publicidade

São Paulo encara Flamengo para se distanciar do perigo

A rotina de vitórias e tranquilidade do São Paulo nestes últimos anos pode acabar em 2009. Neste domingo, às 16 horas (de Brasília), o atual tricampeão nacional entra em campo para duelar com o Flamengo e tentar fugir da ameaça da zona de rebaixamento. Do outro lado, o Rubro-negro carioca sonha em vencer no Morumbi para alcançar o G-4 do Campeonato Brasileiro.

Depois da derrota na rodada passada, o time de Ricardo Gomes precisa derrotar a equipe visitante para não correr o risco de encerrar o fim de semana na área de perigo. O treinador, por sinal, alerta que a prioridade do momento é pensar na reabilitação.

"O São Paulo entra em qualquer competição pensando no título, mas meu discurso hoje é de recuperação", avisou o treinador, que não teme a área da degola. "Nós pensamos na recuperação, e não na zona de rebaixamento. Seria algo incômodo, mas é muito cedo para ficar preocupado com isso. Independente da posição na tabela, o importante é a diferença de pontos para o primeiro colocado. Se estivéssemos muito longe, seria mais complicado".

O São Paulo tem apenas dez pontos no Brasileirão, enquanto o líder Internacional aparece com 20. Já o Flamengo, que possui 14, quer alcançar o bloco de classificação para a Copa Libertadores, mas sem se iludir com a má fase do time da casa.

O histórico de conquistas dos donos da casa é o que mais preocupa os flamenguistas. O técnico Cuca foi o primeiro a alertar sobre o bom desempenho do Tricolor no sistema de pontos corridos.

"O São Paulo pode até não estar em uma boa situação na classificação, mas mostrou que é muito forte no Brasileiro. E ganhou o título nos anos anteriores, muitas vezes invertendo situações que pareciam complicadas. Com certeza, eles querem repetir esse histórico, começando pela vitória sobre o Flamengo", alertou.

Os jogadores do Rubro-negro concordam com o treinador quando o assunto se refere aos perigos que enfrentarão na capital paulista. "O adversário sabe explorar muito bem o fato de conhecer o Morumbi e de estar acostumado a jogar lá. Eles tocam bem a bola e procuram administrar o jogo até o momento certo de tentar o gol. Não são afobados e não ficam pressionados com o fato de serem os anfitriões. Por isso, eles têm conseguido sucesso no sistema de pontos corridos. Temos que tentar impor o nosso estilo e dificultar esse toque de bola deles", receitou o ala Leonardo Moura.

Já a atenção pelo lado do São Paulo se volta para um jogador bem conhecido no clube, o atacante Adriano, que defendeu o Tricolor paulista no ano passado. "É sempre muito difícil marcá-lo, pois tem boa técnica, força e finalização. Precisamos de total atenção, porque ele não pode ter espaço. Esperamos que não faça um de seus melhores jogos", comentou o técnico são-paulino, que faz mistério sobre a escalação que colocará em campo.

O zagueiro André Dias cumprirá suspensão automática e será substituído por Renato Silva. Ricardo Gomes chegou a testar a equipe com três defensores, mas deverá manter a tática no 4-4-2. Já Washington perdeu seu lugar no time para Hugo, que será improvisado ao lado de Borges.

Na ala direita, Zé Luis também foi sacado pelo comandante, e Arouca será improvisado no setor. A outra novidade que deve ser promovida é a entrada de Jean no meio-campo, desbancando novamente Jorge Wagner.

Já o Flamengo está desfigurado para a partida. Além do meia Ibson, que se desligou do clube para se reapresentar ao Porto, Cuca não poderá contar com Toró, que tem uma lesão na coxa esquerda e foi vetado pelo departamento médico. Também não jogam o meia Kléberson, que foi expulso no triunfo sobre o Vitória, e nem o atacante Emerson, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo no mesmo jogo.

Outro suspenso é o zagueiro Aírton, punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de sua expulsão na goleada de 5 a 0 sofrida para o Coritiba. O último problema apareceu na lateral esquerda, com Juan ficando fora por conta de lesão no joelho direito.

Com tantos problemas, Cuca vai manter o esquema com três zagueiros, com Ronaldo Angelim formando trio com Welinton e Fabrício. Willians fica mais preso na marcação no meio-campo, que teria como responsáveis pela criação Leonardo Moura e Zé Roberto. Neste cenário, Everton Silva entra na lateral direita e o meia Éverton fará a ala pela esquerda. O chileno Fierro deverá atuar mais adiantado, formando dupla de frente com Adriano.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO x FLAMENGO

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 12 de julho de 2009 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Erich Bandeira (Fifa-PE)

SÃO PAULO: Denis; Arouca, Renato Silva, Miranda e Junior Cesar; Eduardo Costa, Jean, Hernanes e Marlos; Hugo e Borges
Técnico: Ricardo Gomes

FLAMENGO: Bruno; Welinton, Fabrício e Ronaldo Angelim; Everton Silva, Willians, Leonardo Moura, Zé Roberto e Éverton; Fierro e Adriano
Técnico: Cuca

VEJA TAMBÉM
- ATITUDE RUIM? Caio Ribeiro critica postura do São Paulo diante do Botafogo
- Erro da Globo durante a trnasmissão Botafogo x São Paulo revolta torcedores
- NÃO GOSTOU! Rafael, do São Paulo, responde atacante do Botafogo após acusação de cera


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 8

Comentários (4)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.