Casares tenta reagir a processo de impeachment e intensifica articulações internas

Julio Casares intensifica articulações políticas no São Paulo enquanto pedido de impeachment avança no Conselho Deliberativo e pressiona a presidência.

Fonte SPFC.net

O cenário político do São Paulo Futebol Clube se tornou ainda mais tenso nos últimos dias com a movimentação do presidente Julio Casares em busca de apoio estratégico dentro do clube. Em meio ao avanço de um possível processo de impeachment, Casares passou a se reunir com integrantes influentes de grupos políticos do Conselho Deliberativo, tentando esclarecer acusações e reduzir resistências que cercam sua gestão.



A escalada da crise ocorre após o presidente do Conselho Deliberativo, Olten Ayres de Abreu Júnior, encaminhar um pedido de afastamento de Casares para análise do Conselho Consultivo. A decisão abriu caminho para uma sequência de etapas formais que podem culminar em uma votação decisiva no Conselho Deliberativo, onde o presidente do clube terá direito à ampla defesa.



O pedido de afastamento foi protocolado no dia 23 de dezembro de 2025 e já reúne 57 assinaturas de conselheiros, número superior ao mínimo necessário para dar andamento ao processo. Nos bastidores, há a expectativa de que cerca de 22 conselheiros ligados à própria Coalizão que sustenta Casares possam aderir ao pedido, o que amplia significativamente a pressão política sobre o atual presidente.


Com o início do prazo legal, cresce a expectativa pela convocação de uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo. Caso Olten Ayres não convoque o encontro em até 30 dias, a responsabilidade passará ao vice-presidente do Conselho, João Farias Júnior, que terá mais 15 dias para fazê-lo. Persistindo a omissão, a convocação poderá ser realizada pelo conselheiro mais antigo do clube.


A data inicialmente cogitada para a reunião do Conselho Consultivo é 12 de janeiro, ainda pendente de confirmação oficial. Esse encontro ocorrerá às vésperas do prazo final para a convocação da reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, etapa em que Casares apresentará formalmente sua defesa. Entre as acusações que fundamentam o pedido de afastamento estão alegações de má gestão orçamentária e negociações de jogadores por valores considerados abaixo do mercado.


Vale ressaltar que o Conselho Consultivo não possui poder deliberativo sobre o impeachment, limitando-se a emitir um parecer que será levado em consideração pelo Conselho Deliberativo. Para que o afastamento seja aprovado, é necessária uma maioria qualificada de dois terços, equivalente a 171 votos entre os 255 conselheiros. Caso esse número seja atingido, Casares será afastado temporariamente, e o vice-presidente Harry Massis Júnior assumirá o cargo.


Após eventual decisão do Conselho Deliberativo, uma Assembleia Geral de sócios deverá ser convocada em até 30 dias para ratificar ou rejeitar o afastamento. Nessa etapa, a aprovação dependerá apenas de maioria simples dos votos. Diante desse cenário conturbado, Casares intensificou sua agenda política e marcou reuniões individuais com os seis grupos que compõem a Coalizão do São Paulo.


No início de janeiro, o presidente se reunirá com representantes dos grupos MSP, Legião Tricolor, Sempre Tricolor, Participação, Força Tricolor e Vanguarda Tricolor. A estratégia é vista como uma tentativa de reconstruir pontes e recuperar influência política após o desgaste provocado pelo recente escândalo envolvendo o uso irregular de camarotes, tema que já foi debatido em reunião da Coalizão, mas sem consenso definitivo.


mpeachment Casares, política São Paulo FC, Conselho Deliberativo, Tricolor, SPFC, São Paulo FC São Paulo, crise no Morumbi, Julio Casares afastamento, bastidores São Paulo
Avalie esta notícia: 3 0
VEJA TAMBÉM
- Casares tenta reagir a processo de impeachment e intensifica articulações internas
- São Paulo fecha com Lucas Ramon e tenta liberação imediata junto ao Mirassol
- Rebaixado com o Fortaleza, Breno Lopes vira alvo do São Paulo para 2026
- Boca Juniors mira Calleri e São Paulo avalia possível reestruturação
- Troca confirmada! São Paulo confirma troca de jogador por craques com o River



Comentários

ts
bronze
TS
1 0
01/01/2026 09:35:49

Aconteceu o pior. O bandido vai usar até o último recurso para não largar a teta, igual um carrapato grudado nas bolas de um cavalo.
Ele e o clube irão concentrar todas as energias nessa briga. O time, que já é ruim, vai ficar em segundo plano.
Só Deus pra salvar o São Paulo em 2026.

durval pereira
0 0
01/01/2026 09:27:40

ELE DEVIA TER SIMANCOL E PEDIR PRA SAIR LOGO.

francisco chagas silva
0 0
01/01/2026 08:51:55

fora fora fora fora fora fora fora fora casares fora fora fora fora

sergio santos
1 0
01/01/2026 06:45:16

# foraáa casares

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net