publicidade

Críticas à formação na base

A bipolaridade rege os comentários sobre os atletas da base, Os eufóricos louvam todos os garotos e suas conquistas exigindo a titularidade no time principal para todos. De outro lado, os depressivos, diante da menor frustração, apregoam o fechamento de Cotia. Obviamente, ambos exageram e mais, estão errados.
Analisemos algumas situações. Desde Vitor, em 1992, não surge um LD de respeito. Isso não significa um problema na formação de LD. Afinal, tantas gerações de técnicos passaram pela base do SPFC e todos teriam problema na formação de LD? Inclusive, talvez o melhor LD de todos os tempos, Cafu, por acaso foi formado no SPFC, mas como V, posição em q foi absoluto nas seleções de base e em q chegou à seleção brasileira em 1990, com Falcão como treinador. Apenas com Telê ele veio a ser adaptado na LD e estourou para o mundo. Não esquecer q no melhor SPFC dos últimos 60 anos, aquele q conquistou o Mundial de 1992, Cafu era um meia pela direita e o LD era Vitor. Auro, um LD de boa técnica, q jogou em todas seleções da base, ao ser promovido não vingou. Foi emprestado para vários times - o último foi o América-MG em 2016 - e não deu certo. Agora está no Toronto, emprestado e parece q lá ficará em definitivo. No atual Sub20, os LD tem sido dois Z, Tuta ou Caio...
A transição é traumática. Os garotos vem jogando com outros da mesma faixa etária, 11, 13, 15, 17, 20 e, de repente, estão diante de cobras criadas com 28, 30 anos...A maioria sucumbe. Qual equipe da Série A tem 4 atletas revelados na base nos últimos 5 anos? Nenhum. Pq, além de todos esses problemas, as equipes européias só vem buscar quem tem até 22 anos. Nenhuma quer Everton ou Reinaldo. Querem Liziero, Militão... Então, tem q ir buscar no mercado o q sobrou pra compor o elenco.
Hoje, um time majoritariamente formado pela base, se brilhar, estará esfacelado no ano seguinte. Pq não há como segurar. É a realização do sonho familiar. O salário de R$ 50 mil salta para R$ 1 milhão...É o pai trabalhador rural, a mãe faxineira, q irão morar em Madrid, Paris, Roma...Qualquer ser humano, dirigente, sabe o q isso representa. A oportunidade é única, não acontece duas vezes. A carreira é muito curta e sujeita a lesões, etc Rodrigo Caio, embora tenha um excelente salário, é um exemplo cristalino disso. .
Muitos frustrarão como Sergio Motta, Lulinha...E outros explodirão, como Neymar, Militão...Não poucos oscilarão entre esses extremos como Casemiro e Gabigol...
Temos q confiar nos profissionais e dirigentes da base, q são credenciados pelas conquistas q tem tido nos últimos anos. Essa safra recem promovida: Lucas Perri, Walce, Rodrigo, Caique, Luan Shaylon, Helinh, Anthonny e Brenner e a próxima q veremos na Copinha com Morato, Frasson,
Wewerson, Marcos Jr,, Gabriel Sara, Rafael, Rodrigo Nestor e Fabinho promete muitas alegrias.Quantos terão sucesso? Isso só o tempo dirá.
Aos críticos quanto à não utilização massiva da base lembro q o Palmeiras, q tem dividido os principais títulos da base com o SPFC não tem nenhum garoto vindo da base no elenco principal, sendo q seu principal destaque, Fernando, já foi vendido pra Ucrania.
Avalie: 9 1

Comentários (1)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias