publicidade

Base do São Paulo busca afirmação contra o Corinthians

No Tricolor, contratações erradas dão lugar a apostas certeiras na base

Casemiro é um dos símbolos da nova geração do São Paulo (Foto: Gil Leonardi)

Além da importante vitória diante do Ceará, no último domingo, a diretoria do São Paulo comemora outro fato significativo que aconteceu em Fortaleza e era impensado anos atrás. Dos 19 atletas que viajaram, 13 foram formados nas categorias de base do clube.

O sonho do presidente Juvenal Juvêncio está se tornando realidade. Ele almeja, em 2014, trabalhar no profissional com 90% jogadores oriundos do CFA de Cotia, recanto dos jovens são-paulinos. Devido à ousada meta, só este ano oito atletas já subiram para integrar o elenco de Carpegiani. A temporada de 2010 também rendeu bons valores, como Lucas, Casemiro e Bruno Uvini (veja mais nomes na lista abaixo).

Durante a crise em que quase acabou demitido no mês passado, o principal motivo para a permanência de Carpa foi o trabalho com os jovens. Antes dele, Muricy Ramalho e Ricardo Gomes não utilizavam tantos atletas vindos de Cotia.

No entanto, ambos também tinham uma legião de contratados para escalar. Em 2010, a diretoria apostou em 15 reforços, a maioria não deu certo e, hoje, só Xandão e Rodrigo Souto são titulares. Nesta temporada, foram só seis contratações.

– A consolidação desses jovens foi uma grata surpresa e nos fez conseguir esse conforto, com cinco vitórias. Vivemos duas eliminações, mas agora já nos recuperamos. E a garotada foi importante para isso – analisou João Paulo de Jesus Lopes, vice-presidente de futebol do clube.

Contra o Corinthians, o número de jovens pode ser semelhante ao que enfrentou o Ceará, mas um importante não estará. Lucas, que trocou a base do rival pela são-paulina alegando melhores condições de trabalho, está com a Seleção.

Domingo, a garotada quer provar que é capaz de segurar a ponta.
Jogadores da base que tiveram chance nos últimos anos:
2005
Jean, Arthur, Denílson e Chumbinho
2006
Cazão, Allan e Carlinhos
2007
Rafael Lopes, A. Cazumba, Breno, Luan, Serginho, Sérgio Mota, Juninho, Eric, David Oliveira e Thiago
2008
Alex, Fabiano, Léo, Aislan, Wellington, Bruno, Formigoni, Oscar, Mazola, Roniele, Julio Cézar e Pablo
2009
Diogo, Leonardo e Henrique
2010
Bruno Uvini, Alfredo, Lucas Gaúcho, Zé Vitor, Lucas e Casemiro
2011
Leonardo, Henrique Miranda, Luiz Eduardo, Jackson, Rodrigo Caio, Dener, João Felipe e Bruno

Confira um Bate-Bola com Marcos Tadeu Novais dos Santos, diretor das categorias de base

A base tem sido muito mais aproveitada agora do que nos últimos anos. O que fez isso mudar?
O mais importante é a relação entre a base e o profissional. O presidente já tinha essa visão e foi persistente. Quando ele levou o Baresi para o profissional, levou a reflexão de que era possível utilizar a base. Depois desse episódio, melhorou muito a integração.

Antigamente, o discurso da diretoria era que a base não se preocupava com títulos, mas sim em revelar jogadores. Isso continua?
Isso não mudou. O único objetivo é formar atletas. Obviamente que é consequência do trabalho ter títulos. Mas aqui ninguém vai bater um pênalti com medo de ir embora. Não é título que faz jogador, mas é evidente que, quando tem resultado, facilita olhar para a base. As conquistas são importantes, mas o objetivo principal é o de formar atletas.

Com essa base, acha que o clube pode virar auto-sustentável?
Acho que não. Eu entendo que não dá para prescindir do intercâmbio de experiências. Não dá para ter uma visão única.

VEJA TAMBÉM
- VAI PERMANECER? Titular do São Paulo fala sobre propostas para saída do tricolor
- NÃO JOGA MAIS?? Zubeldía explica ausência de James Rodríguez em sua escalação
- Brilho de Ferreirinha e grandes defesas de Rafael. Confira os destaques da atuação do São Paulo na Libertadores


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 2

Comentários (4)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.