publicidade

Gilberto Kassab diz que complexo de Pirituba ainda não é opção oficializada

Prefeito de São Paulo reafirmou ter esperança de ver o Morumbi como estádio da capital paulista na abertura da Copa do Mundo de 2014

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), disse nesta quarta-feira, durante visita ao Centro Internacional de Transmissão (IBC, na sigla em inglês), em Joanesburgo, que a ideia da Arena de Pirituba ainda não é, oficialmente, um plano B caso a Fifa, a CBF e o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL) mantenham o veto ao Morumbi como estádio da cidade de São Paulo na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

- Seria uma leviandade assumir aqui um compromisso de ter essa alternativa caso continue o veto ao Morumbi. Se o tempo mostrar que (o Morumbi) é inviável, é evidente que procuraremos alguma alternativa. Não existe plano B, temos apenas o plano do Morumbi. A Fifa, a CBF e todo o mundo têm a dimensão de que a cidade de São Paulo está à altura de receber a abertura da Copa - disse Gilberto Kassab.

Apesar de garantir que a capital paulista tem plenas condições de receber o jogo de abertura da Copa, Kassab disse que não há condições de os governos municipal e estadual investirem recursos públicos no projeto Copa. A falta de garantias de investimento no Morumbi foi justamente o problema que levou a Fifa a não aprovar o projeto de reforma do Cícero Pompeu de Toledo.

- Atenderemos algumas premissas e a principal é que não há hipótese de colocarmos recursos públicos no estádio. Infelizmente, ainda temos na cidade de São Paulo inúmeros desafios, principalmente no campo social, que nos impede de investir no estádio - disse.

Sobre a área no bairro de Pirituba, o prefeito de São Paulo disse que há uma área de cinco milhões de metros quadrados que foi declarada de utilidade pública antes mesmo de o Brasil ser escolhido sede da próxima Copa do Mundo. A utilização do local, no entanto, estaria inicialmente sendo pensado para 2020, quando a cidade receberá a Expo Mundial. Por isso, seria preciso correr contra o tempo para construir um estádio em condições de receber jogos da Copa.

- No local também haverá uma arena multiuso para shows, com capacidade para 50 mil pessoas. Por isso especulam, com razão, que essa arena multiuso poderia ser ampliada para 65 mil pessoas, o que atenderia ao caderno de encargos da Fifa. É um complexo muito grande e se tudo der certo terá seu início em 2011. A estimativa de custo é de, aproximadamente, 3,5 bilhões de reais – explicou Kassab.
O prefeito garantiu que a visita ao IBC nada tem a ver com o pedido de reavaliação do veto ao Morumbi, o que será feito pelo governador Alberto Goldman (PSDB). E, apesar de o IBC da Copa do Mundo de 2014 ter sido previamente designado ao Rio de Janeiro, Kassab disse que, se for preciso, São Paulo poderá receber a instalação, utilizada pela transmissora oficial e pelas estações de rádio e TV do mundo todo.

- Ficou claro que São Paulo tem todas as condições necessárias para receber o IBC. Temos equipamento, tecnologia e recursos humanos. A minha visita aqui não tem nenhuma vinculação ao jogo de abertura. Existe uma comissão coordenada pelo governador que trata dessa questão. Vim conhecer a infraestrutura, um pouco da logística, conhecer os estádios para nos preparamos da melhor maneira possível para realizar a Copa - pontuou.

VEJA TAMBÉM
- DESISTIU!? Wendell pressiona Porto para saída; São Paulo se irrita com falta de colaboração na negociação
- ALVO NA MIRA! São Paulo busca novo lateral devido lesões de Moreira: briga com Atlético-MG por reforço
- Papel principal: São Paulo apresenta Muricy para unificar estilo de jogo no clube


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 9 4

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.