A antiga e muito funcional receita da Ponte Preta na Sulamericana

A antiga e muito funcional receita da Ponte Preta na Sulamericana

Soberano73

Fonte: Blog Painel Tatico por Leo Miranda (globoesporte.com)

Arsene Wenger, o lendário treinador do Arsenal, afirma que o 4-4-2 em duas linhas é o esquema mais racional e fácil porque tem 60% dos jogadores ocupando 60% do campo.

O desenho nasceu na Inglaterra, na década de 1960, e logo virou febre. Nunca mais saiu da moda, como prova a vitória histórica da Ponte Preta hoje.

Nos primeiros 30 minutos, quem dominou foi o São Paulo, no 4-2-3-1 que Muricy vem adotando, com muitas aproximações, toques curtos para explorar a visão de Ganso e Paulo Miranda mais preso como lateral-base.


Muitas vezes era possível ver Denílson na saga, fazendo a "saída de 3", movimento cada vez mais comum que Scolari adotou com Luiz Gustavo na seleção. E assim o São Paulo chegou ao gol, espetando os pontas, marcando no campo adversário e com Maicon auxiliando Ganso na criação.

Mas o tricolor cansou e permitiu a Ponte explorar as laterais. No 4-4-2, a criação de jogadas se dá nas diagonais dos wingers, como Rildo fez no gol de empate, no fim do primeiro tempo.

Muricy viu e agiu certo. Isso mesmo: a entrada de Wellington no lugar de Evangelista não foi retranca, foi uma estratégia para ganhar o meio-campo: ao redesenhar o São Paulo num losango, no encaixe individual de marcação Maicon ficaria livre, e poderia avançar no ataque.


Só não deu certo porque a Ponte voltou mais encolhida e intensa no contragolpe. Quando Elias recebia, Bastos, Rildo e Leonardo avançavam e ofereciam opções de passe. Tudo com tanta velocidade que confundia a marcação do São Paulo.

Depois do segundo gol, o São Paulo teve que se mandar ao ataque. Foi organizado, mas individualmente pecou: chuva, cansaço, dificuldade de passar as linhas…tudo pesou.

Empilhar atacantes também não resolveu, e a Ponte chegou ao terceiro gol e a uma vitória histórica na noite em que Ceni também faz história igualando o recorde de Pelé.

A receita é antiga: 2 linhas compactas, na intermediária, e transição rápida. Lembrou do Bayern contra o Barcelona? Hoje foi São Paulo e Ponte Preta, mas poderia ser o futebol inglês da década de 1980.


Foi com essa tática manjada e que até hoje é difícil de superar que a Ponte fez história contra Vélez e São Paulo e provou que sim, também dá para acreditar.


#VamosPassar
#AvanteMeuTricolor

Avalie esta notícia: 4 5
VEJA TAMBÉM
- Impeachment é nessa semana! Conselho do São Paulo vota processo de impeachment nesta sexta-feira
- Vai sair? Após escândalos na diretoria e problemas de saúde Muricy Ramalho estuda sair do São Paulo
- POLÊMICA: Estreia desastrosa no Paulista expõe tensão e discussão no vestiário do São Paulo
- De saída? Rival monitora impeachment no São Paulo e mira Marcos Antônio
- Crise interna: Empresário de atletas do São Paulo critica liderança após derrota no Paulistão




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Paulista

Qui - 21:45 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
São Bernardo
São Bernardo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net