O São Paulo sofreu tantos gols no Campeonato Brasileiro de 2010 quanto o Grêmio Prudente, lanterna da disputa. Foram 38 em 26 jogos. Só Atlético-MG (47), Goiás (44), Avaí (40) e Atlético-GO (39) foram mais vazados. A situação ficou especialmente preocupante nos dois últimos jogos. Foram sete gols sofridos – três diante do Goiás e outros quatro para o Grêmio (veja no vídeo ao lado os gols da derrota de 4 a 2, nesta quarta-feira, no Olímpico).
O curioso é que o São Paulo ficou marcado, nos tempos de Muricy Ramalho, por ter uma defesa extremamente sólida. O time segue com bons nomes na zaga. Alex Silva e Miranda são atletas de Seleção Brasileira. Mas o setor perdeu o encaixe. Contra o Grêmio, o técnico Sérgio Baresi testou o sistema de três zagueiros, indo contra a convicção dele mesmo. E não deu certo.
- Tentamos solucionar voltando à linha de três zagueiros. Levamos dois gols de bola parada, e isso não estava no planejamento. Tivemos que correr atrás o tempo todo. Conseguimos empatar, e aí levamos um gol de pênalti que novamente nos tirou da partida – lamentou Baresi.
A visão dos são-paulinos é de que os gols sofridos não são necessariamente oriundos de problemas coletivos.
- A gente precisa minimizar os erros individuais, como em bola parada. Isso, hoje em dia, decide um jogo. Tomamos três gols de bola parada (contra o Grêmio), dois de falta e um em uma penalidade. O mais importante é manter a cabeça tranquila. O São Paulo já mostrou outras vezes que tem poder de reação. Com certeza, vai melhorar – disse o meia Richarlyson.
O zagueiro Alex Silva acredita que os problemas serão resolvidos. E torce para que seja em tempo hábil.
- Temos que ter paciência. É complicado. Estamos tendo desfalques, como o Fernandão agora, o Fernandinho e o Ricardo Oliveira um tempo atrás. Eu mesmo passei um tempo fora. Não estamos conseguindo repetir a equipe. Mas nosso treinador é inteligente. Ele vai acabar acertando isso aí. Espero que acerte em tempo – comentou o defensor.
O São Paulo tenta resolver os problemas já na próxima rodada. No sábado, o Tricolor visita o Avaí em Florianópolis.
VEJA TAMBÉM
- RESCISÃO! Fora dos planos, São Paulo deseja acertar valores e rescindir com volante
- CONFRONTO EM ORLANDO! São Paulo x Cruzeiro na FC Series; onde assistir
- GRANDE NOVELA! Oscar vai ser apresentado nesta terça feira como reforço do São Paulo