O vídeo de Daniel Alves batucando tantã com o braço em que sofreu uma fratura repercutiu entre torcedores do São Paulo nas redes sociais.
Internamente, o clube entende que o episódio era evitável. Mas o caso também é visto como uma situação normal. Por isso, não houve cobrança da direção ao jogador.
LEIA TAMBÉM: Com clima conturbado, Daniel Alves quer sair do São Paulo
Dirigentes do São Paulo minimizaram a polêmica. Na visão deles, não se pode comparar a ação de tocar um instrumento com os choques de uma partida de futebol.
Mas, afinal, Daniel Alves podia batucar um instrumento?
A lesão do jogador foi uma fratura no terço médio da diáfise da ulna do braço direito. Para corrigir a lesão, a parte afetada no antebraço foi fixada com um placa de titânio e parafusos. O procedimento faz com que o encaixe da fratura fique estável, dando uma sensação de segurança à pessoa.
Por conta disso, o camisa 10 estava liberado para fazer movimento leves, como o de uma batucada. Sofrer quedas, levantar peso ou qualquer trauma mais forte, no entanto, pode reverter o processo.
O prazo biológico para consolidar uma fratura desse tipo é de, no mínimo, quatro semanas. Ou seja, isso só deve ocorrer no próximo domingo, dia 27, quando Daniel Alves completará um mês da lesão.
Por causa da fratura, o meia está fora do jogo desta terça-feira, às 21h30, contra a LDU, em Quito. Ele não viajou com o elenco para o Equador.
A partida é fundamental para o futuro do time na Libertadores. O Tricolor é o terceiro colocado no Grupo D, fora da zona de classificação, e tem situação difícil no torneio.
Defesa e reação
Daniel Alves é defendido pela diretoria, que cita dados de distância percorrida por ele, em média, nos jogos – cerca de 12 quilômetros por partida.
Além disso, cartolas afirmam que na manhã da última segunda-feira, dia seguinte à postagem dos vídeos tocando com amigos, o meia estava no CT da Barra Funda para treinamento. Lembram também que esse comportamento do jogador, classificado como "excêntrico", já era conhecido.
Nesta segunda-feira, Daniel Alves reagiu com ironias às críticas que recebeu.
E a bola?
O planejamento no São Paulo é para que Daniel Alves esteja em campo contra o River Plate, na quinta rodada da Libertadores, semana que vem.
Daniel Alves se lesionou no dia 27 de agosto e teve que passar por cirurgia. Desde então, não jogou mais pelo São Paulo. São seis jogos sem o capitão do time: duas vitórias, uma derrota e três empates.
São Paulo, Polêmica, Daniel Alves, Expectativa, Retorno, Meia, SPFC
VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025