Plano de reforma reduz poder de presidente e transforma SP em empresa
O plano de reforma de gestão que está em discussão no São Paulo e sobre o qual o empresário Abilio Diniz discursou no conselho deliberativo do clube na última terça-feira transforma o São Paulo em uma empresa, com um conselho de administração e executivos remunerados em cada departamento. Neste momento a ideia que prevalece é de que o presidente do clube, atualmente Carlos Miguel Aidar, passaria a presidir o conselho de administração, órgão que delegaria a execução do dia a dia do clube aos profissionais remunerados.
O plano é de governança corporativa e é uma das promessas de campanha de Aidar, que lidera a reforma da gestão. Neste modelo, presidente, vice-presidentes e diretores estatutários se afastam da execução das tarefas. O conselho de administração toma as decisões estratégicas do clube - de orçamento a diretrizes - e repassa a execução ao CEO, cargo criado em junho e ocupado por Alexandre Bourgeois, executivo contratado por Aidar após indicação do próprio Abilio Diniz. O CEO, então distribui o trabalho de rotina aos profissionais remunerados de cada área - o plano inicial fala em ter quatro executivos em cada departamento.
A ideia original do conselho de administração era que fosse formado por nove pessoas: seis conselheiros do clube, dois são-paulinos ilustres e o presidente do conselho deliberativo, cargo hoje ocupado pelo ex-vice-presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. O presidente do clube presidiria este conselho de administração dividindo discussões e decisões com seus pares, mas ainda com o poder da caneta.
O plano de profissionalização teve aceitação praticamente unânime no conselho deliberativo do São Paulo quando explicado por Abilio Diniz, a convite de Aidar e de Leco. Para que seja colocado em prática, primeiro ainda teria de passar pelo conselho deliberativo mais uma vez porque será necessário modificar o estatuto do clube para deixarão de participar das funções executivas.
A implementação de governança corporativa no São Paulo é vista como fundamental por membros da diretoria e pelo próprio Abilio Diniz para que o São Paulo consiga superar a crise financeira que vive e especificamente para que possa criar um fundo de investimento cujo objetivo é liquidar a dívida bancária do clube. Uma vez que implemente a governança corporativa, o São Paulo ganha um certificado de credibilidade e abre caminho para negociar com bancos e captar recursos em curto prazo, além de transparecer segurança para investidores.
O São Paulo passa por momento financeiro delicado, com uma dívida total avaliada em R$ 277 milhões entre empréstimos bancários, débitos trabalhistas, passivo fiscal e pagamentos atrasados a fornecedores e prestadores de serviço.
Os obstáculos neste momento para a implementação da governança corporativa estão na resistência dos dirigentes estatutários, não-remunerados, que perderão poder de execução e decisão em seus departamentos após a contratação de profissionais. É nesta frente que o presidente Carlos Miguel Aidar terá de trabalhar para que consiga fazer o São Paulo passar a funcionar como uma empresa.
e ai Tricolores.... oque acham dessa idéia?? sera que vai Vingar??
Fonte: Uol
- São Paulo reintegra Arboleda e Maik ao elenco principal durante intertemporada
- De saída? exigências financeiras afastam Calleri de renovar com São Paulo
- MERCADO QUENTE! Vídeo: Apuramos sobre Scarpa, Newton e alvos do São Paulo na janela
- CRAQUE NO TRICOLOR? São Paulo abre conversas com gigante europeu por contratação de zagueiro
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
Notícias
FIM DA CONTROVÉRSIA? Comissão de ética do SPFC tem resolução do caso Olten Ayres
Comissão de Ética do São Paulo toma decisão final sobre processo contra Olten Ayres
ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO! Arboleda recebe apoio em reintegração após luta contra depressão
RECUPERAÇÃO DE ZAGUEIRO! Sabino inicia transição física e equipe evolui em intertemporada
São Paulo fecha semestre com Calleri e Luciano na artilharia e arma secreta
De volta ao time? Zagueiro entra em transição física e pode retornar aos gramados
São Paulo encaminha saída de Matheus Belém, zagueiro de Cotia que brilhou em sua estreia
Rivaldo, Jadson, Ganso, Cueva... Qual foi o maior camisa 10 do São Paulo?
Proposta desrespeitosa? Nova oferta do São Paulo revolta staff de Calleri e permanência fica por um fio
Mercado da bola: Saiba tudo sobre o São Paulo nesta janela de transferências!
São Paulo enfrenta o Athletico em Bragança Paulista no retorno pós-Copa
São Paulo reintegra Arboleda e Maik ao elenco principal durante intertemporada
FORA DO MORUMBIS! São Paulo terá jogo em Bragança no seu retorno; Entenda!
De saída? exigências financeiras afastam Calleri de renovar com São Paulo
Sabino Inicia Fase de Transição Física Durante Treino Tático no São Paulo
MERCADO QUENTE! Vídeo: Apuramos sobre Scarpa, Newton e alvos do São Paulo na janela
ELENCO INDISCIPLINADO? Principais jogadores do São Paulo em cartões em 2026
PRÓXIMO CONFRONTO! São Paulo define estádio para confronto contra o Athletico-PR
FIM DO DUELO: São Paulo e Bragantino encerram jogo-treino equilibrado sem gols
MUITOS CARTÕES: Enzo Díaz e Calleri lideram lista de jogadores mais advertidos do São Paulo
Bobadilla no São Paulo: meia volta ao Brasil após "banco injusto" no Mundial de 2026
SAÍDA DO ARTILHEIRO? Calleri responde proposta do Orlando City entre possível renovação com o SPFC
São Paulo altera cronograma e define quatro jogos-treino na Barra Funda
São Paulo reintegra Arboleda após duas semanas de afastamento por indisciplina
CRAQUE NO TRICOLOR? São Paulo abre conversas com gigante europeu por contratação de zagueiro
São Paulo define maratona de quatro jogos-treino em julho; veja calendário
Mercado da bola: São Paulo fecha troca de jogadores com o Botafogo
Brasil x Noruega: onde assistir, prováveis escalações e horário
Conselho do São Paulo julgará membro por polêmica com empresa
POSSÍVEL REFORÇO! São Paulo abre conversas com gigante europeu para tentar contratar zagueiro brasileiro