publicidade

Reforço do São Paulo, confira a trajetória e números de Nikão nas últimas temporadas pelo Athletico-PR

Nikão tem tudo para ser anunciado como o mais novo reforço do São Paulo. O time paulista aproveitou uma divergência burocrática na negociação do jogador com o Internacional, agiu rápido e ficou perto de fechar com o meia-atacante de 29 anos.



LEIA TAMBÉM: Entenda por que Inter e Nikão romperam de última hora, e jogador ficou livre para o São Paulo


A equipe tricolor tinha interesse no atleta, que ficou livre no mercado após 31 de dezembro, data em que acabou seu vínculo com o Athletico-PR, o qual defendeu desde 2015, mas viu as tratativas entre ele e o time gaúcho avançarem. Aparentemente, as condições coloradas eram um pouco melhores para o jogador que as tricolores.

No entanto, após o São Paulo praticamente dar como perdida a disputa, uma divergência entre o estafe de Nikão e o Internacional em relação ao contrato não foi superada, e o negócio caiu entre a noite dessa sexta-feira (7) e a madrugada deste sábado (8).

O agente do atleta reforçou o pedido por um valor maior na sua comissão pelo negócio. A postura irritou o departamento de futebol do clube gaúcho, que então encerrou as conversas.

Agora, o clube paulista trabalha para acertar todos os detalhes e pode concretizar a contratação a qualquer momento, em um contrato que deve ter a duração de quatro anos. Do elenco, Nikão conhece Pablo, onde formou parceria até dezembro de 2018, quando o atacante foi anunciado pelo Tricolor Paulista.

Com a camisa do Furacão, o meia-atacante disputou 314 jogos, marcou 49 gols e deu 47 assistências (contando amistosos). Considerando apenas competições oficiais, são 305 partidas e 47 gols, sendo 21 em jogos mata-mata e 30 quando o time empatava ou perdia por um gol de diferença.

Se tudo der certo, Nikão será o quarto reforço do São Paulo para 2022. Até o momento, o clube fechou com o goleiro Jandrei, ex-Santos, o lateral-direito Rafinha, ex-Grêmio, e o meia-atacante Alisson, também ex-Grêmio.

A trajetória e os números de Nikão nas últimas três temporadas:

Nikão foi anunciado pelo Athletico Paranaense em janeiro de 2015, assinando contrato por três temporadas. Antes, já tinha passado por clubes como Palmeiras e Santos na base, além de Atlético-MG, Vitória, Bahia, América-MG e Ceará no profissional.

Em 2019, o meio-campista iniciou o ano renovando seu contrato com o Furacão até o final de 2021. Além disso, fez parte da equipe que conquistou da Copa do Brasil, além de ter sido campeão da Copa Suruga Bank, no Japão. Além disso, esteve na seleção do Brasileirão daquele ano.

No entanto, Nikão ainda sofreu com lesões em 2019 e perdeu a reta final do torneio nacional. O jogador havia passado por um procedimento cirúrgico para corrigir um desvio de septo. Ao todo, foram 42 jogos com seis gols e quatro assistências.

O meia encerrou o ano de 2020 como o jogador com mais participações diretas em gols rubro-negros com nove gols e sete assistências em 38 partidas. Nessa temporada, o Rubro-Negro conquistou apenas o Campeonato Paranaense.

Mas foi em 2021 que Nikão viveu sua melhor temporada no Furacão. Ele foi fundamental no ano e na conquista do segundo título do clube da Copa Sul-Americana. Inclusive Nikão quase ficou de fora da final contra o Inter por um problema no tornozelo, no entanto, acabou participando das duas decisões.

No ano passado, o meia-atacante entrou em campo por 51 vezes, sendo 44 como titular. De acordo com os números do jornalista Felipe Barros, ele fez 11 gols e deu 12 assistências. Na criação das jogadas, foram 10 pré-assistências e 76 passes para finalização. Finalizou 106 vezes a gol (33% no gol) e teve 9,7 perdas de posse por jogo.

Na Sul-Americana ele foi decisivo. Segundo os números do SofaScore, foi o jogador melhor avaliado do Furacão na competição com média de 7.58. Foi um dos artilheiros da equipe com 4 gols, o principal assistente com 4 passes para gols, consequentemente o que mais teve participações em gols.

Atuando pelo Brasileirão também teve a melhor média, 7.32. Fez três gols e deu cinco assistências, oito participações no total – atrás somente de David Terans.

Nikão ainda está em um seleto grupo. Ele, Santos, Léo Pereira e Bruno Guimarães são os únicos jogadores da história atleticana campeões nas esferas estadual (Campeonato Paranaense), nacional (Copa do Brasil), continental (Sul-Americana) e intercontinental (J. League/Conmebol).

O jogador tem 11 gols em competições continentais pelo clube. São três gols na Libertadores e oito gols na Sul-Americana. Com esses oito gols, ele deixou o atacante Pablo (cinco gols) para trás e tornou-se o maior artilheiro do Furacão na história da competição.



Nikão é um dos maiores ídolos da equipe paranaense e, segundo informações do jornalista João Batista Filho, o salário do atleta no Furacão girava em torno de R$ 250 mil por mês.






São Paulo, Nikão, Números, Trajetória, Athletico, SPFC

VEJA TAMBÉM
- COM APOIO DE CALLERI! São Paulo pode buscar atacante argentino que atuou com Calleri
- São Paulo x Águia de Marabá: Onde assistir ao jogo da Copa do Brasil!
- A procura de reforços: São Paulo fala sobre contratação de Nilson Angulo e meia da Série A


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 32 4

Comentários (23)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.