Uma humilde opinião (Texto um pouco extenso)...
Chegamos ao término do primeiro turno. 19 rodadas se passaram, terminamos à 2 pontos do G4 e não tão próximos do líder.
A última rodada, especificamente, é para se esquecer. Pelo menos a parte das vaias por parte da torcida organizada, os chutes no carro na saída do Morumbi. Reações que são descabíveis nesse momento, momento em que o returno começa e que nos últimos anos, o SPFC vem tendo os seus melhores resultados no Brasileirão.
Com relação ao futebol apresentado na última rodada, não é para se esquecer. Muito pelo contrário: é para se lembrar de como NÃO SE DEVE JOGAR. É o maior exemplo de como não se deve atuar, sobretudo em casa, onde esse deve ter sido a pior atuação do time, que até então, tinha um dos melhores aproveitamentos jogando em seus domínios. Em nível de atuação foi, inclusive, pior do que o duelo contra a SEP, esse fora de casa.
Vejo muitos aqui falando que o time é ruim, que não tem como ser campeão. Em partes, isso é verdade. O time não é o melhor, mas qual time no Brasil é uma verdadeiro esquadrão, com uma constelação de jogadores?
Os líderes do Campeonato - alguns, além da arbitragem a favor - tem times que estão com um padrão tático definido, estilos, formas de jogar que caracterizam cada um seu tipo de jogar na competição. E com essa forma de jogar, se está conseguindo os resultados, suficientes para mantê-los a frente no Brasileirão.
Mas então não temos padrão de jogo? Como jogamos em igualdade contra os dois primeiros colocados, vencemos com autoridade o time que venceu seu clássico regional de 5x0? A forma de jogo, que eu acredito ser a forma "titular" do time jogar contra essas equipes deu certo. Ontem, a forma de jogar, de acordo com os jogadores que estavam em campo, deu muito errado.
Lembremos que o Osorio chegou em meio ao Campeonato Brasileiro, perdeu jogadores os quais eram titulares e está, aos poucos, introduzindo o seu modo de jogo ao time. O rodízio é algo que eu gosto e, na minha visão, deveria ser implementado por mais clubes. Mas com um elenco limitado como é o nosso, isso torna-se bem mais complicado e deve ser feito com muito estudo e cautela.
Temos um time que briga em igualdade com qualquer um no G4 (vide atuações contra os times que estão lá, a única exceção foi contra o Sport em que o Osorio tentou algo que não deu certo), mas quando foi feito o rodízio tirando jogadores de qualidade e características desacertadas de acordo com o oponente, não deu certo.
Usando a última partida como parâmetro, observa-se o quanto o time perdeu em características, estilo do jogador que atua em uma determinada posição. Saiu um zagueiro de boa saída de bola, que apresentou boa técnica até aqui e razoavelmente veloz e entrou um zagueiro extremamente lento, sem técnica alguma, muito esforçado é verdade, mas insuficientes para ser titular em um jogo em que a proposta era a marcação pressão no time adversário, com linhas bastante adiantadas. Sofreria - e sofreu - com os contra-ataques, onde se levou 3 gols. Também saiu Ganso e não entrou ninguém que pudesse pensar o jogo, poderia ser o João Schimidt. Michel não é armador. Saiu um lateral que sabe marcar por ser volante de origem e entrou um lateral com características ofensivas. Saiu um centroavante de referência e entrou um que tem características de velocidade e jogo pelos flancos. E se em "estilo de jogar" dos atletas se perdeu bastante, em qualidade mais ainda. Creio que não só o Osorio, mas muita gente também, tenha percebido isso. As características dos jogadores que estiveram em campo não foram adequadas para o jogo contra o Goiás. Talvez, pudesse ser diferente se os titulares estivessem iniciado e não ir entrando no decorrer da partida. Se no 0x0 ia ser difícil de penetrar o bloqueio esmeraldino, com 2x0 no placar fica ainda mais difícil.
Para o próximo ano, com um time montado por sua comissão junto com a diretoria, o rodízio renderá mais. Com esse elenco, é definir o modo de jogar o quanto antes e, caso necessário fazer seja com jogadores de qualidade e com características corretas, como foi contra o Figueirense.
Como torcedor otimista, penso que o time possa "arrancar" nesse 2º turno e, mesmo com as adversidades arbitrárias, possa chegar ao título. Mas como realista, o G4 está de bom tamanho. Para Copa do Brasil, com o time titular acertado podemos chegar. É torcer, apoiar e deixar o Osório trabalhar.
Potencial ele tem e humildade para assumir seus erros também. Tende a crescer - e muito - e levar-nos a títulos enquanto por aqui estiver.
Se você leu esse texto até esse ponto, muito obrigado. Saudações tricolores.
- Possível saída: São Paulo muda postura e admite empréstimo de Alisson ao Corinthians
- QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba os destaques da partida de ontem pelo São Paulo!
- FIM DE JOGO! São Paulo começa bem, mas empata o jogo contra o Corinthians
- Corinthians x São Paulo: melhores momentos
Notícias
Crespo valoriza padrão do São Paulo, mas lamenta queda física no clássico
Gonzalo Tapia cresce em clássicos e vira trunfo do São Paulo no Majestoso
QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba os destaques da partida de ontem pelo São Paulo!
Possível saída: São Paulo muda postura e admite empréstimo de Alisson ao Corinthians
Entre crise política e reação em campo, São Paulo arranca empate no Majestoso
São Paulo sente peso dos bastidores, mas vê evolução tática no clássico
Casagrande alerta: São Paulo precisa de reforços para não ser figurante
Majestoso tem gol no fim, confusão e empate na Neo Química Arena
Crespo comenta impeachment de Casares e pede fim da política no São Paulo
São Paulo sofre empate no fim, mas Danielzinho minimiza resultado em Itaquera
São Paulo enfrenta o Botafogo na Copinha; Saiba onde assistir e as prováveis escalações
Crespo descarta troca com Corinthians e libera Alisson se quiser sair
OLHO NA TABELA! São Paulo se complica na tabela após empate; Confira!
Corinthians x São Paulo: melhores momentos
FIM DE JOGO! São Paulo começa bem, mas empata o jogo contra o Corinthians
GOOOOOOOOOOL DO SÃO PAULO! TAPIA ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TRICOLOR!
Harry Massis acompanha Majestoso e assume São Paulo em meio a crise
De saída? Fora do clássico, Alisson se aproxima do Corinthians e gera tensão no Morumbi
ESCALADOS! Confira a escalação do São Paulo para o clássico de hoje!
Após impeachment, Harry Massis fala em cooperação do São Paulo com a polícia
Milton Neves crava vitória do São Paulo sobre o Corinthians no Majestoso
Primeiro dia no cargo : o que Massis foi fazer no CT do São Paulo?
Números chamam atenção antes do Majestoso: São Paulo marcou em todos os últimos duelos
Luiz Gustavo acerta contrato de uma temporada com Athlético-PR e mantém foco no Brasil
Marcos Antônio vira trunfo do São Paulo para o Majestoso contra o Corinthians
Clássico pegando fogo: Corinthians aparece como favorito contra o São Paulo
Vidente revela palpite polêmico: quem leva a melhor no clássico Corinthians x São Paulo?
Novo presidente do São Paulo se reúne com elenco e diretores, traçando novos rumos no clube
Dorival e Crespo em campo: clássico traz a disputa entre os últimos campeões do São Paulo
Copinha 2026: FPF divulga tabela das quartas e São Paulo já tem data e local definidos