1) Acabar com a educação de qualidade (Se é que alguma vez existiu) porque as pessoas consciêntes e bem educadas reclamam demais, exigem sempre mais e cada vez melhor e isso pode levar á manifestações populares, coisa que qualquer Estado "Idiotizador" teme.
2) Dar oportunidade para poucos: se todos os cidadãos terem acesso igual de emprego e ascensão social, se tiverem todos bons salarios e oportunidades e serem valorizados pelos seus trabalhos, essas irão se voltar contra uma forma de governo voltada para a "idiotização". Logo, a estrategia terá de ser o Estado "idiotizador" garantir que somente algumas familias e grupos possam ter acesso aos bens de consumo, ao poder, á mídia, etc.
3) Criar uma mídia inútil: se muitas pessoas tiverem a oportunidade de manifestar as suas opiniões e criticas, isso ameaçaria o regime. Logo, é necessario manter os veículos de comunicação nas mãos de poucas familias que o Estado "idiotizador" possa controlar e ter acesso. Assim, nenhuma informação ou noticia indesejavel teria espaço na mídia. No lugar dela seria divulgada manchetes sobre futebol, culinaria, e fofocas...sobre os famosos. Ou seja, qualquer programação que não estimule os telespectadores a pensar
4) Garantir que o sistema de saúde seja horrivel: para manter uma população sob controle, é importante que essa, esteja com a saúde debiltada. Enfim, o Estado "idiotizador" tem de fazer com que poucos tenham acesso ao tratamento de saúde adequado. Além desta medida é importante garantír os altos preços dos remédios. Caso algum cidadão consigar marcar uma consulta, e sobreviva até ser atendido (no Estado idiotizador voce pode marcar a consulta hoje e ser atendido só depois de três meses), os preços altos dos remedios garantirão que o cidadão não tenha acesso ao tratamento digno sob qualquer cirscunstancia.
5) Cobrar altos impostos (na Republica da idiotocracia os impostos não são pra promover melhorias na sociedade) o cidadão nunca verá o retorno do seu dinheiro.
6) Garantir a impunidade: numa "Idiotocracia" a justiça não é cega e muito menos é para todos. A corrupção deve ser considerada comum, e jamais como motivo de prisão, ou punição.
7 ) TUDO tem que NÃO funcionar: tudo, absolutamente TUDO deverá funcionar mal. Se você for tratar de um documento ele vai demorar muito para saír. Os serviços de água, esgoto e luz sempre estarão com problemas; as estradas estarão sempre mal cuidadas mesmo com as cobranças de taxas de circulação, ou seja, todas as funções da sociedade deverão falhar promovendo o mau funcionamento de tudo o que existir nele. Os cidadãos devem se sentir sempre mal atendidos e de nenhuma forma terem a quem recorrer.
8) Promover o desemprego: No Estado "Idiotocrata" garantír emprego para a população não deve ser a meta principal porque as pessoas que trabalham geralmente querem pensar e reinvidicar direitos...e, isso não faz bem á nação.
9) Jamais investír em tecnologias: o país "idiotocratico" terá que sempre sobreviver da exportação de produtos primários, nosso papel global será somente de fornecer productos brutos, e a produção e exportação destes, assim como a mídia, terá de se concentrar apenas nas mãos de umas poucas familias. Investir em tecnologia, ciência, pesquisa e produção não deverá ser a prioridade porque isso criaria a oportunidade de muitos cidadãos estudarem, pesquisar, produzir e assim fazer parte do desenvolvimento nacional. Ou seja, o Estado "Idiotocratico" deve ser gerido como uma grande fazenda, onde poucas familias controlarão a produção, enquanto os outros deverão servir a esse sistema através de sub-empregos, e trabalho fabríl.
10) Empregar MÁGICOS no governo: ou melhor, empregar apenas pessoas que dupliquem a sua renda em poucos anos no governo. Essa é uma das medidas mais Importantes. Colocar no governo pessoas que visem somente duplicar, quadruplicar, quintuplicar as suas rendas em poucos anos trabalhando apenas para si propios e nunca para o bem comum (do colectivo). É importante que muitos ignorantes trabalhem na administração pública do país e muitos despreparados assumam pastas chaves no governo. Aí sim, o povo já mal educado, doente e desempregado, perderá a fé nos seus representantes.
E tudo isso tendo acontecido poderemos dar as boas vindas a uma IDIOTOCRACIA plena!