A CBF divulgou nesta sexta-feira o áudio e imagens da análise que o VAR fez no lance que originou o primeiro gol do Fluminense na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no último domingo, no Maracanã. O Tricolor paulista reclama de um possível erro do árbitro Paulo Cesar Zanovelli. A reclamação do São Paulo é por que, no entendimento do clube, a jogada deveria ter sido interrompida, já que o árbitro não marcou a falta do atacante Calleri - e, sim, deu a vantagem - e, na sequência, Thiago Silva colocou a mão na bola para bater uma falta que não tinha sido marcada. Paulo Cesar Zanovelli chegou a ir ao monitor por recomendação do VAR para assistir à jogada, mas validou o gol.
Nas imagens divulgadas pela CBF nesta sexta, Zanovelli é questionado pela equipe que está na cabine do VAR e descreve como viu o lance. Ele afirma que percebeu a falta de Calleri, mas que decidiu pela vantagem: – Para mim, disputa de espaço entre Calleri e Thiago (Santos). Calleri segura o Thiago, eu dou vantagem da falta do Calleri. Era falta para o Fluminense. Um dos auxiliares reforça para o árbitro que Thiago Silva, por entender que tinha sido marcada a falta, coloca a mão na bola para pará-la e reiniciar a partida.
O VAR então sugere que Zanovelli revise o lance no vídeo. Enquanto vê o lance, o árbitro reforça que viu a falta de Calleri. Quando Thiago Silva coloca a mão na bola, Zanovelli se contradiz: – Eu ia dar a vantagem, o jogador (Thiago Silva) para e bate a falta. Eu dou sinal de falta. Deixa rolar, eu falo agora. Vamos seguir. Eu dei a vantagem, eu segui. É gol legal, tá, Igor (Junio Benevenuto, o VAR)? – afirma, antes de se afastar do monitor.
O São Paulo também registrou um ofício de reclamação por causa da arbitragem do último domingo. O técnico Luis Zubeldía chegou a falar sobre o lance em entrevista coletiva depois da partida válida pelo Campeonato Brasileiro. – O capitão deveria falar porque havia confusão. Se o árbitro não apita como vai permitir que o Thiago toque com a mão. Depois voltou a ver as imagens. Se dá vantagem, dá de costas para as jogadas e Thiago coloca a mão. Foi ver ao VAR e não sei o que falta. Não apitou. Como cobrou a falta se estava de costas?
VEJA TAMBÉM
- FIM DE JOGO! São Paulo persiste, empata com o Atlético-MG e garante vaga na Libertadores
- OLHO NA TABELA! Após empate, São Paulo se solidifica no G7; Confira
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo