Coletivos de torcedores de Corinthians, Santos, Palmeiras e São Paulo convocaram nesta segunda-feira (9/1) atos pró-democracia na Avenida Paulista. Através das redes sociais, grupos das três torcidas paulistas anunciaram o encontro que está marcado para acontecer em frente ao museu do Masp às 18h.
LEIA TAMBÉM: PL que recria Lei do Passe no futebol é retrocesso, dizem especialistas
O grupo intitulado Coletivo Democracia Corintiana, o grupo Santos Antifa, o Bloco Tricolor Antifa e seis diferentes núcleos de torcedores do Palmeiras convocaram seus seguidores para o encontro na Avenida Paulista, em resposta aos atos terroristas promovidos por Bolsonaristas neste domingo (8/1) e que terminou com os prédios do STF, do Congresso e o Palácio do Planalto.
Confira as convocações divulgadas na internet:
Assim como o povo subiu a rampa e passou a faixa, vai ser o povo nas ruas quem vai manter a democracia.#ColetivoDemocraciaCorinthiana #Democracia pic.twitter.com/PJYHvCm90w
— CDC Coletivo Democracia Corinthiana?? (@CDCCorinthians) January 9, 2023
Não podemos assistir sentados a essa nojenta tentativa de golpe orquestrada pelos fascistas bolsonaristas.
— Palestra Sinistro (@P_Sinistro) January 9, 2023
Que sejam devidamente responsabilizados pelas instituições, de nossa parte, a resposta é na rua!+ pic.twitter.com/y036UsFQYy
No caso da Santos Antifa, o grupo também faz um chamado para um ato na cidade de Santos, na estação Cidadania.
HOJE! A partir das 18hrs no Vão do Masp, em SP e na Estação Cidadania, em Santos. Mobilização fundamental diante dos últimos acontecimentos. Vamos colae e trocar ideia sobre os próximos passos. O fascismo se combate nas ruas! pic.twitter.com/dMb3MoL6nL
— Santos Antifascista (@SantosAntifa) January 9, 2023
Essa não é a primeira vez que as torcidas paulistas se reúnem contra demonstrações antidemocráticas. Em 2020, no mesmo local, torcedores das quatro equipes de São Paulo se reuniram no mesmo local em uma demonstração pró-democracia. O ato acabou em confronto com a Polícia Militar de São Paulo.
No ano passado, torcedores organizados do Corinthians e do Atlético-MG desobstruíram vias que foram interditadas por bolsonaristas que não aceitaram o resultado da eleição, que terminou com a vitória de Luís Inácio Lula da Silva.
Em vídeos registrados pelos próprios torcedores, eles aparecem retirando os objetos que impediam a circulação em estradas. As torcidas seguiam rumo as partidas de seus respectivos clubes quando se depararam com as manifestações.
São Paulo, Torcidas, Democracia, Paulista, SPFC
VEJA TAMBÉM
- ADEUS DO MEIA? Santiago Longo fora dos gramados: explicações da comissão técnica do São Paulo
- REFORÇO DE PESO! São Paulo busca assinatura de craque argentino para 2025
- NÃO VOLTA! Galoppo passa por procedimento e só volta em 2025