coringasampa
vc está certo. explicou tudo.
acredito q depois dessa rápida movimentacao dos clubes brasileiros pra se tornarem clube empresa, não somente os completamente falidos e endividaddos CRUZEIRO e BOTAFOGO, mas mais uma dezena de outros clubes, aos poucos quem não aderir vai desaparecer.
veja o bragantino, que era insignificante até 2019 e, em 1 ano eles estao disputando final de sulamericana e na ponta do campeonato brasileiro - inclusive com chances de título. ano q vem é bragantino na libertadores - TUDO GRAÇAS A UMA ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL.
Karakakiko
Exatamente. Cube-empresa é muito comum na Europa. Se lá que eles têm grana, mas viram empresa, por que o Brasil vai ficar pra trás? É o único jeito de profissionalizar essa várzea do futebol brasileiro e acabar com essa cartolagem desgraçada.
A grande diferença de se tornar clube-empresa é a seguinte:
conselheiros elegem um presidente, e o presidente vai cuidar da sede social do clube: comprar cloro pra piscina, mandar pintar a fachada, essas coisas.
Já a parte do futebol passa a ser negociada com um investidor. Investidores apresentam projetos de marketing, quanto estao dispostos a investir no time, o que pretendem fazer para modernizar, como vao explorar a marca do clube e etc.
INVESTIDORES APRESENTAM UM BUSINESS PLAN PARA O CLUBE.
A MELHOR PROPOSTA VENCE.
Então o investidor CONTRATA UM CEO PARA ADMINISTRAR O FUTEBOL e todo o dinheiro que está sendo investido.
A partir daqui é simples:
SE O CEO DER RESULTADO, FICA NO CARGO. SENÃO É DEMITIDO E O INVESTIDOR CONTRATA UM CEO MELHOR, QUE ENTREGUE OS RESULTADOS QUE O CLUBE TRAÇO PARA O FUTEBOL.
É simples assim. Modelo empresarial.
SEM VELHOS PILANTRAS ASSALTANDO DIARIAMENTE O CLUBE.
SÓ O CAFEZINHO, A "BOQUINHA LIVRE" QUE ESSES DIRIGENTES E CONSELHEIROS COMEM COM O DINHEIRO DO SP JÁ É UMA FORTUNA. Viagens para verem jogos e várias outras "cortesias" que os torcedores pagam para eles desfrutarem só por prazer. Ninguém quer trabalhar.
Jônatas e Terrier
DESVENDARAM O MISTÉRIO DOS DISLIKES
Não tem mais pra onde fugir. Botafogo e Cruzeiro já aprovaram e vão se tornar clube-empresa. Bragantino já é, com a Red Bull administrando o futebol deles.
Mais 10 clubes brasileiros querem aprovar e se tornarem clube emrpesa.
Daqui 4 anos metade dos clubes da serie A já terao se tornado empresa.
SP parece querer sempre ficar para trás...
Tem gente aqui só vendo pontos negativos da ideia. É o pensamento atrasado que só serve pra fortalecer a cartolagem. Querem o São Paulo apodrecendo com essa gente.
Nao mandamos em porra nenhuma. Nem votar para escolher o presidente do clube, mesmo sendo Sócio Torcedor. Esses chupins nao querer parar se sugar o SPFC. Isso ainda vai nos levar para o buraco!
Com certeza os conselheiros do clube estão aqui negativando esse post e comentário.
Acho que os conselheiros estão aqui dando deslike nos comentários a favor da transformação
Onde assina?
Não dá mais para o clube de futebol ser algo a parte (ou a margem) na sociedade. Existe uma infinidade de filho de puta nesses clubes, apenas mamando e sendo paparicado. Isso tem que ter fim, já. Agora. Deu.
Nomes como esse Julio Casares não deveriam ser permitidos morarem no mesmo estado que nosso clube, que dirá ser presidente. Chega de mutreta com olheiro e empresario, presidente e dono de banco, conselheiro playboy que usa o clube como parquinho.
Agora, virar clube empresa não é solução de nada disso, mas é um passo nessa direção. Temos que cobrar constantemente essa postura de enxugamento de inútil.
Árabes = GRANA GORDA!
Se a Red Bull tornou o Bragantino uma potencia, IMAGINE O QUE INVESTIDORES ÁRABES SERÃO CAPAZES DE FAZER COM O CRUZEIRO...
No Cruzeiro já foi aprovado, vai se tornar CLUBE-EMPRESA.
E JÁ EXISTEM INVESTIDORES ÁRABES INTERESSADOS.
Este site que que falar q o clube absolveu os cartolas envolvidos em corrupção, eles fazem parte do clube, alias faz mais parte que nos, pois eles escolhem o presidente do clube.
Qto ao clube virar empresa, impossível, temos 250 cartolas mamando nessa teta gorda com dinheiro inesgotável, e se vc entrar a fundo nesse negocio agente deixa de torcer, eu to so anotando os absurdos que acontece la dentro.
Botafogo e Cruzeiro já aprovaram a transformação em clube empresa.
Cruzeiro no final do campeonato já se torna.
Mais 10 clubes brasileiro estão encaminhando para se tornarem empresa.
SP já sinalizou que não tem interesse em aprovar a transformação em clube empresa.
O SP CORRE A PASSOS LARGOS PARA SE TORNAR O CLUBE MAIS ATRASADO E RETRÓGRADO DO FUTEBOL BRASILEIRO. EM 10 ANOS O SP PASSOU DE SUPER POTÊNCIA, VISIONÁRIO, PARA PIADA NACIONAL.
Primeiro que é o modelo mais moderno,como já mencionado aqui a grande maioria dos clubes da Europa já são assim...
Segundo que é isso ou deixar o clube nas mãos dos conselheiros parasitas que pouco estão ligando pro clube e muito menos pra torcida,conselheiros esses que acabaram de livrar o rabo de dois bandidos que já são réus do MP e agora os dois continuam lá de boas...É esse tipo de gente que faz o que quer e bem entende com o SPFC...
Vai de cada um analisar o que é melhor pro time...Eu fico,claro,com a primeira opção...#SeparaSãoPaulo
Tem uma possibilidade de dar certo, mas não dá pra ter certeza, o fato é que o modelo atual fracassou. Porém existem vários modelos de "clube-empresa", o modelo do Bayern é o mais adequado para o SP na minha opinião. Sou a favor de separar o social do futebol, mas detesto a ideia de vender o SP para um sheik árabe por exemplo.
Isso nao vai acontecer, com a velharada la esqueça, seremos o ultimo clube a acontecer algo assim, depois que for rebaixado, ficar com divida impagavel (ja tem na verdade).... ta tenso torcer e sofrer para esse time com esses malditos que se perpetuaram no poder
Só para efeito de comparação, o que ocorre no México:
América: propriedade da Televisa (a Globo mexicana)
Guadalajara: propriedade da Omnilife (uma Herbalife mexicana)
Monterrey: propriedade da FEMSA (a Ambev mexicana)
Tigres: propriedade da CEMEX (uma Odebrecht mexicana)
Enfim, o modelo de clube empresa lá já está consolidado faz anos.
Se for comparar o orçamento desses clubes com os brasileiros, dá até vergonha, mesmo sendo um país que tem um mercado consumidor que é menos do que a metade do nosso.
coringasampa
E você viu eu falando que alguém afirmou algo? Falei que TEM GENTE QUE ACHA. Como o próprio Marcello veríssimo do Facebook falou: "Se Por acaso o SP virasse empresa os seus donos seriam os mesmos e muito provavelmente administrado pelas mesmas pessoas."
Além de que, eu não sou contra o clube virar uma empresa, citei apenas a porcentagem dos que deram certo e os que deram errado e a estatística mostra que os que deram certos foram bem poucos.
Se o SPFC virar uma empresa é capaz de ser adquirido por alguma família Glazer da vida e se enrolar ainda mais.
Depende de quem seriam os acionistas majoritários.
Ser uma empresa por si só não quer dizer nada.
Mas que o modelo é superior ao de associação esportiva, é inquestionável.
Só de não envolver disputa eleitoral já é um começo.
quentintarant1no, sua mentalidade é a mesma dos cartolas. Só acha que nunca vai adiantar . Ninguém afirmou que basta virar clube-empresa que vira chave, vai além, mas ou é virar clube-empresa ou é deixar nas mãos dos cartolas Ter apenas investidores é insuficiente sem a devida profissionalização. O clube-empresa acaba com a politicagem.
Tem gente que acha que se virar uma empresa o clube vira a chave, o que é uma grande falácia principalmente se tratando de times Brasileiros. No Brasil a porcentagem de clube empresa que deu errado é amplamente maior que os que deram certo. Agora, se você falar sobre investidores aí sim eu vejo um caminho, porém também é difícil até porque quem em sã consciência vai querer investir num clube tão burocrático e corrupto como o SPFC? É isso.
Ajudaria a ter administração profissional. Pra virar empresa teria que separar o social do futebol, que seria outra coisa boa. Também teria mais transparência, problema grave do clube hoje, que não divulga seus orçamentos nem balancetes, apenas pública com bastante atraso o balanço do ano passado - isso sem a maioria das aberturas nas contas e notas explicativas que teria que ter se fosse uma empresa aberta na bolsa, por exemplo.