Um dos gestos mais difundidos em diferentes culturas é o famigerado dedo do meio ereto. Do Oriente ao Ocidente, se você mostrar o dedo do meio para outra pes soa é certo que tem grandes chances dela entender, e também é quase certo dessa pessoa não gostar muito de sua atitude.
Poucos sabem, mas este simples gesto se tornou uma ofensa de muito, mas muito tempo mesmo. Um grupo de antropólogos sustenta que o gesto é uma variação de uma estratégia agressiva de alguns primatas, estes mostravam o pênis ereto a seus inimigos como uma forma de intimidá-los.
Mais civilizado, o homem teria substituído o pênis pelo maior dedo da mão erguido. Um dos primeiros reg istros escritos desse costume é do no ano 423 a.C., quando o poeta grego Aristófanes escreveu a peça “As Nuvens”. Em um dos diálolos, o personagem Estrep síades faz uma piada comparando o dedo do meio ao pênis. Da Grécia a ofensa chegou a Roma, onde era conhecida como digitus infamis, o “dedo obsceno”. Se famosos como Selena Gomez foram pegos mostrando por ai seu dedo do meio bem ereto, vistoso e malcriado para seu namorado Justin Bieber, o primeiro registro fotográ fico deste gesto é esta foto aqui. Aparente mente, em 1886 durante a fotografia ini cial do time de beisebol do Boston, um jogador levan tou, meio que discreto, mas tá ali, seu dedo do meio e entrou em uma das formas mais engraçadas e inusi tadas para história.
http://www.imagenshistoricas.com.br/historia-dedo-meio-o-dedo-obsceno/