publicidade

Saiba quem são os 10 técnicos que mais comandaram o São Paulo na história

O São Paulo Futebol Clube, um dos maiores clubes do mundo, é conhecido por sua rica história e trajetória repleta de conquistas, em território nacional e internacional. Desde sua fundação, em 1930, o clube se destacou não apenas por seus jogadores, mas também por seus técnicos, que desempenharam papéis fundamentais na formação de equipes vencedoras, tanto que algumas equipes levam o nome do comandante como referência, como o “São Paulo do Telê”, ou o time tricampeão do Muricy.

Na temporada 2024, a torcida tricolor voltou a se conectar com um treinador, Luis Zubeldía, que devolveu ao clube o bom futebol e a intensidade, seja do time, seja do próprio comandante à beira do campo, que cativou a torcida que conduz, tanto que em vários palpites dos jogos de hoje em dia, as análises olham para a organização tricolor como um diferencial.

Veja os 10 treinadores que mais comandaram o São Paulo:

Enquanto Zubeldia busca eternizar seu nome na história do clube, alguns treinadores já são figuras emblemáticas, que marcaram gerações de torcedores, pelas equipes formadas, nível de atuação e até identificação com o clube.

Saiba quem são os dez técnicos que mais dirigiram o São Paulo, com suas contribuições e legados:

1 - Vicente Feola

Jogos: 555
Vicente Feola é uma das figuras mais emblemáticas da história do São Paulo. Comandou a equipe em fases gloriosas, se destacando pela habilidade em unir o clube e implementar uma filosofia de jogo consistente para a época em que o clube ainda estava se estabelecendo.

2 - Muricy Ramalho

Jogos: 474
Muricy Ramalho é um dos técnicos mais vitoriosos da história do clube, tendo conquistado títulos importantes, incluindo três Campeonatos Brasileiros consecutivos (2006, 2007 e 2008). Conhecido por sua personalidade forte e por criar equipes competitivas, é adorado pela torcida e lembrado como um dos grandes líderes da história Tricolor.

3 - José Poy

Jogos: 422
José Poy, ícone da década de 1960 e 1970, é lembrado por sua visão tática e pela capacidade de montar elencos fortes. Ele levou o São Paulo ao título Paulista de 1975, o que poucos palpites para o futebol brasileiro da época previam.

4 - Telê Santana

Jogos: 410
Telê Santana é um dos mais reverenciados treinadores do futebol brasileiro. Comandou o São Paulo em 10 títulos, isso mesmo, DEZ. Entre eles, Libertadores e Mundial Interclubes consecutivos, em 1992 e 1993.

5 - Cilinho

Jogos: 249
Cilinho ficou marcado por sua capacidade de trabalhar com jovens talentos e formar equipes competitivas. Durante sua gestão, ele promoveu jogadores que se tornaram ídolos do clube e conquistou dois paulistas importantes, marcando seu nome na história.

6 - Joreca

Jogos: 172
Joreca é conhecido por seu trabalho à frente do clube em um período de transição, na década de 40, quando trouxe a experiência necessária para consolidar o Tricolor como um dos maiores do país. Levou 3 paulistas..

7 - Rubens Minelli

Jogos: 166
Rubens Minelli teve passagens marcantes pelo São Paulo e é lembrado pela sua tática sólida e por levar o time a conquista do Brasileirão de 1977, consolidando a cultura vencedora no clube.

8 - Carlos Alberto Silva

Jogos: 154
Carlos Alberto Silva foi responsável por momentos importantes na história do São Paulo, com dois títulos estaduais, em 80 e 89. Sua visão de jogo e capacidade de motivar os jogadores foram chaves para o sucesso de suas equipes.

9 - Osvaldo Brandão

Jogos: 141
Osvaldo Brandão é um nome que ressoa entre os torcedores mais antigos. Com um estilo de jogo que valorizava a técnica e a disciplina, ele deixou sua marca em uma época de grandes exibições, levou apenas o Paulistão de 1971.

10 - Rogério Ceni

Jogos: 114
O ex-goleiro e maior ídolo da história do clube, Rogério Ceni assumiu o comando do São Paulo após uma carreira brilhante como jogador. Sua conexão com a torcida e a experiência acumulada ao longo dos anos como atleta já traziam uma perspectiva diferente ao seu trabalho como técnico. Como treinador, não conquistou títulos em suas duas passagens, mas certamente voltará um dia.

10 - Paulo César Carpegiani

Jogos: 114
Empatado com Ceni, Paulo César Carpegiani é um dos grandes treinadores da história do futebol brasileiro, passou pelo São Paulo após dirigir a Seleção Paraguaia, em 1999, com polêmicas, e voltou em 2010, mudando o estilo de jogo, tornando o tricolor ofensivo como não se via em temporadas passadas.

VEJA TAMBÉM
- RETORNO DE EMPRÉSTIMO! Volante tem grande desempenho em rival e vira opção em retorno ao Tricolor
- Ex-técnico do SPFC é tricampeão no México, faz história e vira ídolo máximo
- BARCA TRICOLOR? São Paulo adia renovações e deixa atletas perto de se tornarem livres


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 18 0

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.