Gestão Amadora x Gestão Profissional - Precisamos voltar a ser referência

Gestão Amadora x Gestão Profissional - Precisamos voltar a ser referência

LocoXico

Postei esse tópico há um tempo atrás, mas hoje é uma discussão que faz total sentido.

A gestão amadora é uma herança pessíma do nascimento do futebol. Por que?

Ainda no século 19, a necessidade de profissionalizar o futebol se deu pelos atletas amadores de camadas mais populares que, para se dedicar ao esporte full-time, teriam que ser remunerados. Uma parcela dos primeiros times foram concebidos nas fábricas, inclusive os mais tradicionais do futebol inglês, como o Arsenal (fábrica de materiais bélicos), Manchester United (operários ferroviários), etc. Para que bons resultados fossem conquistados, era necessário treino e os operários-atletas só praticavam o esporte aos fins de semana. Isso justificou a profissionalização do futebol, mesmo que parcial.

Por outro lado, a gestão dos clubes se manteve amadora, formada apenas por membros das camadas mais abastadas, que viam nos cargos uma forma de prestígio social - e até hoje é assim. Não precisariam de remuneração para exercer o cargo.

A discussão que eu quero trazer é a seguinte:

Isso faz sentido pro mundo de hoje?

Ao meu ver, nenhum. O esporte se tornou um negócio que movimenta grandes cifras e precisa ser gerido por gente competente. Nenhum clube tem uma gestão razoável a partir de status.

O grande passo pro São Paulo se reconstruir e voltar a ser referência é a profissionalização de seu departamento de futebol. Sei que seria algo inimaginável, porém se quisermos ver nosso clube voltar ao topo, acho que essa é a única saída eficiente. Não podemos ficar reféns de pessoas que juram amor ao clube, mas, no fim das contas, se aproveitam da sua posição pra sugar tudo que é possível.

Precisamos cobrar e pressionar a direção para aprovar o plano desenvolvido pelo Instituto Áquila e pelo nosso CEO. Uma das principais - se não a principal - promessa feita pelo Aidar durante a sua campanha foi a profissionalização da gestão do futebol. Isso nada mais é que o futuro. O Aidar seria eternizado na história do tricolor se aprovasse a proposta, mas parece que prefere ser marcado pelas polêmicas e pela sua vaidade, infelizmente. Será que é esse o legado que ele quer deixar de sua gestão?

O clube pertence a sua torcida, e não aos egos de seus dirigentes. Precisamos todos remar em um mesmo sentido para tirarmos o São Paulo dessa situação, com o auxílio de gente competente.

Os jogadores, treinadores, torcedores e dirigentes passam, mas o clube fica.

Avalie esta notícia: 10 0
VEJA TAMBÉM
- FIM DE JOGO! São Paulo começa bem, mas empata o jogo contra o Corinthians
- Corinthians x São Paulo: melhores momentos
- ESCALADOS! Confira a escalação do São Paulo para o clássico de hoje!
- Vidente revela palpite polêmico: quem leva a melhor no clássico Corinthians x São Paulo?
- Corinthians x São Paulo: onde assistir, horário e prováveis escalações do Majestoso pelo Paulistão




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Paulista

Dom - 16:00 - Neo Quimica Arena -
Corinthians
Corinthians
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net