Londres - Em sua edição desta terça-feira, o diário "The Independent" publicou uma pesada crítica à realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Numa comparação com a Eurocopa, realizada na Polônia e na Ucrânia, o jornal considerou "férias na praia" os deslocamentos da seleção da Inglaterra entre os dois países para realizar suas partidas. Assim, a Copa de 2014 tem tudo para ser um "pesadelo logístico", em razão das grandes distâncias e variações de temperatura do Brasil.

A reportagem mostra que, caso a Inglaterra se classifique para a Copa, poderá ter que viajar mais de 4.400 quilômetros, se cair no Grupo E, por exemplo, no qual estão previstos jogos em Manaus, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Na Euro, antes de ser eliminada pela Itália, a seleção inglesa enfrentou quatro voos em 16 dias.
Sobre a variação de temperatura, o diário observa que as equipes teriam que ''encarar temperaturas que iriam do tropical ao congelante''. Cita para a diferença de temperatura entre a Arena da Amazônia, em Manaus, e o Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, que tem "invernos mais amenos que os europeus, mas que pode ocasionalmente ter temperaturas congelantes. Logisticamente a Copa de 2014 representa o maior desafio já encarado pela FA até hoje'', conclui a reportagem.