Por favor, deixem os moleques do Sub-20 jogarem a Copa São Paulo
Assisti o segundo tempo da final da Copa do Brasil Sub-20, vi a qualidade de alguns jogadores, como por exemplo o Ryan Francisco e o Ferreira. Agora faço um apelo para a diretoria e comissão técnica da base e profissional, deixem esses garotos fora da viagem de “pré-temporada” para os EUA, deixem eles jogarem a Copa São Paulo. Inclusive peguem todos esses jogadores que estão no profissional e estão em idade para jogar a copinha, obriguem a darem um passo atrás e jogarem o principal torneio de base do país.
Sempre que vem com esse papo de que fulano vai subir para se adaptar ao futebol profissional eu já sei que vão queimar o moleque.
Brenner subiu com 17 anos, jogando muito bem no final de 2017, colocaram o moleque em uma fria na arena dos porcos em 2018, ele pegou pressão e ficou simplesmente dois anos inteiros queimado no profissional. Me arrisco a dizer que se ele tivesse jogado a copinha de 2019 com o Antony e Nestor, poderia ter arrebentado muito antes no profissional.
O único jogador que subiu e conseguiu evoluir no profissional que eu lembro foi o Gabriel Sara, mas aí tinha um técnico que sabia trabalhar com os jovens que era o Diniz, o restante é só escola para comodismo e fim de carreira.
Em 2017 o Shailon era o bola da vez da base, seria o camisa 10 da copinha de 2017, foi convocado para a Seleção Brasileira para o Sulamericano sub-20, o Ceni o incluiu de última hora na viagem para os EUA. Resultado: não usou nem um minuto o moleque lá e não deu chances no Paulistão também.
Em 2023 a mesma coisa, Ceni tinha o Rodriguinho e outros jogadores em idade de Copinha, levou todos concentrar com o profissional e o Rodriguinho e cia não ganharam 01 minuto de rodagem no paulistão, a mesma coisa aconteceu esse ano.
O grande exemplo deveria ser o sub-20 de 2018 e 2019, onde os caras entravam com tudo, para ganhar os campeonatos. As belas campanhas nos campeonatos de base naqueles anos fez o SPFC revelar muitos jogadores: Luan, Antony, Gabriel Novaes, Helinho, Tuta, Morato, Fabinho, Wellington, Igor Gomes, Gabriel Sara, Liziero, Toró, Nestor, Diego Costa etc.. todos fizeram grandes campanhas na base e subiram com moral para o time de cima, com vários jogadores se destacando no início da carreira, como Luan, Lizieiro, Helinho(apesar da queda de produção), Antony, Sara, Igor Gomes, Morato(vendido), Tuta(vendido), outros atraindo interesses de outros clubes.
O Antony por exemplo, é o maior exemplo de que o jogador sobe com muito mais personalidade se participar de uma grande campanha na base. Se o Antony ficasse no profissional no início de 2019, o SPFC fatalmente não ganharia a Copinha, visto que foi ele o grande jogador do torneio, consequentemente ele não seria titular na campanha do vice campeonato paulista daquele ano e demoraria mais para mostrar o seu valor. Mas ele voltou ao Sub-20, jogou o fino da bola na Copinha, quando terminou a competição, o time de cima estava só os frangalhos, ele pegou a vaga de titular e colocou embaixo do braço e foi parar na Copa do Mundo 3 anos depois. Agora imagina o Antony sendo reserva do Pato no inicio de 2019, ele teria o mesmo impulso para ser titular naquela temporada?
A diretoria vive falando que a base é para revelar e não para ganhar campeonato. Mas esses anos de vacas magras vocês tiveram uma noção do que é uma base que não ganha, consequentemente ninguém se destaca e não revela jogador.
Se o Zubeldia levar a garotada, vão comer banco dos medalhões, não vão ter minutagem e com certeza estarão perdendo o tempo e desperdiçando meses da carreira.
Então eu imploro, subam os moleques, mas em fevereiro, deixem o Ferreira, Ryan, Igor Felisberto, Negrucci(se tiver idade), rebaixem o Henrique, e deixem eles fazerem uma boa campanha na copinha, assim atrairá atenção e se tiverem futebol, não terá como o técnico de cima barra-los de subirem com autoridade e serem titulares no profissional.