Quinze anos da glória. É esse o tempo que se passou desde o segundo título do Mundial de Clubes, em 1993, quando o São Paulo derrotou o todo poderoso Milan na decisão do mundial de clubes e conquistou o mundo pela segunda vez.
O esquadrão comandado pelo mestre Telê Santana venceu o clube italiano em partida eletrizante, por 3 a 2, no estádio Nacional de Tóquio.
O São Paulo, atendendo a seu comandante, primou pela objetividade naquela partida. Quando a equipe italiana parecia ter o maior domínio do jogo acabou levando o primeiro gol.
O lateral Cafu escapou pela direita e cruzou rasteiro para Palhinha, que com muita classe, tocou a bola para o fundo do gol de Rossi. Com o resultado adverso a equipe milanesa passou a pressionar mais.
O Tricolor conseguiu segurar o time italiano na primeira etapa, mas no começo do segundo tempo acabou sofrendo o empate, com o gol do atacante Massaro. O Milan saiu para buscar a vitória e mesmo sendo dono de uma das melhores defesas da época, não conseguiu conter a força Tricolor.
Aos 14min, Leonardo avançou pela esquerda e tocou para Toninho Cerezo, no auge de seus 38 anos, desviar e colocar o São Paulo novamente a frente.
O Tricolor conseguia conter o ímpeto italiano, mas aos 36min o Milan teve méritos para alcançar novamente a igualdade no placar. O francês Papin, de cabeça, deixou tudo igual.
O jogo parecia caminhar para a prorrogação, mas a estrela do time brasileiro brilhou mais forte. Aos 41min, o atacante Muller recebeu lançamento de Toninho Cerezo e na confusão do goleiro Rossi com um defensor italiano, a bola bateu no calcanhar do atacante Tricolor, que só teve tempo de se virar e ver a bola caminhando rumo as redes.
Era o gol da vitória e do bicampeonato mundial do Tricolor. O time brasileiro, comandando pelo mestre Tele Santana, entrava de vez para a história do futebol mundial.
Ficha técnica da final
São Paulo 3 x 2 Milan
Data: 12/12/1993
Local: Estádio Nacional de Tóquio - Japão
Público: 52.275 pagantes
Árbitro: Joel Quinou (FRA)
São Paulo: Zetti, Cafu, Válber, Ronaldão e André Luiz; Doriva, Dinho, Toninho Cerezo e Leonardo; Muller e Palhinha (Juninho)
Técnico: Telê Santana
Milan: Rossi, Panucci, Costacurta, Baresi e Maldini; Albertini (Alessandro), Donadoni e Desailly; Massaro, Papin e Raduciou (Tassoti).
Técnico: Fábio Capelo
Gols: Palhinha aos 19min do primeiro tempo. Massaro aos 3min, Cerezo aos 14min, Papin aos 36min e Muller aos 41min do segundo tempo.
VEJA TAMBÉM
- TROCA DE JOGADORES! São Paulo interessado em Natanael pode envolver volante fora dos planos
- Ryan Francisco brilha na estreia e pode deixar o sub-20 do São Paulo
- NEGOCIAÇÃO COMPLICADA: Porto dificulta e Wendell deve chegar ao tricolor somente em julho