovens jogadores e buscar jogadores promissores de outros clubes. Ou seja, fazer o São Paulo voltar as suas raízes, pois foi assim que ganhamos todos os títulos mais importantes da historia do clube.
Futebol no Brasil é pura intensidade, muito baixa qualidade técnica. Se vc assistir campeonato europeu e dps assistir o brasileirão vc percebe, os caras aqui não tem qualidade pra um lançamento, erra matada de bola básica, não tem o básico da perna que não é a boa, porém se matam o jogo todo.
E geralmente quem volta pra ca é pq ta sem intensidade ou se machuca demais, ainda que tenha muito mais qualidade técnica não adianta.
Só observar o Juan, vc acha que ele subiu por nivel técnico ou por intensidade? Será que nao existe ngm na base mais técnico?
Por que Calleri passou por 200 times na europa mas não deu certo em nenhum? Ele é raçudo e sabe fazer gol. Mas se não sabe armar uma jogada, da um drible, não joga na Europa, n adianta
Mas Coutinho é 200 vezes superior aos jogadores daqui, porém não vai ter intensidade e se machuca muito. Acho que vai ser tipo o Lucas
Acho q depende muito do cenário e o status q o jogador vem, quando retornam focado, com vontade e vem pra somar com o grupo (e nao pra ser a maior estrela) a maioria dos casos dá certo sim.
Marcelo acabou de ajudar numa conquista inédita do Fluminense, sei nem pq vc falou dele. E o Coutinho tá mais pra um Lucas do que pra qualquer outro q vc citou aí, cara pra chegar aqui e decidir, tem a mesma idade inclusive e a questão de ser cria da base, a diferença é que foi um grande destaque num grande europeu. E pq cê n citou os casos q deram certo? Hernanes msm foi um, tava na China, veio pra cá com 31 anos e deitou, Lucas já colaborou bastante tbm, Payet tá bem no Vasco, entre outros.
a maioria dos casos ai vieram para se aposentar e não tavam nem ai para jogar o wiliam jogou bem tanto q dps q saiu o time caiu muito de rendimento o marcelo ganhou titulo.. até o douglas costa quando botou pra jogar foi bem, a propria torcida do gremio fala, mas o cara só quer festa e vive lesionado. O negocio é se eles querem jogar ou só postegar a aposentadoria, no são paulio da pra ver os dois o lucas q quer jogar e arrebenta e o james q quer postegar pra se aposentar dps da copa por isso só joga na seleção, copa america veremos ele se destacanto, mas aq contra o botafogo de sp o cara é n joga
O único que jogou muito foi o Hulk, mas demorou mais de 6 meses para engrenar, porém ele sempre foi um tanque e o estilo de força dele ajudou o futebol trombador daqui.
Tenho muitas dúvidas do Coutinho, ele sempre começa bem quando troca de time, mas isso dura só meia temporada, depois não sei o que ocorre que ele cai absurdamente de produção.
Sei que vão negativar mas nem Lucas tá deitando e olha que é muito mas muito acima da média
Coutinho é totalmente diferente cara. Cada caso é um caso. Coutinho tem tudo pra voltar a ser um grande jogador. Nem todos vão jogar muitíssimo,mas o Coutinho é muita bola.