O atacante Jonathan Calleri fez uso de suas redes sociais para comentar sobre a temporada desafiadora do São Paulo, refletindo também sobre os obstáculos que viveu pessoalmente ao longo do ano. Com resiliência, o jogador afirmou estar preparado para dar a volta por cima em 2026, mesmo após ter enfrentado um período complicado devido a uma grave lesão.
Há pouco mais de sete meses, Calleri passou por uma cirurgia para a reconstrução do ligamento cruzado anterior de seu joelho esquerdo e recentemente completou a fase de fisioterapia. O atacante, que veste a camisa 9, iniciou os trabalhos de preparação física e cumpriu o prazo esperado de recuperação, que normalmente exige, no mínimo, oito meses para um retorno seguro às atividades.
“Não foi o ano que estávamos esperando. Muitas coisas aconteceram e não conseguimos alcançar os objetivos que desejávamos. Mas, como sempre digo, o futebol é uma montanha-russa, e, como a história do clube nos ensina, nos levantaremos novamente e conquistaremos feitos importantes. Pessoalmente, este foi um ano muito difícil, e me doeu passar por uma lesão grave, mas nesses sete meses me recuperei da melhor forma, tanto fisicamente quanto mentalmente, e estou pronto para enfrentar a batalha em 2026. Agradeço a todos pelo constante apoio e tenho certeza de que, se estivermos unidos — Diretoria, Torcida, Comissão Técnica e jogadores — conseguiremos superar os desafios, pois este grupo merece muito”, declarou Calleri.
Durante o Brasileirão 2025, Jonathan teve uma participação relevante, apesar das adversidades físicas que enfrentou. Ele participou de 18 jogos, sendo titular em 14, e deixou sua marca ao marcar três gols e fornecer quatro assistências. Com uma média de 164 minutos para participar diretamente de um gol, Calleri finalizou em média 1,7 vezes por partida, embora apenas 0,4 delas tenham sido no alvo. Ele apresentou uma taxa de conversão de 25% em grandes chances, criou cinco oportunidades e teve uma média de 0,8 passes decisivos por jogo, com 46% de eficiência em duelos.
Com 1,4 faltas sofridas por jogo e uma nota de 6,86 no Sofascore, Calleri evidenciou seu esforço e contribuição mesmo em um ano desafiador. O São Paulo, sob a direção de Hernán Crespo, garantiu uma vaga na Copa Sul-Americana, mas ainda alimenta a esperança de se classificar para a Libertadores, dependendo do resultado da Copa do Brasil, na qual torce para que Fluminense ou Cruzeiro conquistem o título.
Ao finalizar o Brasileirão 2025, o São Paulo terminou na oitava posição, acumulando 51 pontos em 38 jogos, com 14 vitórias, 9 empates e 15 derrotas. A equipe marcou 43 gols e sofreu 47, resultando em um saldo negativo de quatro gols. Na Copa do Brasil, o Tricolor foi eliminado pelo Athletico-PR nas quartas de final, onde, na partida de ida, venceu por 2 a 1, mas foi derrotado por 1 a 0 na volta, e sofreu nova eliminação ao perder nos pênaltis por 3 a 0. No Campeonato Paulista, a equipe também não conseguiu avançar, sendo eliminada pelo Palmeiras nas semifinais, além de não ter avançado nas quartas de final da Libertadores ao ser superada em ambos os jogos pela LDU.
o problema todo é que faz poucos gols é muito caro.