publicidade

Reforçado por Fernandão, São Paulo aposta na briga pelo sétimo título

Mesmo com foco na Libertadores, time promete força máxima no Nacional

Depois de ter sido eliminado nas semifinais do Paulista pelo Santos, que depois confirmou o título, o São Paulo se concentrou somente na Libertadores. Com muito sufoco, passou às quartas de final na disputa de pênaltis com o Universitario e agora enfrenta o Cruzeiro. Mas, antes disso, terá que estrear em outra competição: o Brasileiro. O primeiro desafio será contra o Flamengo, neste domingo, no Maracanã. E o clube paulista tenta não cometer o erro de 2009, quando se concentrou apenas no torneio continental e, depois que foi eliminado pelo Cruzeiro, precisou correr atrás dos pontos perdidos.

O hexacampeão promete mais concentração no Brasileiro, sem deixar de se preocupar com a Libertadores. Porém, o desempenho no torneio internacional está diretamente ligado ao campeonato do país. Afinal, uma eliminação nas quartas mergulhará o clube em uma forte crise. No Morumbi, ninguém quer pensar na queda da Libertadores. O Tricolor aposta em um elenco de qualidade, com nomes como Marcelinho, Cléber Santana e Leo Lima na reserva. A grande contratação foi Fernandão, que estava no Goiás e era um sonho antigo do São Paulo. Em contrapartida alguns jogadores importantes podem sair, como Miranda e Hernanes, sempre muito cobiçados nas janelas de transferência.
Entrevista: Ricardo Gomes

Ricardo Gomes assumiu o time com o Brasileiro de 2009 em andamento, após a demissão de Muricy Ramalho. Conseguiu uma arrancada do 16º lugar para o topo, mas a derrota para o Goiás, na penúltima rodada, acabou com as chances de título. Agora, o treinador começa a competição, diz que tem elenco para brigar pela taça e ressalta a contratação de Fernandão.

Desta vez, você inicia o campeonato com um elenco que ajudou a construir, o que facilita seu trabalho. Quais as reais condições do São Paulo de brigar pelo título?

Um trabalho iniciado por mim, com um elenco que conheço bem, ajuda muito. Pelo elenco que temos e com o reforço do Fernandão, vamos brigar pelo título, sim.

É possível apontar quais serão os principais adversários nesta disputa?

Este Brasileiro já é diferente do anterior por ter uma Copa no meio. É sempre um campeonato muito equilibrado, vai ser mais uma vez, e por isso não dá para apontar favoritos. Mas o São Paulo pensa como todo mundo e quer entrar para ganhar o título.
Com o elenco que temos e com o reforço do Fernandão, vamos brigar pelo título, sim"
Ricardo Gomes

Mesmo com a Libertadores como prioridade, o São Paulo vai com força máxima neste domingo, contra o Flamengo, ou vai mesclar jogadores?

Vamos com o que temos de melhor desde o início.

Acha possível contar com Fernandão já neste domingo?

Não acredito, até por uma questão administrativa. O jogador precisa ser inscrito, chegar, treinar, e não há tempo hábil para isso.

O Flamengo também está nas quartas da Libertadores. Espera um adversário totalmente focado no Brasileiro e com força máxima ou preocupado já com a primeira partida das quartas na próxima semana?

Não sei que linha o Flamengo vai adotar, mas acredito que está na mesma situação que nós, precisando ver como os atletas estarão fisicamente para o jogo de domingo. Eu tive quatro jogadores no departamento médico no dia seguinte ao jogo das quartas.Tudo precisa ser avaliado mais perto do jogo.



Curiosidades históricas

- Campeão três vezes nos últimos quatro anos, o São Paulo chegou sete vezes entre os três primeiros nos últimos oito anos. É o único time na história que conquistou três vezes seguidas o Brasileiro.

- Nenhum outro clube chegou tantas vezes à final como o São Paulo. Seis vezes campeão, a equipe foi vice em 1971 (sem uma final), 1973, 81, 89 e 90.

- Apenas em 1979 o São Paulo não fez parte da elite do Campeonato Brasileiro. Em 39 participações, terminou entre os cinco primeiros em 19 oportunidades.

- A maior goleada do São Paulo na história do Brasileiro foi por 7 a 1, sobre o União São João, em 26 de outubro de 1997. O mesmo placar marca a pior goleada sofrida, para o Vasco, em 25 de novembro de 2001.

- Retrospecto histórico: em 1.020 jogos, foram 469 vitórias, 302 empates e 249 derrotas, com 1.594 gols marcados e 1.049 gols sofridos.


VEJA TAMBÉM
- ESTÁ SENDO PREJUDICADO? Arnaldo Ribeiro expõe problema no elenco que prejudica o São Paulo na temporada
- VOLTA PRA CASA! São Paulo inicia série como mandante após sequência longe de casa no Brasileirão
- ATITUDE RUIM? Caio Ribeiro critica postura do São Paulo diante do Botafogo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 1

Comentários (10)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.