Pela primeira vez como técnico do São Paulo, Ricardo Gomes comanda a equipe longe do Morumbi à s 16 horas (de BrasÃlia) deste domingo contra o Coritiba. E já herda uma estatÃstica preocupante: o time não vence fora de casa há mais de três meses. Como compensação, o Tricolor está invicto no Couto Pereira há 11 anos.
Muito da derrocada do time que estava nas mãos de Muricy Ramalho se deve aos resultados ruins atuando nos estádios dos adversários. A última vez que o clube somou três pontos em uma arena rival foi em 25 de março, quando superou o Noroeste por 2 a 1, em Bauru, ainda pela primeira fase do Paulista.
Desde então, o retrospecto é muito ruim. Em sete jogos, foram dois empates e cinco derrotas - menos de 10% de aproveitamentos dos pontos disputados. Sem estar no Morumbi, o atual tricampeão brasileiro perdeu duas vezes para o Corinthians no Pacaembu, um válida pelas semifinais do Estadual e outra pelo Brasileiro.
Além disso, o time foi superado por Independiente de MedellÃn, na Colômbia, e Cruzeiro, no Mineirão, ambos pela Libertadores; e Fluminense, no Maracanã, na estreia no Brasileiro. Só somou pontos com dois empates sem gols em duelos do Nacional, contra o Palmeiras, no Palestra Itália, e o AvaÃ, na Ressacada.
Ciente do desempenho muito abaixo do esperado, Ricardo Gomes promete ensinar seus comandados a não se intimidar mesmo no campo adversário. Mas já se antecipa: isso dificilmente será visto neste fim de semana na visita que o São Paulo fará ao Paraná.
"Tem que jogar fora de casa quase da mesma forma como joga dentro. Não vou exigir isso agora, mas em um futuro próximo quero ver o time se impor dentro e fora de casa", previu o técnico, que vê seus atletas já com alguma lição aprendia. "Não podemos deixar espaços. Temos que cortar a jogada o mais rápido possÃvel, recompor atrás da linha da bola e estar sempre bem na defesa", receitou o lateral esquerdo Junior César.
A expectativa no Morumbi é de um Coxa ofensivo, disposto a repetir o futebol da goleada por 5 a 0 aplicada no Flamengo neste Brasileiro, no Paraná. A seu favor, o Tricolor conta com uma invencibilidade de cinco jogos no Couto Pereira - destes, só não venceu o último, quando ficou no 2 a 2 no Brasileiro de 2008. A última vez que perdeu no estádio do Coritiba foi nos 2 a 1 do time da casa sobre a equipe comandada por Mario Sergio em 18 de outubro de 1998.
Ao longo da história, o retrospecto são-paulino também é bom. Em 35 duelos dos dois clubes, os paulistas venceram 17, perderam dez e empataram oito. Destes, 30 foram válidos pelo Brasileiro, com 14 deles terminando com triunfo tricolor, oito com alegria alviverde e outros oito com placar igualado. Em Curitiba, o time da casa somou três pontos em sete dos 16 confrontos disputados - o São Paulo venceu seis e empatou três.
Os números, porém, nem são levados em conta por Ricardo Gomes. O ex-zagueiro, que já comandou o Coritiba em 2001, ressalta apenas a qualidade de seu adversário. "Conheço mais o Coritiba do que o Náutico (time vencido por 2 a 0 na estreia do substituto de Muricy Ramalho). É um time que teve um inÃcio difÃcil, mas tem excelentes jogadores. Vai ser um jogo durÃssimo, decidido no detalhe", apostou o novo chefe.
VEJA TAMBÉM
- EUROPA INTERESSADA! Saída de Pablo Maia ganha força nos bastidores do São Paulo
- DECIDIU VENDER! Com clubes do exterior interessados, São Paulo define valor para vender Ferraresi
- ESTREIA! Cruzeiro x São Paulo: onde assistir