publicidade

Com Gomes, Jean está bem adaptado à lateral

Volante de origem dividiu as escalações entre o meio de campo e a lateral com o treinador são-paulino

Jean, nas categorias de base, foi criado como volante. Mas a necessidade fez com ele fosse testado na lateral direita. Com Ricardo Gomes, desde o ano passado, foram 51 oportunidades como titular em 66 partidas comandadas pelo técnico. Em 33 delas o camisa 2 atuou improvisado. Apesar de não ser o lugar em que ele mais gosta de jogar, é por ali que Jean teve as melhores chances desde junho de 2009.

– Tenho de procurar me adaptar o mais rapidamente possível à lateral, porque muda muito. Não quero ter nenhum tipo de sofrimento para entrosar com o time. Já me adaptei rapidamente outras vezes e estou pronto para encarar essa nova etapa – disse o atleta.

Titular no fim de 2009 e começo de 2010, Jean perdeu espaço com a chegada de Cicinho. Depois de declarar que já se considerava lateral-direito, teve de voltar a brigar por um lugar no meio de campo. Rodrigo Souto foi contratado e tomou conta do setor. Com isso, ele acabou no banco de reservas para ambas as vagas.

Agora, com uma nova oportunidade após a volta de Cicinho à Roma (ITA), é preciso conseguir chegar ao ponto ideal. Então, Jean tem investido no que não sabe fazer. Segundo o próprio atleta, ele tem dificuldades nos cruzamentos, fundamento essencial para a “nova” função dele.

– As características são totalmente diferentes. O principal é a parte de cruzamentos. Preciso melhorar. Como volante, estou mais acostumado do que como lateral. Tenho de buscar a perfeição nas duas funções. Só assim vou conseguir o que eu quero. Quero aprender na lateral assim como aprendi no meio de campo – completou o camisa 2 tricolor.

Para aprimorar os cruzamentos, Jean tem feito treinos específicos. Na última terça-feira, por exemplo, ele ficou mais tempo do que os demais no campo do CT. Ao lado de Hernanes, repetiu muitas vezes o fundamento, no qual, segundo ele, pode ser notado alguma evolução.

Em uma não tão nova função, Jean, até agora, é a aposta de comissão técnica e diretoria, que ainda não encontraram alguém de ofício que chegue para ser titular, para a Libertadores. Ele sabe que precisa se adaptar rapidamente. Mas, se depender do passado recente, quando atuou mais vezes improvisado do que como volante, ele logo estará pronto para corresponder.

Bate-Bola com Jean

LANCENET!: Considera que tem tapado buraco na lateral direita?
JEAN: Isso que faz a diferença no São Paulo, poder ter um grupo, um elenco. Temos de estar preparados para qualquer tipo de situação. As oportunidades aparecem, não sabemos de que modo, mas ela chega. Só estando preparado. Em 2008, de repente apareceu um chance de subir e tive de me adaptar ao estilo profissional e não mais amador, como era até então.

LANCENET!: Acha que outro lateral, de ofício, pode ser contratado?
JEAN: Depende da diretoria, ela quem sabe disso. E também a Ricardo, cabe a ele decidir quem joga. Estou preparado.

LANCENET!: Como você avança menos do que Cicinho, com isso Junior Cesar vai poder avançar mais?
JEAN: Com certeza, às vezes procuramos alternar. Quando ele estiver no ataque, eu fico, aí de vez em quando ficam os dois. As características até são parecidas, mas a parte de cruzamento, por ele estar adaptado, é quase que perfeita. Vou procurar fazer isso também para ajudar o time.

LANCENET!: É bom ter jogadores que atuam em mais de um setor?
JEAN: É mais importante o que faz três, quatro funções em um jogo do que um que faz só uma. O clube tem um elenco em que a maioria tem esta qualidade.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 7

Comentários (7)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.