Homenagem de um fã são-paulino para Rogério Ceni - texto longo - by Pliniao

Homenagem de um fã são-paulino para Rogério Ceni - texto longo - by Pliniao

Pliniao

Aqui estava eu em meus aposentos, ocupado com as minhas tarefas diárias, lendo jornais e textos na internet entre uma obrigação e outra, e vi que hoje era o aniversário quarentenário do nosso capitão, Rogério Ceni.

Li várias mensagens de felicitações, refleti um pouco e pensei: É mais uma data de aniversário como outra qualquer. Um momento de alegria, pensando nas questões futebolísticas poderia ser até de tristeza, mas ainda assim sempre será uma data a ser comemorada como para outra pessoa qualquer. O envelhecimento é algo primoroso, engrandecedor, natural e que deve ser muito comemorado, além de respeitado.
Contudo resolvi, acanhado por ser um singelo torcedor anônimo, que não me manifestaria sobre este marco e que gostaria de tecer algumas linhas apenas na aposentadoria deste M1to dos gramados tricolores.

Foi quando logo indaguei: Porque esperar?
Porque eu deveria esperar o final de sua irretocável carreira para homenageá-lo? Porque não enquanto ainda está ativo e dando tantas alegrias aos torcedores tricolores?
Pois aqui segue meu texto para o homenagear o nosso grande capitão:

Ídolo, palavra que tem sua origem na grega "Eidolon" que significa EXEMPLO, imagem, inspiração.
M1to, palavra também grega advinda da forma "MHYTÓS", é também compreendida como LENDA ou "coisas a serem lidas e ditas".
Como duas palavras tão pequenas podem se encaixar tão perfeitamente neste goleiro?
A resposta está em mais de 20 anos de trabalho exercido com muito amor, muito esforço, muita responsabilidade, muita dedicação, muito profissionalismo, muita luta, muita liderança, enfim, de muita entrega.
Amor e esforço sentidos na alma de cada torcedor do SPFC em todas as partidas que ele participou.

Há uma ENORME diferença entre ser um ídolo e um grande jogador. No futebol o talento nato ainda é o principal ingrediente para um jogador e este é dado misteriosamente pelas mãos de Deus. Para os mais céticos trata-se de uma combinação genética perfeita com um histórico de vida propício.
De qualquer forma é algo "dado" para seletas pessoas neste universo por um coincidência intrigante.
Agora o trabalho, o esforço, os treinos, a entrega e outras tantos atributos não são dados por ninguém. São frutos conquistados por cada indivíduo na sua vida, na sua casa, no seu trabalho, etc...
Estes sim mostram quem você realmente é.

E aqui está a diferença entre um ídolo e um bom jogador.
Para um ídolo não basta apenas ser um jogador.
O ídolo é construído todos os dias do ano e não em segundos de uma partida qualquer (como num gol ou numa defesa).
O ídolo não deixa de ser ídolo quando acaba uma partida ou quando se aposenta. Ele transcende o tempo e o espaço.
Suas conquistas nos gramados (ou seja qual for sua área profissional) são resultados da sua dedicação diária, do seu amor, da sua paixão e da sua entrega.
Este é RC... um cara que ninguém apostaria 1 real na sua carreira de goleiro décadas atrás.
Garoto simples, bancário, que começou sua carreira de goleiro para completar o time do chefe e que não cresceu jogando e treinando desde os 5 anos de idade.
Jovem que chegou ao SP na época de Têle e Muricy e vendo um time mundialmente vencedor quis mais. Procurou inovar, se reciclar e reinventar a posição.
Foi bater faltas, é mestre de um geração inteira de goleiros que hoje aprendem a jogar com os pés aos 10 anos de idade, criou a posição de "goleiro-líbero", é líder, é único.

Chegava e chega até HOJE entre os primeiros e é último a sair.
As lesões da idade o fizeram construir uma academia em casa para continuar treinando e trabalhando fora do horário de serviço.
No trabalho, treina dobrado aos 40 anos.
Nas entrevistas fala sobre política, finanças, economia, esportes, dá palestras motivacionais, e não se esconde em nenhum desses assuntos. Dá a cara, tem opinião própria. Foge da vala comum.

No esporte, além de tudo que já foi dito, não fuma, não bebe, não vai para a balada, não aparece em capas de jornais com prostitutas ou transsexuais pagos, não perde o horário, não aparece faz graça em público, não faz moicano, não fez tatuagens, não usa brincos e joga de chuteiras pretas.

Na parte pessoal é querido por todos que o conhecem e não há um jogador de bem que passou por lá e não se encantou com o m1to.
Seu carisma, mesmo com toda sua idade e "chatice da responsabilidade", cativa até os mais jovens.
E procura sempre melhorar, procura bons exemplos em todos os esportes, não se abala, supera, lê, debate, tem gênio forte.

E o principal: Como qualquer um tem seus defeitos.
Tem defeitos como goleiro, deve ter como pessoa, como pai, como marido, como filho, como vizinho, como colega de trabalho, enfim, tem defeitos como todos nós.
Mas estes não são suficientes para derrotar sua força de vontade e respeito. Seu amor e fidelidade pelo clube e pela vida que leva.

Rogério Ceni é meu ídolo não porque ganhou todos os títulos possíveis no futebol, nem pela defesa contra o Gerrard, nem pelas defesas e gols que o consagram melhor jogador da Libertadores, Mundial, Brasileiros e tantos outros campeonatos. Ele é meu ídolo porque construiu tudo isso com muito trabalho, responsabilidade e amor.

E o ser humano precisa disso: de BONS EXEMPLOS.
E não de craques da bola.

Quando envelhecer direi aos meus netos que existiu um goleiro que por mais 20 anos amou o nosso clube como talvez nós nunca amaremos. E que retribuiu tudo isso a sua torcida com títulos e dedicação pessoal DIÁRIA.
Que jamais falou um A do clube que o projetou e que sempre o exaltou.
Que nunca se acomodou mesmo ganhando MERECIDOS rios de dinheiro.
Que fez o que todos deveriam fazer e não fazem.

Esta é minha homenagem "em vida" (profissional) para o nosso Capitão.
Este é o meu presente de aniversário.
Este é o meu eterno agradecimento.

Ass. Plinião

Avalie esta notícia: 48 10
VEJA TAMBÉM
- Reformulação completa!! São Paulo anuncia contratação de mais de 10 profissionais para o departamento médico do Tricolor
- BARCA TRICOLOR: São Paulo chega a 10 saídas em 2025 e enxuga elenco para Crespo
- Julio Casares contrata criminalista renomado para atuar em investigação no São Paulo
- Novo reforço? São Paulo tenta contratação de meia Lima do Fluminense
- NA SURDINA: São Paulo assina memorando com Evangelos Marinakis para a base e deixa torcida em alerta sobre o futuro de Cotia




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net