O São Paulo está se preparando para sua estreia no Campeonato Brasileiro, marcada para o próximo sábado (29), às 18h30 (horário de Brasília), onde enfrentará o Sport. No entanto, essa manifestação de entusiasmo é acompanhada por uma preocupação para o técnico Luis Zubeldía. Enquanto se concentra no confronto atual, o treinador argentino também deve começar a planejar a partida contra o Talleres, na Argentina, pela Libertadores, na semana seguinte.
Um dos principais desafios enfrentados pela equipe é a instabilidade em seu setor de meio de campo, que atualmente conta com um número limitado de jogadores à disposição de Zubeldía. A recente lesão de Pablo Maia, que passou por uma cirurgia ligamentar no tornozelo direito após torção na vitória do São Paulo sobre o São Bernardo, no Paulistão deste ano, deixou o treinador em uma situação complicada, com poucas opções para a posição de primeiro volante.
Apesar de ter sofrido uma fratura no dedo do pé esquerdo durante a pré-temporada, Luiz Gustavo pode ser uma adição importante para o confronto contra o Sport. Sua lesão ocorreu durante a partida contra o Cruzeiro, que terminou em empate. Contudo, ele começou como titular no jogo-treino contra o São Bernardo realizado no último sábado (22).
Sem Pablo Maia, o São Paulo não apenas precisa de um primeiro volante titular, mas também de uma peça de reposição para situações em que o titular não puder jogar.
Nesse contexto, Luan, que havia sido descartado anteriormente, foi reintegrado ao elenco após um período de treinos isolados. Ele voltou a trabalhar fisicamente com o restante do grupo e, inicialmente, participará apenas de atividades físicas. Se demonstrar progresso, poderá retomar os treinamentos com bola e, posteriormente, ser considerado para as partidas oficiais. Luan está agora em um processo de recondicionamento físico, com o objetivo de recuperar sua melhor forma e provar seu valor nos treinos diários, sob a aprovação de Luis Zubeldía.
Após ser emprestado ao Vitória durante o Brasileirão, Luan retornou ao São Paulo, mas não estava nos planos iniciais para a temporada de 2024. Sem propostas concretas para uma nova transferência, sua reintegração ao elenco é uma estratégia do clube para recuperar o atleta, que tem contrato até o final de 2026. Com apenas 25 anos, o clube busca recuperá-lo para um possível retorno técnico ou para uma negociação futura.
Além de Luan, o São Paulo tem Negrucci como opção para a posição de volante, embora o jovem deva aguardar mais oportunidades para ganhar espaço na equipe principal. Bobadilla e Marcos Antônio também figuram como alternativas, mas são vistos mais como substitutos para a função de segundo volante, atuando na posição de Alisson, em vez de serem opções diretas na posição de Pablo Maia.

VEJA TAMBÉM
- VIRA CASACA? Corinthians negocia contratação de atacante ex-São Paulo para dupla com Depay
- FIM DE JOGO! Com pênalti perdido, São Paulo empata com o Sport no MorumBis
- QUAL SUA OPINIÃO? Luciano demonstra frustração ao ser substituído no banco de reservas do São Paulo