publicidade

São Paulo vê geração sub-17 extraordinária, lapida joia artilheira e quer subir três do sub-20

O São Paulo acredita que tem uma geração sub-17 "extraordinária" no CT de Cotia, como há tempos não se via. A avaliação é do diretor de futebol, Carlos Belmonte, em entrevista exclusiva ao ge . Ryan Francisco, que marcou incríveis 39 gols em 32 jogos, puxa a fila.

– O Ryan é um jogador extraordinário, uma joia, artilheiro nato, um jogador com uma facilidade em fazer gols. E isso é uma característica que não é tão comum em um jogador, em fazer tantos gols como tem o Ryan. É uma joia que vamos lapidando, vai trabalhando. Ele deve fazer parte do grupo da Copa São Paulo do ano que vem, depois vai começar a ter oportunidades aqui (no CT da Barra Funda). A gente não quer queimar etapas nenhum desses jogadores – afirmou Belmonte.

+ Siga o canal ge São Paulo no WhatsApp

Belmonte fala sobre o trabalho feito nas categorias de base

Nesta quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), o atacante de 16 anos terá a missão de comandar o Tricolor na primeira partida da semifinal do Campeonato Brasileiro sub-17, diante do Flamengo, fora de casa.

Mais do São Paulo : + Dorival espera que Lucas fique no clube para 2024 + Quem é o melhor treinador do Brasil? Veja a opinião de Dorival Jr. + E o Erick? Saiba como está o primeiro reforço para 2024

Ryan Francisco é o destaque do sub-17 do São Paulo — Foto: Rubens Chiri

Ryan Francisco é o destaque do sub-17 do São Paulo — Foto: Rubens Chiri

Ryan Francisco, porém, não tem conseguido esse sucesso sozinho. A comissão técnica e diretoria das categorias de base entendem que no atual elenco cerca de seis jogadores têm plenas condições de chegar ao profissional em um futuro próximo.

– Temos o (Marques) Rickelme, que teve uma lesão na Seleção agora... É um lateral-esquerdo muito bom, com as características, claro, salvo às proporções, do Serginho, que jogou aqui no São Paulo . Muita técnica, velocidade... A gente tem o William Oliveira, um jogador extraordinário, a gente renovou também com ele. A gente vê nele um jogador diferente, com muita força, jogando pelo lado direito, às vezes pela esquerda – comentou o diretor de futebol.

– Tem o Felisberto, o Fumaça, um volante de Seleção. Enfim... Temos muitos jogadores de qualidade. Vamos trazer esses jogadores para a transição, com calma na próxima temporada, vão participar de treinos com o time principal. Mas não temos convicção de que vão ficar em 2024 no time de cima. Vamos sentir treino a treino – acrescentou.

William Oliveira é um dos destaques do sub-17 do São Paulo — Foto: Rubens Chiri

William Oliveira é um dos destaques do sub-17 do São Paulo — Foto: Rubens Chiri

Nos últimos anos, Cotia tem sido um celeiro de jogadores para o time profissional. O atual elenco comandado por Dorival Júnior tem quase 50% dos jogadores revelados nas categorias de base.

Para seguir com essa identidade, o São Paulo garante que tem todos os contratos regularizados e vínculos longos com as principais joias. A expectativa é de que não só o sub-17 gere frutos, mas também as categorias inferiores.

– Temos duas gerações extraordinárias aqui no São Paulo . Podem esperar. Não é uma avaliação minha, é do Biasotto (Marcos Biasotto, dirigente da base) e do pessoal todo de Cotia. Vemos seis ou sete jogadores com chance de subir para o profissional. Temos duas gerações extraordinárias aqui no São Paulo . Podem esperar – completou Belmonte.

E o sub-20?

A última categoria antes de subir para os profissionais também tem sido bem observada pela diretoria da Barra Funda. Em 2024, inclusive, pode ser que três atletas sejam aproveitados por Dorival Júnior.

O favorito a subir e ficar no elenco principal é Talles Wander. O atacante, artilheiro do São Paulo na Copinha deste ano, manteve a regularidade e já soma 21 gols em 33 jogos em 2023. O volante senegalês Iba Ly e o zagueiro Ythallo também têm grandes chances.

Os gols de CSP 0 x 4 São Paulo, pela 2ª rodada do grupo 17 da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023

– Talles Wander tem feito muitos bons jogos e está com média altíssima. A gente acha que ele vai subir para ser observado. O Iba Ly também, um segundo volante, africano, tem crescido muito no sub-20. O Ythallo já tem estado com a gente, evoluído muito – comentou Belmonte.

Enquanto aguardam suas chances no time principal, os garotos seguem reforçando o time sub-20, há 18 jogos invicto no Paulistão da categoria.

+ Leia mais notícias do São Paulo

?? Ouça o podcast ge São Paulo ??

+ Assista: tudo sobre o São Paulo no ge, na Globo e no sportv


VEJA TAMBÉM
- Cruzeiro x São Paulo: Onde assistir
- Zubeldía destaca desempenho do São Paulo mesmo após eliminação na Copa do Brasil
- Zubeldía destaca desempenho do São Paulo mesmo após eliminação na Copa do Brasil


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 30 1

Comentários (15)
12/10/2023 22:16:14 MarcosYuji

Maravilha! Não como vencermos campeonatos sem o talento dos jovens da base

11/10/2023 22:40:26 diogodelsantos

Neymar começou a jogar no Santos com 16 ou 17 anos sendo o melhor do Santos...Endrick do Palmeiras com 17 anos e está voando!
No São Paulo a pessoa tem q ter 23 anos para não queimar etapas..

Porra..menino está voando?? Põe para treinar nos titulares, tem talentos que tem a dar asas desde cedo mesmo...deixa o menino jogar.
Concordo que não pode ser todos, mas esses jovens destaques tem q iniciar mais cedo mesmo a treinar no profissional.
Olha o Kaká, o Lucas...com 18 anos já era titular e melhor do time.

Perdemos grandes jogadores assim, por esperar demais..como Casemiro, Oscar, Lucas Perri entre outros

prata
11/10/2023 20:50:09 murphy

A base ajuda muito a incorpar o elenco.

bronze
11/10/2023 20:20:12 Karakakiko

Oscar saiu do SP porque não deixavam ele atuar entre os profissionais.
O Casemiro foi mesma coisa.

Esperamos q essa diretoria realmente leve os garotos para o profissional!

bronze
11/10/2023 19:49:46 Karakakiko

Lukkas32 vc tem razão. Isso acontece por dois motivos:

O primeiro é que esses jogadores q vc citou são todos a sobra da geração deles. Não são os melhores, mas simplesmente medianos, que dá pra aproveitar. Os melhores já subiram para o profissional e foram negociados.

O segundo ponto é que o futebol hoje é muito físico. Essa qualidade técnica q vc citou tem que ser formada anos antes, e depois simplesmente aprimorada. Aí quando chega nessa idade, em cotia, os jogadores se dedicam muito ao treino físico, porque o futebol moderno exige.

11/10/2023 16:12:15 Lukkas32

Não sei o que essa garotada faz o dia inteiro na base, pois quando sobem não sabem bater na bola, não sabem usar o pé fraco, realmente não entendo.

Alguns exemplos:
- Antony que subiu com o pé fraco nível amador
- Wellington que é lateral mas não sabe cruzar
- Juan que é atacante mas não sabe nem chutar nem passar

O único jogador que saiu da base pronto sabendo bater na bola ultimamente foi o Pablo Maia.

Qual o sentido de ficar 5 anos treinando se não aprende fazer o básico?

11/10/2023 15:23:31 Porfirio Moura Teixeira

boa parabéns é isso aí esse William joga muito moleque com muito potencial

11/10/2023 15:11:58 Nelson Galhardo

do Caio menino bom de bola foi prá seleção ser machucou deve ter um ano não volta ninguém fala dele ou foi vendido ou emprestado ,a seleção tinha que indenizar o São Paulo pelo walce,Caio e outros .

bronze
11/10/2023 14:57:54 TS

O Belmonte tá falando demais. Vai chegar um monte de urubu pra assediar esses moleques: empresário, clubes estrangeiros, imprensa, maria chuteira...

Muito assédio pode mexer com a cabeça de moleque novo.

O negócio é trabalhar quieto.

11/10/2023 14:03:45 Reges Santos

Boa tarde. Seria possível proibir o Carlos Belmonte de falar?

11/10/2023 11:54:49 Gui Barbearia

antes de contratar, tem que testar a base na posição, a maioria das vezes contrata jogador que tem o futebol igual ou inferior aos da molecada, e vem com um salário altíssimo e fazendo corpo mole... a mulekada quer mostrar serviço, estão com sangue nos olhos e salário baixo... exemplo do Zé roela... qualquer um da base é melhor que ele... outro exemplo é o Mendes... tanto no profissional quanto na base, já está cheio de volantes, muito bons por sinal, para que foram contratar ele?

11/10/2023 11:25:26 Carlos Constantino

tenham coragem, coloquem pra jogar, outros times teriam a coragem de fazer isso.

11/10/2023 09:37:32 Joao Filho Campos

tem que subir!

11/10/2023 08:49:35 fernando mauro Loosli

E o caio?

11/10/2023 08:18:11 Felipe Ferreira

e o king faisal?

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.